Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo é desenvolver as seguintes competências: 1- Domínio teórico dos conceitos de diagnóstico organizacional, inovação, liderança e avaliação em Serviço Social; 2- Estratégias para a construção de abordagens inovadoras de planeamento estratégico em Serviço Social adequado à realidade atual e contextual; 3- Aplicação de planos/programas de Serviço Social.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Identificar conceitos e princípios básicos de diagnóstico organizacional, planeamento e avaliação promotores de eficácia e eficiência em Serviço Social; - Analisar as potencialidades, capacidades e disposições nas organizações sociais para introduzir inovação social; - Treinar fluxos de comunicação enquanto ferramenta pró ativa do Serviço Social; - Estudar processos de avaliação em organizações sociais no âmbito do Serviço Social.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I) Diagnóstico organizacional - Conceito. - Fases, problemas críticos do processo, critérios e abordagem de sistemas abertos. - Especificidades e significado para o Serviço Social; II) Planeamento em Serviço Social - Abordagens integradas no Serviço Social; - Planeamento estratégico. III) Liderança e participação para a inovação e a mudança -Liderança - Estilos e níveis de liderança (organizacional, colaborativa, transformacional, etc.) e os seus pressupostos teórico-metodológicos (mudança, as suas características e necessidades, teoria da mudança, complexidade e criatividade, etc.) - Princípios de colaboração. A colaboração como um conceito. Trabalho adaptativo. Tomada de decisões baseada na ausência de consenso; - Etapas de um processo colaborativo. IV) Avaliação - Tipos e critérios de Avaliação; - Indicadores de avaliação - Perspetivas de avaliação de qualidade.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos dão corpo aos objetivos da unidade curricular, iniciando com uma clarificação dos objetos a tratar no domínio da organização, gestão e avaliação em Serviço Social. Introduzem a questão da gestão das ONGs e associam práticas de Serviço Social nos domínios da comunicação e da administração de Serviços Sociais. Terminam com uma abordagem das tipologias de avaliação e sua adequação à intervenção do Serviço Social.
Avaliação / Assessment
Existem duas modalidades de avaliação que os estudantes podem escolher: I. AVALIAÇÃO AO LONGO DO SEMESTRE I.i Instrumentos I.i.i 1 Teste individual (50%) I.i.ii 1Trabalho de grupo (50%) I.ii. Assiduidade mínima Esta avaliação tem uma assiduidade mínima do 60%, estando diretamente relacionada com o instrumento "Trabalho de grupo", em que os estudantes deverão desenvolver atividades associadas ao instrumento. Das 12 sessões/24 aulas (36 horas), cada estudante deverá estar presente em: 2 sessões para o tema do Diagnóstico 2 Sessões para o tema de Planeamento 2 sessões para o tema de avaliação 1 sessão de apresentação final do trabalho de grupo As datas destas sessões obrigatórias serão definidas pelo/a professor/a conjuntamente com os estudantes no início do semestre. I.iii Ponderações I.iii.i Teste individual (50% da nota final) – pode incluir todos os conteúdos lecionados, sendo a sua avaliação aferida com base no momento de aplicação deste instrumento. I.iii.ii Trabalho de grupo (50% da nota final) – inclui vários momentos de avaliação ao longo das sessões, conforme referidas nos pontos anteriores, dividindo-se esta ponderação da seguinte forma: Sessões práticas sobre Diagnóstico (12,5%); Sessões práticas sobre Planeamento (12,5%); Sessões práticas sobre Avaliação (12,5%); Sessão de apresentação final do trabalho de grupo (12,5%) I.iv Idiomas Os estudantes podem completar os dois elementos da avaliação ao longo do semestre em espanhol ou inglês mediante solicitação prévia ao professor responsável. II. AVALIAÇÃO POR EXAME A realização de exame tem a ponderação da totalidade da nota a atribuir: 100% da nota final. Os estudantes podem fazer o exame em espanhol ou inglês, mediante solicitação prévia ao professor responsável.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino e aprendizagem são estruturadas para proporcionar um entendimento profundo dos conceitos teóricos e aplicados da área, através de métodos expositivos e participativos. Estas metodologias maximizam a assimilação dos conteúdos pelos estudants e promovem a sua aplicação prática no contexto profissional. I. Organização e Funcionamento da UC A unidade curricular está organizada em torno de quatro temas principais: Diagnóstico Organizacional, Planeamento em Serviço Social, Liderança e Participação para Inovação e Mudança, e Avaliação. Cada tema é abordado através de sessões teórico-práticas e seminários, distribuídas de forma equilibrada para garantir a cobertura abrangente e profunda dos conteúdos programáticos. Para compreender a articulação dos conteúdos com as horas atribuídas a cada tema, por favor, ver "Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC" II. Métodos de Ensino II.i Exposição Teórica Apresentação dos conceitos fundamentais e teorias relacionadas aos temas da unidade curricular para facilitar a compreensão inicial e a base teórica necessária. II.ii Debate e Discussão Sessões participativas que incentivam os alunos a discutir e refletir sobre os conteúdos apresentados, promovendo um entendimento mais crítico dos assuntos tratados. II.iii Análise e Interpretação de Documentos Atividades práticas onde os estudantes analisam e interpretam documentos relevantes, aplicando os conceitos teóricos na prática. II.iv Ateliers Espaços para a apresentação e discussão de casos práticos e projetos desenvolvidos pelos estudantes, promovendo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. III. Trabalho Autónomo do Estudante O trabalho autónomo é uma componente crucial desta unidade curricular, complementando as horas de contacto. Os estudantes são incentivados a realizar: III.i Leituras Dirigidas Leitura de textos académicos e documentos relevantes para aprofundamento teórico. III.ii Exercícios Práticos Realização de exercícios que aplicam os conceitos teóricos a situações práticas. III.iii Trabalhos de apoio à divulgação de resultados Elaboração de trabalhos gráficos, como pósteres e similares, para apresentar os resultados de trabalhos de grupo. Estas atividades promovem a visualização criativa e a comunicação eficaz dos resultados de diagnósticos, planeamentos e avaliações realizados em contextos reais ou simulados. IV. Articulação com o Modelo Pedagógico do Iscte As metodologias de ensino adotadas nesta unidade curricular são coerentes com o modelo pedagógico do Iscte, que enfatiza a aprendizagem ativa, a reflexão crítica e a integração entre teoria e prática. A combinação de métodos expositivos e participativos, juntamente com a ênfase no trabalho autónomo, assegura que os estudantes não adquiram apenas conhecimentos teóricos, mas também que desenvolvam competências práticas essenciais para o exercício profissional em Serviço Social
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino caracterizada por uma metodologia mista (exposição e debate), promovendo um método reflexivo, expresso nos objetivos da Unidade Curricular aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista à compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência para o exercício profissional. Desta forma, existe uma distribuição das horas teórico-práticas e de seminário por cada tema do programa, tendo como resultado: Tema Diagnóstico organizacional: Horas teórico-práticas: 6 Horas de seminário: 3 Tema II Planeamento em Serviço Social: Horas teórico-práticas: 6 Horas de seminário: 3 Tema III Liderança e participação para a inovação e a mudança Horas teórico-práticas: 6 Horas de seminário: 3 Tema IV Avaliação: Horas teórico-práticas: 6 Horas de seminário: 3
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
T1 Hughes, M., & Wearing, M. (2017). Organisations and management in social work: Everyday action for change (3ª ed.). Sage. Harrison, M. (2009). Organizational Diagnosis. In L. Bickman & D. Rog (Eds.), The SAGE Handbook of Applied Social Research Methods. SAGE Publications, Inc. T2 Allison, M., & Kaye, J. (2015). Strategic Planning for Nonprofit Organizations: A Practical Guide for Dynamic Times. Wiley. Casquilho-Martins & J. Fialho (2023), Planeamento da Intervenção Social: conceção, ação e avaliação. Edições Sílabo. T3 Arnold, M. (2022). Social Work Leadership and Management: Current Approaches and Concepts for Social and Human Service Organisations. Springer. McKitterick, B. (2015). Self-Leadership in Social Work: Reflections from Practice. Policy Press. T4 Alemán Bracho, C., & Trinidad Riquena, A. (2012). Evaluación de Servicios Sociales. CIVITAS Thompson Reuters. Stufflebeam, D. L., & Coryn, C. L. S. (2014). Evaluation Theory, Models, and Applications. Jossey-Bass.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
McFillen, J., O’Neil, D., Balzer, W., & Glenn, V. (2012). Organizational Diagnosis: An Evidence-based Approach. Journal of Change Management. 13. 1-24. https://doi.org/10.1080/14697017.2012.679290. Northouse, P. G. (2016). Leadership: Theory and Practice. (7.ª edi). Sage Publications. Belhim, J. A. F. (1996). Teoria Organizacional: Estruturas e Pessoas. (7.ª ed.). ISCPS. Carvalho, L. C. (2022). Gestão estratégica nas organizações sociais. In A. Rolo & L. C. Carvalho (Eds.), Gestão das Organizações Sociais (pp.45-62). Edições Sílabo. Chiavenato, I. (2019). Introducción a la teoría general de la administración: Una visión integral de la moderna administración de las organizaciones. (10.ª ed.). McGraw-Hill. Coghlan, D., & Shani, A. B. (2014). Creating Action Research Quality in Organization Development: Rigorous, Reflective and Relevant. Systemic Practice and Action Research, 27(6), 523–536. Coghlan, D. (2012). Organization development and action research: then and now. In D. Boje, B. Burnes, J. Hassard J (eds) The Routledge companion to Organizational change. (pp.46-58). Routledge. Cohen, E., & Franco, R. (1999). Avaliação de Projetos Sociais. Ed. Vozes. Cohen, E., & Franco, R. (2007). Gestão social: como obter eficiência e impacto nas políticas sociais. ENAP. Daft, R. L. (2010). Organization Theory and Design. (10.ª Ed). South-Western Cengage Learning. Esgaio, A., & Carmo. H. (2011). Intervenção Local e Gestão de Parcerias. Ed. Autor. http://hdl.handle.net/10400.2/1838 Fialho, J., Silva, C., & Saragoça, J. (2017). Diagnóstico Social - Teoria, metodologia e casos práticos. (2.ª Ed). Edições Sílabo. Guerra, I. C. (2000). Fundamentos e Processos de Uma Sociologia de Acção - o Planeamento em Ciências Sociais. Principia. Herrero, G., & Navarro, J. (1996). Diseño y evaluación de proyetos sociales. Libros Certeza. Hitt, M. A., Black S. & Porter L. W. (2012). Management (3rd ed.). Pearson Prentice Hall. Löffler, E. (2001). Defining Quality in Public Administration. Paper communication for NISPAcee Conference, May 10-13, Riga, Latvia. McFillen, J., O’Neil, D., Balzer, W., & Glenn, V. (2012). Organizational Diagnosis: An Evidence-based Approach. Journal of Change Management. 13. 1-24. https://doi.org/10.1080/14697017.2012.679290. ; Nanus, B., & Dobbs, S. (1999). Leaders Who Make a Difference. Jossey-Bass. Northouse, P. G. (2016). Leadership: Theory and Practice. (7.ª edi). Sage Publications. Observatorio del Tercer Sector de Bizkaia (OTSB). (2007). Gestión de la calidad en las organizaciones no lucrativas de intervención social. Berekintza, Bizkaia. Pfiffner J. P. (2004). Traditional Public Administration versus The New Public Management: Accountability versus Efficiency. In A. Benz, H. Siedentopf, & K. P. Sommermann, (eds.) Institutionenbildung in Regierung und Verwaltung: Festschrift fur Klaus Konig (pp. 443-454). Duncker & Humbolt. Rego, A., & Cunha, M. P. (2007). A essência da liderança: mudança x resultados x integridade (3.ª ed.). Editora RH. Reto, L., & Lopes, A. (1991). Liderança e Carisma - O exercício do poder nas organizações. Editorial Minerva Robertis, C. (2011). Metodologias da intervenção em Trabalho Social. Porto Editora. Robinson, M. (2015). From Old Public Administration to the New Public Service: Implications for Public Sector Reform in Developing Countries. UNDP Global Center for Public Service Excellence Schiefer, U, Bal-Döbel, L., Batista, A. Döbel, R., Nogueira, J., & Teixeira, P. (2006). MAPA - Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Princípia. Thompson, N. (2009). Understanding Social Work (3.ª Ed). Palgrave Macmilan. Vázquez Aguado., O. (2005) Los instrumentos de evaluación. In T. Fernández García, (coord.). Trabajo social con casos (pp. 221-250). Alianza Editorial. Wallis J. & Dollery, B. (2003). Leadership and Economic Theories of Nonprofit Organizations. Working Paper Series in Economics. University of New England School of Economics Zastrow, C. H. (2010). The Practice of Social Work. (9.ª Ed). Brooks/Cole Cengage Learning.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23