Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00447
Acrónimo :
00447
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conclusão dos estudos no ensino secundário ou equivalente

Objetivos Gerais / Objectives


- Identificar práticas profissionais em diferentes áreas de intervenção com adultos e idosos; - Analisar as diferentes abordagens do Serviço Social com adultos e idosos. - Fomentar a aquisição de competências a nível da interacção e da intervenção do assistente social com adultos e idosos;

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Compreender as dimensões conceptuais da U.C. com base nas teorias e metodologias de suporte à prática profissional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Fundamentos teóricos e da intervenção com adultos e idosos 1- Empowerment, participação e advocacia do sujeito adulto numa sociedade intergeracional. 2 -A Relação de ajuda em Serviço Social; O aconselhamento em serviço social; a mediação; II. A intervenção do Serviço Social com adultos e idosos 1 - Domínios de intervenção: saúde mental, deficiência, envelhecimento, comportamentos aditivos e situações de exclusão 2 - O planeamento centrado na pessoa: a participação do sujeito no processo de intervenção; 3 - Competências profissionais na intervenção com adultos e idosos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteudos programáticos acompanham a concretização dos objectivos da unidade curricular, começam por tratar as dimensões conceptuais, identificam-se e reflete-se sobre as teorias, modelos e diversidade de práticas de intervenção, terminando com a problematização de novos campos de intervenção com adultos e idosos.

Avaliação / Assessment


I. Avaliação contínua - 1 Teste (50%) - 1 Trabalho de grupo (35%) - Participação (15%) Para optar por esta modalidade de avaliação, os alunos devem ter uma assiduidade não inferior a 70% das aulas efetivamente leccionadas. II. Avaliação por exame (100%) NOTA: Os alunos podem completar os três elementos da avaliação contínua ou a avaliação por exame em espanhol ou inglês mediante solicitação prévia ao professor responsável.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Exposição teórica da matéria em momentos relevantes do programa; - Análise e interpretação de documentos pelos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino caracterizada por uma metodologia mista (exposição e debate), promovendo um método reflexivo, expresso nos objectivos da Unidade Curricular aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência para o exercício profissional.

Observações / Observations


---

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Adams, Robert, Dominelli, Lena, & Payne, Malcolm (Eds.)., Critical Practice in Social Work, 2002, Boomsbury Publishing, https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-search.pl?idx=au&q=ed.%20by%20Robert%20Adams%2C%20Lena%20Dominelli%2C%20Malcolm%20Payne Almeida, Helena Neves, Conceptions et Pratiques de la Médiation Sociale, 2001, Fundação Bissaya-Barreto, Carvalho, Maria Irene (coord), Serviço Social no Envelhecimento, 2013, Edições Pactor, https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=106843 Coulshed, Veronica e Joan Orme, Social Work Practice, 2006, Palgrave Macmillan, Lindsay, Trevor, Social Work Intervention, 2013, Sage Publication, Mantell, Andy (ed), Social Work with Adults, 2009, Learning Matters, https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=74558 Robertis, Cristina De, Fundamentos del trabajo social, 2003, Valencia, Universitat Valencia, https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=74556 Vass, Antony (ed), Social Work Competences, 1996, Sage Publications, Wilson, Kate, Social Work An Introduction to contemporary practice, 2008, Pearson Longman, Belchior Rocha, Helena, Social work practices and the ecological sustainability of socially vulnerable communities, 2018, Sustainability, 10(5), 1312, https://www.mdpi.com/2071-1050/10/5/1312

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Martin, Davies, The Blackwell Companion to Social Work, 2013, John Wiley & Sons, Santos, Clara C. et al, Serviço Social, Mutações e desafios, 2013, Imprensa da Universidade de Coimbra, Viscarret, Juan, Modelos y métodos de intervención en trabajo social, 2007, Alianza ed., https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=74629#

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16