Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00488
Acrónimo :
00488
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Partindo dos conhecimentos adquiridos pelos alunos no âmbito de outras disciplinas, pretende-se que no Laboratório de Elaboração de Projetos em CP os alunos consolidem competências de aplicação e integração de conhecimentos e que desenvolvam aptidões avançadas na construção de um projeto de investigação. Atribui-se especial relevância à consistência entre teoria, metodologia, fontes e proposta de análise de dados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


As principais competências a desenvolver nesta unidade curricular são: OA1. A formulação de questões de pesquisa cientificamente relevantes; OA2. A aplicação dos principais conceitos, métodos e técnicas da ciência política a questões de pesquisa; OA3. O desenvolvimento de competências de recolha de dados e de processamento de informação empírica; OA4. A utilização de fontes bibliográficas, documentais e estatísticas em suportes papel e eletrónico; OA5. A elaboração de um projeto de investigação cientificamente relevante e exequível. OA6. Pretende-se ainda desenvolver aprendizagens de carácter mais geral como a capacidade de pesquisa, a criatividade; a comunicação da informação e reflexão sobre os processos de acumulação de conhecimentos e competências.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1ª. Semana Apresentação da disciplina 2ª. Semana O que é um bom tópico de investigação? Relevância científica e social. 3ª. Semana Como conduzir a pesquisa bibliográfica? 4ª. Semana Apresentação prática e discussão I 5ª. Semana Redação dos objetivos e das hipóteses de trabalho. 6ª. Semana Conceptualização e operacionalização dos conceitos. 7ª. Semana Escolha da metodologia, das técnicas de investigação e do tipo de dados. 8ª. Semana Apresentação prática e discussão II 9ª. Semana Seleção das fontes de dados e recolha dos dados. 10ª. Semana Seleção das fontes de dados e recolha dos dados. 11ª. Semana Apresentação prática e discussão III 12ª. Semana Redação do projeto de investigação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A estrutura da UC e respetivos conteúdos programáticos refletem diretamente os objetivos gerais e específicos definidos para a UC. Isto é, visam fornecer aos alunos competências para realização de um projeto de investigação em Ciência Política esclarecendo-os, passo a passo, sobre como aplicar os conhecimentos teóricos e empíricos aprendidos no seio de outras UCs. O propósito último é a realização, no final do semestre, de um projeto de investigação exequível e cientificamente pertinente. Os conteúdos estão organizados de modo sequencial, com vista ao cumprimento gradual das tarefas que levam à concretização de um projecto de pesquisa pertinente e exequível. OA!. Conteúdo semana 2, embora seja transversal ao programa. OA2. Transversal aos conteúdos do programa. OA3. Conteúdos semanas 7, 9 e 10, embora seja transversal a todo o programa. OA4. Conteúdos semanas 2, 3, 5 e 6. OA5. Transversal aos conteúdos do programa. OA6. Conteúdos semanas 4, 8 e 11, embora seja transversal ao programa.

Avaliação / Assessment


Esta UC integra aulas laboratoriais, orientação tutorial e trabalho autónomo dos alunos. Estes elementos de avaliação têm a seguinte ponderação na avaliação final: - Assiduidade e participação nas aulas: 20%; - Apresentação do desenvolvimento do projeto e discussão em grupo (3 apresentações - 10% + 10% + 20%): 40%; - Trabalho escrito (projeto de investigação, com cerca de 20 páginas, sujeito a discussão posterior obrigatória com o docente): 40%. Os alunos que não obtenham aprovação mediante a avaliação contínua (isto é, se a nota ponderada dos itens de avaliação acima for inferior a 9.5 valores) podem realizar exame final nas épocas previstas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Com vista a assegurar o desenvolvimento das competências práticas de investigação identificadas nos objetivos, a UC apoia-se num conjunto alargado de exercícios referentes às diversas etapas de construção de um projeto de investigação. Os alunos são estimulados a avaliar criticamente estudos já realizados (alguns apresentados por ex-alunos da UC), e devem construir eles próprios um projeto de investigação, objeto de desenvolvimento ao longo do semestre.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos da UC são essencialmente metodológicos (transmitir o "saber fazer" associado a uma investigação em Ciência Política, levando os alunos a concretizá-la passo a passo) e suportados na orientação tutorial dos alunos, pelo que a coerência da metodologia de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC é plena (vd. campo "Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da UC).

Observações / Observations


Dada a natureza laboratorial desta unidade curricular não é aconselhável a obtenção de aprovação à mesma mediante realização de exame final. Caso algum aluno opte por esta solução, ser-lhe-á exigida a demonstração dos conhecimentos e competências equivalentes aos necessários para aprovação na disciplina mediante avaliação contínua (trabalho laboratorial).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Shively, W. Phillips (2016). The Craft of Political Research, Londres, Routledge. Pollock III, Philip H., e Barry C. Edwards (2019), The Essentials of Political Analysis, 6ª ed., Washington, CQ Press. Landman, Todd (2003), Issues and Methods in Comparative Politics. An Introduction, Londres, Routledge. Johnson, Janet Buttolph, e H. T. Reynolds (2020), Political Science Research Methods, 9ªed., Los Angeles, Sage. Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press. Clark, Tom; Liam Foster, e Alan Bryman (2019), How to do your Social Research Project or Dissertation, Oxford, OUP. Box-Steffensmeier, Janet M. (ed.) (2010), The Oxford Handbook of Political Methodology, Oxford, OUP. Bardach, Eugene, e Eric M. Patashnik (2019), A Practical Guide for Policy analysis. The Eightfold Path to More Effective Problem Solving, 6ªed., Thousand Oaks, Sage e CQ Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Silverman, David (2014), Interpreting Qualitative Data, 4ªed., Los Angeles, Sage. Silverman, David (ed.)(2018) Doing Qualitative Research (4ª ed), Londres, Sage. Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press. Ridley, Diana (2008), The Literature Review: A Step-by-Step Guide for Students, Londres, Sage. Rhodes, R. A. W. (ed.) (2006), The Oxford Handbook of Political Institutions, Oxford, OUP. Peters, Guy B. (1998), Comparative Politics. Theory and Methods, New York, New York University Press. Pennings, P., Keman, H., e Kleinnijenhuis, J. (2006), Doing Research in Political Science. An Introduction to Comparative Methods and Statistics, 2ªed., Londres, Sage. O?Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: A Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications. Lessard-Hébert, M; G. Goyette; G. Boutin (2005), Investigação Qualitativa. Fundamentos e Práticas, 2ªed., Lisboa, Piaget. Le Roy, Michael K. (2012), Research Methods in Political Science. An Introduction using Microcase, Boston, Wadsworth. Moreira, Carlos Diogo (2007), Teorias e práticas de investigação, Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Manheim, Jarol B. , Richard C. Rich, e Lars Willnat (2002), Empirical Political Analysis, Nova Iorque, Longman. King, Gary, Robert Keohane e Sidney Verba (1994), Designing Social Inquiry, Princeton, Princeton University Press. Ketele, J-M. e X. Roegiers (s/d), Metodologia de Recolha de Dados. Fundamentos dos Métodos de Observações, de Questionários, de Entrevistas e de Estudo de Documentos, Lisboa, Instituto Piaget. Hancke, B. (2009), Intelligent Research Design. A Guide for Beginning Researchers in the Social Sciences, Oxford, OUP. Guerra, Isabel Carvalho (2006), Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo: sentidos e formas de uso, Estoril, Princípia. Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta Editora. Flick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa, Monitor. Field, Andy (2009), Discovering statistics using SPSS, Londres: Sage. Evera, Stephen van (1997), Guide to Methods of Students of Political Science, Ithaca, Cornell University Press. Dexter, Lewis Anthony (2006), Elite and Specialized Interviewing, Londres, ECPR Press. Denzin, Norma K., e Yvonna S. Lincoln (2005), The Sage handbook of qualitative research, Thousand Oaks, SAGE. Dalton, Russell J., e Klingemann, Hans-Dieter (eds.) (2008), The Oxford Handbook of Political Behavior, Oxford, OUP. Creswell, John W. (1994), Research Design. Qualitative & Quantitative Approaches, Thousand Oaks, Sage. Charmaz, Kathy (2006), Constructing grounded theory: A practical guide through qualitative analysis, Londres, Sage. Carvalho, Helena (2004), Análise Multivariada de Dados Qualitativos, Lisboa, Sílabo. Bryman, Alan (2012), Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press. Bradburn, Norman; Sudman, Seymour; e Wansink, Brian (2004), Asking Questions. The definitive guide to questionnaire design, San Francisco: Jossey-Bass. Booth, Wayne C.; Gregory G. Colomb; Joseph M. Williams; Joseph Bizup; e William T. Fitzgerald (2016), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press. Boix, Charles, e Stokes, Susan (editors) (2007), The Oxford Handbook of Comparative Politics, Oxford, OUP. Blaikie, Norman (2007), Approaches to social enquiry: advancing knowledge, Cambridge, Polity Press. Bardin, Laurence (1977), Análise de Conteúdo, Lisboa, Edições 70.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16