Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00462
Acrónimo :
00462
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
9.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
20.0h/sem
Trabalho Autónomo :
205.0
Horas de Trabalho Total :
225.0h/sem

Área científica / Scientific area


Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


OG1. Fornecer um actualizado suporte teórico, crítico e histórico para a investigação no contexto do espaço público contemporâneo; OG2. Confrontar diferentes perspectivas de abordagem neste contexto; OG3. Promover uma contaminação teórica resultante do cruzamento das diversas áreas estruturantes do Programa; OG4. Estimular o pensamento crítico e a capacidade de intervenção no espaço público; OG5. Estimular a capacidade de reconhecimento das dinâmicas metropolitanas, através do seu impacto na transformação do território.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Adquirir conhecimentos transversais às diversas áreas disciplinares que informam o debate sobre o espaço público contemporâneo; OA2. Desenvolver capacidades e metodologias de investigação neste domínio; OA3. Identificar os conceitos debatidos no quadro do tema e do estudo de caso do fenómeno metropolitano; OA4. Interpretar e analisar criticamente as dinâmicas metropolitanas, através do seu impacto na transformação do território.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Espaço Público Contemporâneo visa apresentar e discutir os mais recentes contributos, nacionais e internacionais, que informam o debate neste domínio, do ponto de vista arquitetónico, paisagístico, artístico e social. Contextos específicos: CP1. As múltiplas dimensões do espaço público contemporâneo, a partir do conceito de metropolitanismo, ainda entendido como fenómeno meta-urbano, caracterizado pela desterritorialização e pela dinâmica dos fluxos. CP2. Espaço público, esfera pública e esfera privada. CP3. Espaço, lugar e não-lugar CP4. A imaginação como disciplina social de produção do espaço público (Appadurai).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


As competências a adquirir pelos doutorandos, nesta unidade curricular, inscrevem-se no domínio conceptual, teórico, histórico e crítico em torno dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos. Este domínio, no qual é estudada a dimensão pública do espaço, mais especificamente, as variantes do espaço público na esfera metropolitana, abrirá referências, enquadrando o desenvolvimento do projeto de tese a realizar em "Seminário de investigação orientada em Territórios Metropolitanos Contemporâneos". As temáticas desta unidade curricular, promovem uma reflexão de âmbito mais ideológico sobre a própria produção de espaço na metrópole contemporânea. OA1. CP1 OA2. CP2 OA3. CP3 OA4. CP4

Avaliação / Assessment


Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua, através de: - relatório de âmbito específico solicitado pelo docente - 80%. - assiduidade e participação nos debates - 20%. Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De acordo com a natureza teórica da unidade curricular (T), a metodologia a adotar prevê: 1. Exposições orais de enquadramento às temáticas específicas da unidade curicular, pelo docente responsável pela unidade curricular; 2. Integração de núcleo de conferências, no contexto temático do programa, que contará obrigatoriamente com a participação de investigadores e especialistas convidados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O cruzamento das metodologias de ensino com os objetivos da unidade curricular de "Espaço público contemporâneo" é semelhante ao que é instituído em "Cultura Metropolitana Contemporânea", uma vez que estas unidades se pretendem sequenciais. A metodologia adotada preconiza uma relação de mediação entre o corpo científico deste programa e as formulações desenvolvidas por especialistas externos, promovendo-se a determinação de um campo epistemológico ampliado pela participação de investigadores nacionais e estrangeiros. Tal como já foi referido "Espaço Público Contemporâneo" em conjunto com "Cultura Metropolitana Contemporânea" possibilitará a criação de bases para a realização de uma publicação anual, com arbitragem científica, configurada na dupla dimensão de um livro de atas e de um caderno de campo, a qual poderá integrar comunicações proferidas no âmbito das conferências, textos produzidos pelos estudantes cujo conteúdo seja considerado relevante e inovador, bem como os projetos desenvolvidos no âmbito do tema de cada edição do Programa.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


PORTAS, Nuno. (2005) Os Tempos das Formas. Vol. I, A Cidade Feita e Refeita, Guimarães: Universidade do Minho MITCHELL, W.J., Art and the Public Sphere, Univ. Chicago Press,1993. MATZNER, Florian (ed.), Public Art. A Reader, Ostfildern-Ruit, Htje Cantz,2004. LIPPARD, Lucy R., The Lure of the Local: Senses of Place in a Multicentered Society, New York, The new Press,1997. HARBISON, R. Eccentric Spaces, Cambridge, Massachusetts, London, MIT Press, 1977. FAILLA, P. O, Campo, Periferia: La Heterotopia del No Lugar, Santiago do Chile, Univ. de Santiago do Chile,2002. DEUTSCHE, Rosalyn, Evictions: Art and Spacial Politics, Cambridge, Mass., London, MIT Press,1996. DEAN, Tacita; MILLER, Jeremy, Place, London, Thames and Hudson,2005 AUGÉ, Marc, Não-Lugares: Introdução a uma Antropologia da Sobremodernidade, Lisboa, Graus,2005.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


SOJA, E. W. Geografias Pós Modernas - a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro. LEFEBVRE, H., La Production de l?espace, Paris, Anthropos, 2000. HABERMAS, J., The Structural Transformation of the Public Sphere, Cambridge, Mass.: MIT Press,1989.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16