Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00468
Acrónimo :
00468
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
38.0h/sem
Trabalho Autónomo :
262.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Objectivos Gerais (máx. 1000 caracteres): OG1. Abordar criticamente a expressão da arquitectura, da arquitectura paisagista, da arte pública e do desenvolvimento territorial na produção dos territórios metropolitanos; OG2. Considerar as especificidades de cada um destes domínios, e o contributo particular das Ciências Sociais em cada um deles, de modo a eleger o seu cruzamento como área privilegiada de intervenção no território metropolitano; OG3. Promover o exercício do Projecto (arquitectónico, paisagista, artístico e de desenvolvimento territorial) como prática de investigação;

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Adquirir conhecimentos transversais a diversas disciplinas indispensáveis à qualificação do exercício projetual, entendido como prática de investigação; OA2. Adquirir capacidades de pesquisa, formulação de questões e reflexão autónomas; OA3. Desenvolver e aplicar metodologias adequadas ao exercício do projeto; OA4. Desenvolver um discurso de largo espetro sobre as dinâmicas metropolitanas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Projeto de investigação em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos visa o desenvolvimento conceptual da Arquitetura, da Arquitetura Paisagista, da Arte Pública e do desenvolvimento territorial aplicado a um estudo de caso relacionado com o fenómeno metropolitano. Principais questões a observar: CP1. Contextos específicos da Paisagem contemporânea CP2. Configurações territoriais CP3. Metrópole e metropolitanismo CP4. Arte no Espaço Público CP5. Espaço, lugar e comunidades CP6. Metodologias de Projeto

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


As competências a adquirir nesta unidade curricular, inscrevem-se no domínio projetual, entendido como um espaço de convergência do exercício integrado da Arquitetura, que elege o metropolitanismo como lugar(es) de referência e intervenção teórica e operativa; A construção de uma reflexão sobre o território e a paisagem metropolitana a partir dos domínios disciplinares considerando nesta unidade curricular, tornará possível a materialização de um discurso abrangente e panorâmico sobre as dinâmicas metropolitanas. OA1. - CP1 e CP2; OA2. - CP3 e CP4; OA3. - CP5; OA4. - CP6.

Avaliação / Assessment


Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua, através de: - relatório de âmbito específico solicitado pelo docente - 80%. - assiduidade e participação nos debates - 20%. Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC será desenvolvida através de aulas de Pratica Laboratorial (PL). 1. Exposições orais, pelo docente responsável pela unidade e por investigadores e especialistas convidados a participar nos workshops em torno dos quais ela se articula; 2. A realização de quatro workshops, com enfoques nas áreas estruturantes do Programa, onde se discutirão e testarão conceitos e práticas projetuais de referência no âmbito dos estudos de caso.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A aquisição e desenvolvimento de competências serão articuladas em função da multidisciplinaridade presente neste programa de ensino, que promove nos seus conteúdos cruzamentos científicos com as áreas disciplinares estruturantes do programa. O conjunto de metodologias pedagógicas a implementar implica a definição e aplicação de dinâmicas de trabalho individual e em grupo, de modo a gerar contaminações entre as diversas formações de base e os interesses pessoais dos estudantes e o conjunto de docentes, investigadores e especialistas. Será pela via do exercício projetual que os estudantes contactarão com os casos de estudo a desenvolver em cada um dos quatro workshops. A metodologia aplicada permitirá uma partilha de pontos de vista, resultante de uma leitura disciplinar sobre as temáticas abordadas, capaz de estimular o estabelecimento de linhas de pesquisa individuais, que serão posteriormente desenvolvidas.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


VAZ-PINHEIRO, Gabriela (ed.) (2009). Arqueologia do Urbano: Abordagens e Práticas. Porto: Editora FBAUP; TAFURI, Manfredo (1987) The Sphere and the Labyrinth - Avant-Gardes and Architecture from Piranesi to the 1970s. MIT Press, Massachusetts; SOLÀ-MORALES, Ignasi. (1995) Diferencias. Topografía De La Arquitectura Contemporánea, Barcelona: Editorial Gustavo Gili, S.A.; MONTANER, Josep Maria. (1995) Después del Movimiento Moderno ? arquitectura de la segunda mitad del siglo XX, 2ª ed., Barcelona: Ed. GG; GOODMAN, N. (1995) Modos de Fazer Mundos, Lisboa, Asa; FIRMO, L.; GUERREIRO, N.; BRÁS, R. (eds.) (2004). ArtinSite ? Arte vs. Local - Nº 1? Memória e Identidades Torres Vedras: Transforma AC; BANDEIRA, P., URSPRUNG, Ph., LOPES, D. S., SOUTO DE MOURA, Eduardo (2011) Atlas de Parede. Imagens de Método, Dafne; ALLEN, Stan, McQUADE, Marc (2011) Landform Building: Architecture's New Terrain, Lars Muller Publishers, Princeton University School of Architecture;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


VIRILIO, Paul (2004) Ville panique : ailleurs commence ici, Paris: Galilée; MURPHY, John ? O Pragmatismo ? de Pierce a Davidson, Edições Asa, Porto 1993; DELEUZE, Gilles (1989) El Pliegue, Ediciones Paidos, Barcelona; DOMINGUES, Álvaro (2006) Cidade e Democracia, 30 anos de transformação urbana em Portugal, Universidade de Aveiro e Argumentum Edições, Estudos e Realizações; BOSAL, Valeriano - Historia de las Ideas Estéticas y de las Teorías Artisticas Contemporáneas Volume I e II, 2ª ed., La Balsa de la Medusa, Visor, Madrid, 2000;

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16