Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00448
Acrónimo :
00448
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo é desenvolver as seguintes competências: 1- Domínio teórico dos conceitos de diagnóstico organizacional, inovação, liderança e avaliação em Serviço Social; 2- Estratégias para a construção de abordagens inovadoras de planeamento estratégico em Serviço Social adequado à realidade atual e contextual; 3- Aplicação de planos/programas de Serviço Social.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Identificar conceitos e princípios básicos de diagnóstico organizacional, planeamento e avaliação promotores de eficácia e eficiência em Serviço Social; - Analisar as potencialidades, capacidades e disposições nas organizações sociais para introduzir inovação social; - Treinar fluxos de comunicação enquanto ferramenta pró ativa do Serviço Social; - Estudar processos de avaliação em organizações sociais no âmbito do Serviço Social.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I) Diagnóstico organizacional ?Conceito. ?Fases, problemas críticos do processo, critérios e abordagem de sistemas abertos. ?Especificidades e significado para o Serviço Social; II) Planeamento em Serviço Social ?Abordagens integradas no Serviço Social; ?Planeamento estratégico. III) Liderança e participação para a inovação e a mudança ?Liderança ?Estilos e níveis de liderança (organizacional, colaborativa, transformacional, etc.) e os seus pressupostos teórico-metodológicos (mudança, as suas características e necessidades, teoria da mudança, complexidade e criatividade, etc.) ?Princípios de colaboração. A colaboração como um conceito. Trabalho adaptativo. Tomada de decisões baseada na ausência de consenso; ?Etapas de um processo colaborativo. IV) Avaliação ? Tipos e critérios de Avaliação; ? Indicadores de avaliação ? Perspetivas de avaliação de qualidade.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos dão corpo aos objetivos da unidade curricular, iniciando com uma clarificação dos objetos a tratar no domínio da organização, gestão e avaliação em Serviço Social. Introduzem a questão da gestão das ONGs e associam práticas de Serviço Social nos domínios da comunicação e da administração de Serviços Sociais. Terminam com uma abordagem das tipologias de avaliação e sua adequação à intervenção do Serviço Social.

Avaliação / Assessment


- Exposição teórica da matéria em momentos relevantes do programa; - Análise e interpretação de documentos pelos alunos. | Existem duas modalidades de avaliação que os alunos podem escolher: I. Avaliação periódica - 1 Teste (50%) - 1Trabalho de grupo (50%) Os alunos podem completar os dois elementos da avaliação periódica em espanhol ou inglês mediante solicitação prévia ao professor responsável. II. Avaliação por exame (100%) Os alunos podem fazer o exame em espanhol ou inglês, mediante solicitação prévia ao professor responsável.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino caracterizada por uma metodologia mista (exposição e debate), promovendo um método reflexivo, expresso nos objetivos da Unidade Curricular aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista à compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência para o exercício profissional. Desta forma, existe uma distribuição das horas teórico-práticas e de seminário por cada tema do programa, tendo como resultado: Tema Diagnóstico organizacional: Horas teórico-práticas: 6 Horas de seminário: 3 Tema II Planeamento em Serviço Social: Horas teórico-práticas: 6 Horas de seminário: 3 Tema III Liderança e participação para a inovação e a mudança Horas teórico-práticas: 6 Horas de seminário: 3 Tema IV Avaliação: Horas teórico-práticas: 6 Horas de seminário: 3

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


? Stufflebeam, D. L. & Coryn C. L. S. (2014). Evaluation Theory, Models, and Applications. Jossey-Bass. ? Alemán Bracho, M. D. C., & Trinidad Requena, A. (2012). Evaluación de servicios sociales. Civitas. Tema IV ? McKitterick, B. (2015). Self-Leadership in Social Work. Reflections from practice. Policy Press. ? Hughes, M., & Wearing, M. (2017). Organisations and management in social work: Everyday action for change. Sage. Tema III ? Ander-Egg, E., & Aguilar Idáñez, M. J. (2005). Cómo elaborar un proyecto. Guía para diseñar proyectos sociales y culturales . Lumen. ? Allison, M., & Kaye, J. (2015). Strategic Planning for Nonprofit Organizations: A Practical Guide for Dynamic Times. John Wiley & Sons. Tema II ? Lassl, W. (2019). The Viability of Organizations Vol. 2. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-16473-7 ? Fialho, J., Silva, C., & Saragoça, J. (2015). Diagnóstico Social?Teoria, metodologia e casos práticos. Edições Sílabo. Tema I

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


? Aguado, O. V. (2005). Los instrumentos de evaluación. In Trabajo social con casos (pp. 221-250). Alianza. ? Drucker, P.F. (1993). As organizações sem fins lucrativos. Difusão Cultural. ? Weinbach, R. W. (2008). The social worker as manager: A practical guide to success. Allyn & Bacon ? Whyte, W. F. (1991). Social theory for action: How individuals and organizations learn to change. Sage. ? Darvill, G. (1999). British society-Social services gets a little help from standards. Quality World, 25(3), 26-28. ? de Bizkaia, O. D. T. S. (2007). Gestión de la calidad en organizaciones no lucrativas de intervención social. Observatorio del Tercer Sector de Bizkaia, disponible en www. 3sbizkaia. org, consultado el, 20(10), 2010. ? Löffler, E. (2001, May). Defining quality in public administration. In Paper delivered at the Annual Conference of the Network of Institutes and Schools of Public Administration in Central and Eastern Europe (NISPAcee), Bratislava: NISPAcee. ? Alonso-Martínez, D., González-Álvarez, N., & Nieto, M. (2014). Emprendimiento social vs innovación social. Cuadernos aragoneses de economía, 24(1-2), 119-140. ? Wallis J. & Dollery, B. (2003) Leadership and Economic Theories of Nonprofit Organizations. Working Paper Series in Economics. University of New England School of Economics. Retrieved https://www.une.edu.au/__data/assets/pdf_file/0005/67856/econ-2003-14.pdf ? Collins, J. C. (2001). Good to great: Why some companies make the leap--and others don't. HarperBusiness. ? Zaleznik, A. (2001). Managers and Leaders: Are They Different?. Harvard Business School Publishing Corporation. ? Ongallo, C. (2007). Manual de comunicacio?n : gui?a para gestionar el conocimiento, la informacio?n y las relaciones humanas en empresas y organizaciones. Dykinson. ? Swanson, R. A. (2007). Analysis for improving performance: Tools for diagnosing organizations and documenting workplace expertise. Berrett-Koehler Publishers. ? McFillen, J. M., O?Neil, D. A., Balzer, W. K., & Varney, G. H. (2013). Organizational Diagnosis: An Evidence-based Approach. Journal of Change Management, 13(2), 223?246. https://doi.org/10.1080/14697017.2012.679290 ? Harrison, M. I., & Shirom, A. (1999). Organizational diagnosis and assessment: Bridging theory and practice. Sage Publications. ? Azevedo, C., Franco, R. C., & Meneses, J. W. (Eds.). (2010). Gestão de organizações sem fins lucrativos: o desafio da inovação social. Imoedições. ? Almeida, V. (2011). As instituições particulares de solidariedade social: governação e terceiro sector. Almedina. ? Franco, R. (Coord.). (2015). Diagnóstico das ONG em Portugal. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa ? Ahrne, G. (2006). Social Organizations. Interaction inside, outside and between organizations. Sage. ? Cunha, M. P., Cunha, R. C., Rego, A., & Cabral-Cardoso, C. (2007). Manual de comportamento organizacional e gestão. RH Editora.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16