Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00446
Acrónimo :
00446
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


- Compreender as dimensões conceptuais da U.C. com base nas teorias e metodologias de suporte à prática profissional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Analisar e relacionar os conceitos principais: Criança, Jovem e Família, com o Serviço Social; - Identificar as teorias e modelos de intervenção em Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias; - Problematizar as práticas do Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I Dimensões conceptuais de Criança, Jovem e Família na contemporaneidade: 1.Criança, Jovem e Família; 2.Crianças em risco e abusadas; 3.Jovens infractores; 4.Famílias na contemporaneidade. II Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias: 1.Intervenção em contexto individual e familiar; 2.Intervenção em contexto institucional e comunitário. III Teorias e modelos em Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias: 1.Teorias psico-sociais, centradas no sujeito, fenomenológica e sistémica; 2.Teorias e modelos de intervenção com famílias em Serviço Social. IV Novos campos de intervenção do Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias, na sociedade contemporânea. 1.Metodologias da intergeracionalidade.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteudos programáticos acompanham a concretização dos objectivos da unidade curricular, começam por tratar as dimensões conceptuais, identificam-se e reflete-se sobre as teorias, modelos e diversidade de práticas de intervenção, terminando com a problematização de novos campos de intervenção com crianças, jovens e familias.

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica: - 1 Teste 60% - 1 Trabalho de grupo realizado em sala de aula (oral/participação e debate) 40% - Avaliação por exame 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Exposição teórica da matéria em momentos relevantes do programa; - Análise e interpretação de documentos pelos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino caracterizada por uma metodologia mista (exposição e debate), promovendo um método reflexivo, expresso nos objectivos da Unidade Curricular aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência para o exercício profissional.

Observações / Observations


Avaliação Periódica: - Esta unidade curricular estrutura-se como seminário de aplicação do conhecimento apreendido pelo que se torna fundamental aplicar métodos pedagógicos de avaliação indiiduais e coletivos por forma a avaliar as competências minimas do estudante para o exercicio da prática profissional. Assim , aplicam-se nesta UC os seguintes métodos: - Avaliação indiviual: 1 Teste - 60% (este corresponde a um exercico de pesquisa e consulta na sua elaboração. O estudante tem acesso a um conjunto de questões com 5 dias de antecedência à entrega do teste , com indicação das respostas obrigatórias. A resposta a cada pergunta tem de demonstrar evidências de estudo, pesquisa e argumentação técnica-profissional). O teste é elaborado no final da UC. - Avaliação coletiva (1 Trabalho de grupo (máximo 3 estudantes) de apresentação oral sobre um tópico do programa - 40%. Os estudantes organizam-se em grupos de trabalho e escolhem um tópico do programa da UC. O trabalho é de apresentação oral com a duração de 30 a 40 minutos em sala de aula.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ferreira, Jorge M. L. (2021) Children?s life in superdiversity contexts: Impacts on the construction of a children?s citizenship ? the Portuguese case. Current Sociology 1?17 Yu, Nancy Xiaonan; Liu, Iris Kam-fung; Bu, He (2020) Enhancing resilience in cross-boundary families: A parent?child parallel group intervention. Journal of Social Work 0(0) 1?25 Johnson, Afrooz Kaviani; Nielsen, Julia Sloth (2020) Safeguarding Children in the Developing World?Beyond Intra-Organisational Policy and Self-Regulation. MDPI Social Sciences. Davies, Martin (ed) (2012): Social Work with Children and Families, London, Palgrave macmillan Taylor, J. and THOBURN, J (2016): Collaborative Practice with vulnerable children and their families, Taylor& Francis Group Ferreira, J.;Ruiz-Calderón, M (coordinadores).(2018) Protection of minors and Social Work. A comparative analysis between Spain and Portugal. Coleção temas de Derecho Comparado. Editora, Dykinson Sl. Madrid/Espanha Ferreira, jorge, Oxford Handbook of Child Protection Systems, 2023, oxford library of international social policy Editors-in-Chief Douglas Besharov and Neil Gilbert In collaboration with the International Network for Social Policy Teaching and Research.,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Calheiros, Maria Manuela et al (orgs) (2019) Crianças em Risco e Perigo, vol 5, Lisboa, Ed. Sílabo Carvalho,Maria Irene e Pinto, Carla (Coords) (2014) Serviço Social Teorias e Prácticas. Lisboa, Lidel, Pactor Edições. Carvalho, Irene (coord.) (2015) Serviço Social com Famílias, Lisboa, Ed. Pactor Carvalho, Maria joão Leote de e Salgueiro, Anabela (2018) Pensar o acolhimento residencial de Crianças e Jovens, Lisboa, FCG Deacon, Lesley & Macdonald, Stephen (2017) Social Work Theory & Practice, California, Sage Publ. Ferreira, Jorge M. L. (2011). Serviço Social e Modelos de Bem-Estar para a Infância. Modus Operandi do Assistente Social na Promoção da Protecção à Criança e à Familia. LisboaEd Quid Juris. Ferreira, Jorge M. L. (2012). Serviço Social com Crianças e Jovens em Portugal/ Trabajo Social, Servicios Sociales y Jóvenes, en Portugal. Diciembre. Madrid. ED.(INJUVE). (Espanhol). Gómez, Francisco (Director) (2008). Intervención social com famílias. Madrid. Ed.McGRAW-HILL/interamericana de Espana, S.A.U. Lishman, Joyce et all (eds) (2018) Social Work, London, Sage. Publ. Soler, E; Ferreira, J.;Guerreiro, MD; Chacon, F.;(2020) Identidades familiares y cambio social:perspectivas comparadas europeas.Social Work Series Aranzadi. Editoa Thomson Reuters ARANZADI. Madrid/Espanha Wall, Karin and all (cords) (2015) Impactos da Crise nas Crianças Portuguesas, Lisboa, ICS Williams, Fiona (2010). Repensar as Famílias. ESRC CAVA Research Group. Lisboa. Ed. Fundação Calouste Gulbenkian /Principia.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16