Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00488
Acrónimo :
00488
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
54.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como objectivos gerais a consolidação de conhecimentos teóricos e empíricos e de competências alcançados noutras UCs e a sua capacidade de aplicação prática autónoma no que respeita à elaboração de um projecto de investigação em Ciência Política. Pretende-se que tal seja alcançado mediante o desenvolvimento de um projecto de investigação, passo a passo, pelos alunos. Atribui-se especial relevância à consistência entre teoria, metodologia, fontes e proposta de análise de dados. Pretende-se ainda que no processo de realização do seu projecto os estudantes desenvolvam aprendizagens de carácter mais geral como a capacidade de pesquisa individual, de trabalhar em equipa, de comunicar uma proposta de pesquisa e de questionamento crítico com vista a desenvolvimento de trabalho de pesquisa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


As principais competências a desenvolver nesta unidade curricular são: OA1. A formulação de questões de pesquisa cientificamente relevantes; OA2. A aplicação dos principais conceitos, métodos e técnicas da ciência política a questões de pesquisa; OA3. O desenvolvimento de competências de recolha de dados e de processamento de informação empírica; OA4. A utilização de fontes bibliográficas, documentais e estatísticas em suportes papel e eletrónico; OA5. A elaboração de um projeto de investigação cientificamente relevante e exequível. OA6. Pretende-se ainda desenvolver aprendizagens de carácter mais geral como a criatividade na pesquisa; a comunicação da informação e questionamento crítico com vista ao desenvolvimento de trabalho de pesquisa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Características de um bom tópico de investigação. Relevância científica e social. CP2. Condução de pesquisa bibliográfica. CP3. Redação de objetivos e hipóteses de pesquisa. CP4. Conceptualização e operacionalização dos conceitos. CP8. Escolha da metodologia, das técnicas de investigação e do tipo de dados. CP9. Seleção das fontes de dados e recolha dos dados. CP10. Seleção das fontes de dados e recolha dos dados. CP11. Redação de um projeto de investigação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos refletem diretamente os objetivos gerais e objectivos de aprendizagem definidos para a UC. Isto é, visam auxiliar os estudantes a mobilizar/consolidar conhecimentos e competências com vista à realização de um projeto de investigação em Ciência Política. Tal é feito esclarecendo-os, passo a passo, sobre como aplicar os conhecimentos teóricos e empíricos aprendidos, de forma válida e autónoma. O propósito último é a apresentação, no final do semestre, de um projeto de investigação exequível e cientificamente pertinente. Os conteúdos estão organizados de modo sequencial, com vista ao cumprimento gradual das tarefas que levam à concretização de um projecto de pesquisa; OA1. | CP1 - Conteúdos focados na redação de questões de pesquisa. OA2., OA3., OA5. e OA6. | CP1 a CP11 - Transversal aos conteúdos do programa. OA4. | CP1 a CP4 - Conteúdos orientados para a concretização de pesquisas bibliográficas bem sucedidas.

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre tem as seguintes componentes: - Participação individual nas aulas (20%) - Dois exercícios realizados em grupo, a entregar ao longo do semestre (10% + 15% = 25%) - Apresentação oral do projecto de pesquisa em grupo, com avaliação da prestação individual (15%) - Trabalho escrito no final do semestre (projeto de investigação, com cerca de 20 páginas, sujeito a discussão posterior com a docente - notas podem ser diferenciadas entre elementos do grupo) (40%). Os alunos que não obtenham aprovação na avaliação contínua (ou seja, se a nota ponderada dos itens de avaliação acima for inferior a 9,5 valores) poderão realizar exame final nas épocas de avaliação previstas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Com vista a assegurar o desenvolvimento das competências práticas de investigação identificadas nos objetivos, a UC apoia-se num conjunto de exercícios referentes a diversas etapas de construção de um projeto de investigação. Os projectos dos estudantes serão em particular avaliados em três momentos: a) Primeiro, numa fase inicial, devem realizar um exercício escrito de identificação de bons tópicos de pesquisa (os estudantes devem identificar tópicos pertinentes e exequíveis, assim como bibliografia de referência, em especial um artigo com que o seu tópico preferencial mais directamente dialoga, que devem dissecar em função da respectiva estrutura). b) Segundo, a meio do semestre devem apresentar um primeiro draft da sua pesquisa, por escrito, visando já responder ao conjunto de elementos de um projecto de pesquisa. c) Por fim, devem proceder à apresentação oral do seu projecto, contemplando as orientações sugeridas nos dois exercícios anteriores, e introduzindo as melhorias que lhe foram sendo recomendadas em aula. Pretende-se com esta metodologia de avaliação por fases que no final do semestre os estudantes possam apresentar um projecto tão sólido e pertinente quanto possível. Ao longo da UC, os alunos são estimulados a avaliar criticamente a pesquisa prévia (e mesmo trabalhos apresentados por ex-alunos da UC), sendo o principal propósito da UC a elaboração de um projeto de investigação (em grupo) ao longo do semestre. Esta UC integra aulas laboratoriais e de seminário, orientação tutorial e trabalho autónomo dos estudantes (individual e em grupo), promovendo a participação dos estudantes e a discussão em sala.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos da UC são essencialmente metodológicos (visam transmitir o "saber fazer" associado a uma investigação em Ciência Política, levando os alunos a concretizá-la passo a passo) e suportados na orientação tutorial dos alunos, pelo que a coerência da metodologia de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC é plena: cada um dos objectivo visa a superação de uma etapa da pesquisa. As metodologias de ensino apoiam-se em aulas com carácter tendencialmente tutorial, centradas no trabalho autónomo dos estudantes (individualmente e em grupo) numa conjugação de práticas laboratoriais, seminariais e de orientação tutorial. Neste acompanhamento das pesquisas dos estudantes visa-se estimular a criatividade, o respeito pelas regras procedimentais e éticas da pesquisa e o questionamento crítico intrínseco ao processo de investigação.

Observações / Observations


Esta UC funciona em articulação e complementaridade com a UC de Laboratório de Relatório de Projetos em Ciência Política, lecionada no 2º Semestre. O resultado a alcançar no final do 1º semestre é a concepção de um projeto de investigação em Ciência Política, pertinente e exequível. Este projecto será executado na prática no 2º semestre, mediante recolha e análise de dados e elaboração do relatório final da investigação. Dada a natureza laboratorial desta unidade curricular não é aconselhável a obtenção de aprovação à mesma mediante realização de exame final. Caso algum aluno opte por esta solução, ser-lhe-á exigida a demonstração dos conhecimentos e competências equivalentes aos necessários para aprovação na disciplina mediante avaliação contínua (trabalho laboratorial).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Shively, W. Phillips (2016). The Craft of Political Research, Londres, Routledge. Pollock III, Philip H., e Barry C. Edwards (2019), The Essentials of Political Analysis, 6ª ed., Washington, CQ Press. Landman, Todd (2003), Issues and Methods in Comparative Politics. An Introduction, Londres, Routledge. Johnson, Janet Buttolph, e H. T. Reynolds (2020), Political Science Research Methods, 9ªed., Los Angeles, Sage. Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press. Clark, Tom; Liam Foster, e Alan Bryman (2019), How to do your Social Research Project or Dissertation, Oxford, OUP. Box-Steffensmeier, Janet M. (ed.) (2010), The Oxford Handbook of Political Methodology, Oxford, OUP. Bardach, Eugene, e Eric M. Patashnik (2019), A Practical Guide for Policy analysis. The Eightfold Path to More Effective Problem Solving, 6ªed., Thousand Oaks, Sage e CQ Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Silverman, David (2014), Interpreting Qualitative Data, 4ªed., Los Angeles, Sage. Silverman, David (ed.)(2018) Doing Qualitative Research (4ª ed), Londres, Sage. Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press. Ridley, Diana (2013), The Literature Review: A Step-by-Step Guide for Students, 2ªed., Londres, Sage. Rhodes, R. A. W. (ed.) (2006), The Oxford Handbook of Political Institutions, Oxford, OUP. Rich, Richard C., Craig L. Brains, Jarol B.Manheim, e Lars Willnat (2018), Empirical Political Analysis, 9ªed., Nova Iorque, Routledge. Peters, Guy B. (1998), Comparative Politics. Theory and Methods, New York, New York University Press. Pennings, P., Keman, H., e Kleinnijenhuis, J. (2006), Doing Research in Political Science. An Introduction to Comparative Methods and Statistics, 2ªed., Londres, Sage. O’Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: A Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications. Lessard-Hébert, M; G. Goyette; G. Boutin (2005), Investigação Qualitativa. Fundamentos e Práticas, 2ªed., Lisboa, Piaget. Le Roy, Michael K. (2012), Research Methods in Political Science. An Introduction using Microcase, Boston, Wadsworth. Moreira, Carlos Diogo (2007), Teorias e práticas de investigação, Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. King, Gary, Robert Keohane e Sidney Verba (2021), Designing Social Inquiry, Princeton, Princeton University Press. Ketele, J-M. e X. Roegiers (s/d), Metodologia de Recolha de Dados. Fundamentos dos Métodos de Observações, de Questionários, de Entrevistas e de Estudo de Documentos, Lisboa, Instituto Piaget. Hancke, B. (2009), Intelligent Research Design. A Guide for Beginning Researchers in the Social Sciences, Oxford, OUP. Guerra, Isabel Carvalho (2006), Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo: sentidos e formas de uso, Estoril, Princípia. Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta Editora. Flick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa, Monitor. Field, Andy (2024), Discovering statistics using SPSS, 6ªed., Londres: Sage. Evera, Stephen van (1997), Guide to Methods of Students of Political Science, Ithaca, Cornell University Press. Dexter, Lewis Anthony (2006), Elite and Specialized Interviewing, Londres, ECPR Press. Denzin, Norma K., e Yvonna S. Lincoln (2005), The Sage Handbook of Qualitative Research, Thousand Oaks, SAGE. Dalton, Russell J., e Klingemann, Hans-Dieter (eds.) (2008), The Oxford Handbook of Political Behavior, Oxford, OUP. Creswell, John W. e J. David Creswell (2023), Research Design. Qualitative & Quantitative Approaches, Thousand Oaks, 6ªed., Sage. Charmaz, Kathy (2014), Constructing grounded theory: A practical guide through qualitative analysis, Londres, Sage. Carvalho, Helena (2004), Análise Multivariada de Dados Qualitativos, Lisboa, Sílabo. Bryman, Alan (2021), Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press. Bradburn, Norman; Sudman, Seymour; e Wansink, Brian (2004), Asking Questions. The definitive guide to questionnaire design, San Francisco: Jossey-Bass. Booth, Wayne C.; Gregory G. Colomb; Joseph M. Williams; Joseph Bizup; e William T. Fitzgerald (2016), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press. Boix, Charles, e Stokes, Susan (editors) (2007), The Oxford Handbook of Comparative Politics, Oxford, OUP. Blaikie, Norman (2007), Approaches to social enquiry: advancing knowledge, Cambridge, Polity Press. Bardin, Laurence (2011), Análise de Conteúdo, Lisboa, Edições 70.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-05