Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00490
Acrónimo :
00490
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
54.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Aprovação na unidade curricular Laboratório de Elaboração de Projecto em Ciência Política.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como objectivos gerais a consolidação de conhecimentos teóricos e empíricos e de competências alcançados noutras UC e a sua capacidade de aplicação prática autónoma no que respeita à elaboração e conclusão de um projecto de investigação em Ciência Política. Pretende-se que tal seja alcançado mediante o desenvolvimento, passo a passo, de um projecto de investigação pelos/as estudantes. Atribui-se especial relevância à consistência entre teoria, metodologia, fontes e análise de dados. Pretende-se ainda que no processo de realização do seu projecto os/as estudantes desenvolvam aprendizagens de carácter mais geral como a capacidade de autónomo individual e em grupo, de comunicar oralmente uma proposta de pesquisa e de questionamento crítico com vista a desenvolvimento de trabalho de pesquisa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1. Aplicar conceitos, métodos e técnicas da ciência política a questões de pesquisa; OA2. Desenhar e sustentar hipóteses empíricas (ou expectativas teóricas) e testá-las; OA3. Utilizar fontes bibliográficas, documentais e estatísticas; OA4. Recolher, localizar e processar dados qualitativos ou quantitativos; OA5. Analisar dados segundo metodologias qualitativas ou quantitativas; OA6. Apresentar resultados empíricos e as conclusões do trabalho de pesquisa em formato oral e escrito e discutir construtivamente os trabalhos dos pares.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Consolidação dos projectos de pesquisa dos/as estudantes, do ponto de vista da exequibilidade e dos seus conteúdos. CP2. Consolidação do quadro teórico e conceptual de análise: objectivos, teoria, quadro de análise e hipóteses (ou expectativas teóricas). CP3. Instrumentos de recolha ou localização de dados qualitativos ou quantitativos. CP4. Análise de dados segundo metodologias qualitativas ou quantitativas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos refletem diretamente os objetivos gerais e de aprendizagem definidos para a UC. Isto é, visam auxiliar os estudantes a consolidar conhecimentos e competências com vista à realização de um projeto de investigação em Ciência Política. Tal é feito esclarecendo-os, passo a passo, sobre como aplicar os conhecimentos teóricos e empíricos aprendidos. O propósito último é a conclusão, no final do semestre, de um projeto de investigação que seja pertinente e rigoroso do ponto de vista científico. OA1., OA2 e OA3 | CP1 e CP2 – Conteúdos focados na consolidação e melhoria do trabalho desenvolvido no 1º semestre. OA4 | CP3. – Conteúdos focados na recolha ou localização de dados qualitativos (entrevistas, etc) ou quantitativos (sondagens, etc). OA5. | CP4. – Conteúdos focados na análise de dados qualitativos ou quantitativos. O OA6. é transversal a todas as aulas, embora seja particularmente visado na aula de apresentações dos projectos.

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre tem as seguintes componentes: a) Assiduidade, participação nas aulas e desenvolvimento da investigação ao longo do semestre (25%) b) Concretização dos dois milestones (10%+10%= 20%) c) Apresentação oral do trabalho de grupo final (15%) d) Trabalho de grupo final (40%) Nota: Estudantes em avaliação ao longo do semestre têm que assistir a pelo menos 70% das aulas. É possível realizar a UC por exame (ver Observações). Mais detalhes sobre as componentes da avaliação ao longo do semestre: a) O desenvolvimento da investigação ao longo do semestre é aferida nas discussões frequentes entre a docente e cada grupo sobre a evolução do trabalho. Ser participativo nas aulas significa: fazer perguntas que revelam que se está a seguir a matéria, participar nos exercícios, fazer comentários construtivos aos trabalhos de outros grupos, ter uma postura que demonstra interesse. Esta componente de avaliação é individual. b) Ao longo do semestre há dois milestones a cumprir em data apresentada no primeiro dia de aulas. Milestone 1 – Apresentar a versão final da pergunta de partida, objectivos, hipóteses e operacionalização de conceitos. As primeiras aulas do 2º semestre são dedicadas a consolidar e melhorar o trabalho desenvolvido no 1º semestre. Essa fase termina com o Milestone 1. A concretização do milestone é feita por escrito em duas páginas e enviada à docente por email. Milestone 2 – Finalizar a recolha/localização dos dados empíricos qualitativos ou quantitativos necessários para o trabalho. Os grupos que não recolhem dados originais devem atingir este milestone 2 semanas antes dos grupos que têm dados originais e devem ter os dados prontos a serem analisados (por exemplo, variáveis recodificadas, etc). A concretização deste milestone é feita em sala de aula. Esta componente de avaliação é de grupo. c) No penúltimo dia de aulas, todos os grupos fazem uma breve apresentação do projecto final. Conteúdo da apresentação: pergunta de partida e/ou objectivos, hipóteses ou expectativas teóricas, operacionalização de conceitos (incluindo as variáveis de controlo), metodologia, apresentação dos dados/VD (se fizer sentido) e análise de dados (que podes estar mais ou menos desenvolvida). Nota: Todos os membros do grupo têm de estar presentes em sala no dia da apresentação e de apresentar. Há sempre um grupo que comenta cada grupo. A apresentação de grupo é avaliada em grupo mas os comentários aos restantes grupos são avaliados enquanto parte da alínea a). d) Conteúdo do trabalho final: pergunta de partida, objectivos, revisão da literatura, hipóteses, operacionalização dos conceitos, descrição dos dados/metodologia, brevíssima descrição da amostra, análise de dados por hipótese e conclusões. Máximo 25 páginas - incluindo quadros e figuras, mas excluindo a bibliografia e os anexos; Espaço e meio, letra 12. O trabalho é avaliado por grupo.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC segue um método de ensino muito interactivo, em que as aulas laboratoriais e de orientação tutorial têm um peso significativo. Como os projectos de investigação dos/as estudantes diferem muito entre si quanto aos temas (escolhidos livremente pelos/as estudantes no 1º semestre), quanto à metodologia (que pode ser qualitativa ou quantitativa, também à escolha dos/as estudantes) e quanto ao andamento (os trabalhos não evoluem todos à mesma velocidade), os momentos de exposição de matéria para toda a turma são muito reduzidos, embora ocorram quando a docente se apercebe de uma falha no conhecimento da maioria. Em vez disso, incentiva-se o trabalho autónomo, tanto dentro como fora da sala, individual e em grupo. A maioria das aulas consiste em 1) discussão grupo a grupo sobre a evolução do trabalho (e é nestas conversas que é aferido o contributo de cada membro do grupo para o projecto conjunto) e 2) exercícios em sala de aula para consolidar algum aspecto menos bem apreendido e comum a todos os grupos (por exemplo, a operacionalização de conceitos) e para estimular o pensamento crítico (por exemplo, a turma é frequentemente chamada a comentar uma parte de um dos trabalhos, ou a pensar em conjunto um problema específico de um dos grupos).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos da UC são essencialmente metodológicos, visam transmitir o 'saber fazer' associado a uma investigação em Ciência Política, levando os/as estudantes a concretizá-la passo a passo.As metodologias de ensino apoiam-se em aulas com carácter tendencialmente tutorial, centradas no trabalho autónomo dos/as estudantes (individualmente e em grupo, dentro e fora da sala de aula), numa conjugação de práticas laboratoriais, seminariais e de orientação tutorial. Neste acompanhamento das pesquisas dos/as estudantes, visa-se estimular a criatividade, o respeito pelas regras procedimentais e éticas da pesquisa, e o questionamento crítico intrínseco ao processo de investigação.

Observações / Observations


Dada a natureza laboratorial desta unidade curricular não é aconselhável a obtenção de aprovação à mesma mediante avaliação por exame. Caso algum(a) estudante opte por esta solução, ser-lhe-á exigida a demonstração dos conhecimentos e competências equivalentes aos necessários para aprovação na UC mediante avaliação ao longo do semestre (trabalho laboratorial).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Lowndes, Vivien; David Marsh e Gerry Stoker (2018), Theory and methods in political science, Londres, Palgrave. Bryman, Alan (2012), Social Research Methods, Oxford University Press. Clark, Tom; Liam Foster, e Alan Bryman (2019), How to do your Social Research Project or Dissertation, Oxford, OUP. Gustafsson, Karl & Hagström, Linus (2018) “what is the point? teaching graduate students how to construct political science research puzzles”. European Political Science 17, 634–648. Howard, Christopher (2017), Thinking like a Political Scientist: a practical guide to research methods, The University of Chicago Press. King, Gary, Robert Keohane e Sidney Verba (1994), Designing Social Inquiry, Princeton, Princeton University Press. Pollock III, Philip H., e Barry C. Edwards (2019), The Essentials of Political Analysis, 6ª ed., Washington, CQ Press. Silverman, David (2014), Interpreting Qualitative Data, 4ªed., Los Angeles, Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Almeida, João Ferreira de, e José Madureira Pinto (1982), A Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Editorial Presença. Bardach, Eugene, e Eric M. Patashnik (2019), A Practical Guide for Policy analysis. The Eightfold Path to More Effective Problem Solving, 6ªed., Thousand Oaks, Sage e CQ Press Box-Steffensmeier, Janet M. (ed.) (2010), The Oxford Handbook of Political Methodology, Oxford, OUP. Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press. Johnson, Janet Buttolph, e H. T. Reynolds (2020), Political Science Research Methods, 9ªed., Los Angeles, Sage. Quivy, R. e L. Champenhoud (2003), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva. Landman, Todd and Edzia Carvalho (2016), Issues and Methods in Comparative Politics. An Introduction, 4th. Ed., Londres, Routledge. Ridley, Diana (2008), The literature review: a step-by-step guide for students, Londres, Sage. Shively, W. Phillips (2016). The Craft of Political Research, Londres, Routledge.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29