Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conclusão dos estudos no ensino secundário ou equivalente
Objetivos Gerais / Objectives
- Compreender as dimensões conceptuais da U.C. com base nas teorias e metodologias de suporte à prática profissional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
- Identificar práticas profissionais em diferentes áreas de intervenção com adultos e idosos; - Analisar as diferentes abordagens do Serviço Social com adultos e idosos. - Fomentar a aquisição de competências a nível da interacção e da intervenção do assistente social com adultos e idosos;
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I. Fundamentos teóricos e da intervenção com adultos e idosos 1- Empowerment, participação e advocacia do sujeito adulto numa sociedade intergeracional. 2 -A Relação de ajuda em Serviço Social; O aconselhamento em serviço social; a mediação; II. A intervenção do Serviço Social com adultos e idosos 1 - Domínios de intervenção: saúde mental, deficiência, envelhecimento, comportamentos aditivos e situações de exclusão 2 - O planeamento centrado na pessoa: a participação do sujeito no processo de intervenção; 3 - Competências profissionais na intervenção com adultos e idosos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteudos programáticos acompanham a concretização dos objectivos da unidade curricular, começam por tratar as dimensões conceptuais, identificam-se e reflete-se sobre as teorias, modelos e diversidade de práticas de intervenção, terminando com a problematização de novos campos de intervenção com adultos e idosos.
Avaliação / Assessment
, I. Avaliação ao longo do semestre 1 Teste (50%) 1 Projeto em Grupo (35%) Participação (15%) Para escolher este método de avaliação, os alunos devem ter uma taxa de frequência de no mínimo 80% das aulas efetivamente ministradas. II. Avaliação por exame (100%) NOTA: Os alunos podem completar a avaliação ao longo do semestre, desde que nenhum dos elementos de avaliação seja inferior a 7 pontos, é possivel a avaliação por exame em espanhol ou inglês mediante solicitação prévia ao professor responsável.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Exposição teórica da matéria em momentos relevantes do programa; - Análise e interpretação de documentos pelos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino caracterizada por uma metodologia mista (exposição e debate), promovendo um método reflexivo, expresso nos objectivos da Unidade Curricular aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência para o exercício profissional.
Observações / Observations
---
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Adams, Robert, Dominelli, Lena, & Payne, Malcolm (Eds.)., Critical Practice in Social Work, 2002, Boomsbury Publishing, https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-search.pl?idx=au&q=ed.%20by%20Robert%20Adams%2C%20Lena%20Dominelli%2C%20Malcolm%20Payne Almeida, Helena Neves, Conceptions et Pratiques de la Médiation Sociale, 2001, Fundação Bissaya-Barreto, Carvalho, Maria Irene (coord), Serviço Social no Envelhecimento, 2013, Edições Pactor, https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=106843 Coulshed, Veronica e Joan Orme, Social Work Practice, 2006, Palgrave Macmillan, Lindsay, Trevor, Social Work Intervention, 2013, Sage Publication, Mantell, Andy (ed), Social Work with Adults, 2009, Learning Matters, https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=74558 Robertis, Cristina De, Fundamentos del trabajo social, 2003, Valencia, Universitat Valencia, https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=74556 Vass, Antony (ed), Social Work Competences, 1996, Sage Publications, Wilson, Kate, Social Work An Introduction to contemporary practice, 2008, Pearson Longman, Belchior Rocha, Helena, Social work practices and the ecological sustainability of socially vulnerable communities, 2018, Sustainability, 10(5), 1312, https://www.mdpi.com/2071-1050/10/5/1312
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Martin, Davies, The Blackwell Companion to Social Work, 2013, John Wiley & Sons, Santos, Clara C. et al, Serviço Social, Mutações e desafios, 2013, Imprensa da Universidade de Coimbra, Viscarret, Juan, Modelos y métodos de intervención en trabajo social, 2007, Alianza ed., https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=74629#
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-05