Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Gestão de Operações.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos compreendam o papel da qualidade no contexto organizacional de modo a contribuir para a sua melhoria sustentável. Assim como capacitar os (as) alunos (as) para o desenvolvimento, análise e aplicação das ferramentas necessárias à integração dos Processos nos sistemas de gestão. Pretende-se ainda que os alunos analisem os desafios da Gestão da Qualidade no Séc. XXI.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 Analisar o sistema de gestão da qualidade com vista à sua integração e ao seu desenvolvimento. OA2 Aplicar as técnicas de gestão da qualidade como uma ferramenta de gestão. OA3 Identificar e aplicar técnicas e ferramentas para a medição, análise e melhoria das organizações. OA4 Definir, implementar e auditar o sistema de gestão da qualidade, de acordo com os requisitos específicos de cada organização.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Conceitos associados à Qualidade 2. Sistema Português da Qualidade/Sistema Europeu da Qualidade, Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. 3.Arquitetura dos Sistemas de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001:2015) 4.Mapear Processos e identificação de KPI´s 5.Ferramentas e Técnicas da Qualidade 6.Programas de Melhoria da Qualidade, Modelo da E.F.Q.M. 7.Avaliação da Qualidade, Auto-Avaliação, Custos da Qualidade, Auditoria da Qualidade 8.Mapeamento de processos Vs. A Cadeia de Valor 9.Desafios da Gestão da Qualidade no Séc. XXI
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os objetivos de aprendizagem e os conteudos programáticos são apresentados de acordo com a listagem seguinte: OA1 - Pontos 1,2,3 e 4 do programa OA2 - Pontos 5 e 6 do programa OA3 - Pontos 4, 5, 6, 7, 8, e 9 do programa OA4 - Pontos 3, 7, 8 e 9 do programa
Avaliação / Assessment
OPÇÃO 1 Avaliação contínua: 1.Assiduidade (min.80%) 2.Trabalho de grupo final(40%) 3.Frequência,escrita individual,na mesma data do exame de primeira época (60%) Nota mínima 10 valores em 20 (média ponderada das quatro) e nota mínima de 8 valores/cada OPÇÃO 2 Exame: (Alunos sem aprovação na OPÇÃO 1 ou que optem por exame final): Exame escrito individual. Nota mínima de 10 valores em 20
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Métodos a utilizar no decurso do semestre: » Expositivo para apresentação teórica dos modelos e normas. » Participativo com análise e resolução de exercícios de aplicação. » Participativo com análise e discussão de casos de estudo. » Activo com realização de trabalhos individuais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os métodos a utilizar no decurso do semestre estão interligados com os objetivos de aprendizagem de acordo com a listagem seguinte: » Expositivo para apresentação teórica dos modelos e normas - Todos os objetivos » Participativo com análise e resolução de exercícios de aplicação ? OB 2, 3 e 4 » Participativo com análise e discussão de casos de estudo ? OB 7, 8 e 9 » Activo com realização de trabalhos individuais ? OB 7 » Activo e colaborativos com realização de trabalhos de grupo ? OB 3, 4, 5, 7 e 9
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais? deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário
Bibliografia Principal / Main Bibliography
https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:9001:ed-5:v1:en International Organization for Standardization (2015). Quality management systems ?Requirements (9001:2015). International Organization for Standardization (2015). Quality management systems ?Fundamentals and vocabulary (9000:2015). https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:9000:ed.4:v1:en Abuhav, I. (2017). A Complete Guide to Quality Management Systems. CRC Press. Pires, A. R.. (2016).Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança, Responsabilidade social, Indústria, Serviços, Administração Pública e educação. Edições Sílabo. Goetsch, David L. and Stanley Davis. (2021). Quality Management for Organizational Excellence: Introduction to Total Quality. 9th Edição, New Jersey, Pearson Education, Inc..
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Acordos EA: European-Accredition.org - www.ceoq.com - www.enac.es - www.bsi.uk - www.eic.pt - www.certif.pt - www.apcer.pt Entidades certificadoras: Juran, J. M. and Godfrey, A.B.. (1999). Juran´s Quality Control Handbook. New Jersey, Mc Graw Hill International Editions.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16