Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00440
Acrónimo :
00440
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Compreender e conceptualizar questões éticas em Serviço Social e problematizar a dimensão ética na profissão.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Identificar e articular os princípios éticos da profissão com os valores da responsabilidade, da justiça social e da deontologia profissional. - Analisar as orientações do código de ética e sua implicação no estudo de casos práticos. - Experienciar a reflexividade profissional num quadro ético da profissão.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I - Questões éticas em Serviço Social: 1)Ética, moral e valores: uma questão epistemológica e terminológica 2)Ética e Serviço Social. 3).Ética dos direitos e ética do cuidar. II Código, escolhas e assistentes sociais: 1) Código de ética profissional 2) Princípios da relação assistente social ? sujeitos: princípios kantianos 3) Responsabilidades conflituosas 4) Separação dos valores da vida pessoal, profissional e organizacional. III- Problemas éticos da prática profissional: 1) Dilemas éticos 2) Desenvolvimento do pensamento reflexivo: estudos de casos profissionais. 3) A tomada de decisões éticas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A dimensão ética do exercício profissional é um elemento nuclear da formação, pelo que a uc tem como objetivo a aquisição de conhecimentos numa perspetiva reflexiva, através da dimensão mais teórica como também dos instrumentos que operacionalizam essa dimensão e é nesse sentido que o programa da uc está organizado.

Avaliação / Assessment


1.Avaliação contínua: - Assiduidade (7,5%) - mínimo de assiduidade: 2/3 - Participação dos alunos nas aulas (7,5%); - Realização de um trabalho individual sobre um tema do programa, com apresentação em sala de aula (20%+10%); - Frequência (55%). 2. Avaliação por exame (100%) As línguas admitidas nos trabalhos de avaliação são: português, espanhol, inglês.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Exposição participada dos conteúdos programáticos, com o apoio das novas tecnologias. - Apresentação de reflexões e de trabalhos, elaborados pelos alunos sob a orientação do docente. - Desenvolvimento e debate de temas/problemas sociais a partir de trabalhos de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A apreensão dos conteúdos, tendo em conta a sua natureza, exige uma metodologia de ensino que favoreça a participação dos alunos, traduzida na discussão, análise e pensamento crítico. Assim, as horas de seminário serão distribuídas pelos 3 blocos do programa da uc, de modo a que em cada tema sejam disponibilizadas 6horas para a realização de trabalhos de natureza mais prática

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Serafim, Maria do Rosário (2004), ?O reconhecimento da Condição Ética dos Cidadãos - um imperativo ético para o Serviço Social?, Intervenção Social , 29, pp. 25-52. - Barry, Eimear (2009), ?An Examination of Ethics in Social Work?, Critical Social Thinking: Policy and Practice, 1, pp. 110-124. -Banks, Sarah (1997), Ética y valores en el trabajo social, Barcelona, Paidós. -Banks, Sarah (2004), ?Ethical Challenges for Social Work?, Intervenção Social, 29, pp, 11-24. - Banks, Sarah e Kirsten Norh (coords) (2008), Ética Prática Para as Profissões do Trabalho Social, Porto, Porto Editora.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Meacham, Michael (2007), ?Ethics and Decision Making for Social Workers?, Journal of Social Work Values and Ethics, (Online), 4 (3). - IFSW - International Federation of Social Workers (2004), The Ethics of Social Work, Principles and Standards (Online).

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16