Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00490
Acrónimo :
00490
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
---

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Aprovação na disciplina Laboratório de Elaboração de Projecto em Ciência Política

Objetivos Gerais / Objectives


Os objetivos gerais da UC são: 1) Desenvolvimento de competências na aplicação de conhecimentos teóricos e metodológicos, através da concretização de um projeto de pesquisa, atribuindo-se particular relevância à consistência entre teoria, metodologia, hipóteses e análise de dados; 2) Pretende-se, ainda, que os estudantes adquiram hábitos de trabalho em grupo e de debate científico nas diferentes etapas da pesquisa empírica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objetivos específicos de conhecimento prendem-se com as competências a adquirir pelos estudantes nas diferentes fases de desenvolvimento de uma pesquisa: a) seleção e utilização de conceitos, métodos e técnicas de recolha de dados numa pesquisa concreta; b) lançamento de hipóteses empíricas e sua validação; c) prática de recolha e processamento de informação empírica, primária e secundária; d) utilização de fontes bibliográficas, documentais e estatísticas em suporte de papel ou electrónico; e) análise de dados univariada, bivariada e multivariada, e utilização de aplicações informáticas adequadas; f) apresentação dos resultados empíricos e das conclusões do trabalho de pesquisa. g) pretende-se, ainda, o desenvolvimento de competências discursivas e de debate científico

Conteúdos Programáticos / Syllabus


- Consolidação dos projectos de pesquisa dos alunos, do ponto de vista da exequibilidade e dos seus conteúdos. - Consolidação do quadro teórico e conceptual de análise: objectivos, teoria, quadro de análise e hipóteses. - Plano de análise de dados e instrumentos de recolha da informação. Pesquisa de dados primários e secundários. - Análise de dados (teste de hipóteses). - Redacção do relatório de projecto.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos das aulas satisfazem a realização dos objetivos pretendidos, pelas razões seguintes: 1) os estudantes têm de desenvolver um projeto de pesquisa em aula, o que vai desenvolver as competências enunciadas nos objetivos específicos, 2) os trabalhos de pesquisa são de grupo, o que desenvolve os hábitos de trabalho em equipa. 3) a apresentação e discussão em aula dos projetos e dos seus resultados desenvolve competências discursivas e de debate científico.

Avaliação / Assessment


Os estudantes vão desenvolvendo os seus projetos de pesquisa ao longo do semestre, que serão sujeitos a avaliação e a eventuais reajustamentos. Pretende-se que a aprendizagem contemple: I)momentos de trabalho individual, quer em aula quer em casa; II) momentos de trabalho de grupo, na análise, apresentação e discussão dos projectos de pesquisa e seus resultados; III)interacção dos estudantes com a docente no trabalho laboratorial. | 1. Avaliação contínua - Assiduidade, participação nas aulas e desenvolvimento da investigação ao longo do semestre (25%) - Duas apresentações orais do trabalho de grupo final (10%+15%=25%) - Trabalho de grupo final (50%) Nota: Estudantes em avaliação contínua têm que assistir a pelo menos 70% das aulas. OU 2. Avaliação por exame

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os estudantes vão desenvolvendo os seus projetos de pesquisa ao longo do semestre, que serão sujeitos a avaliação e a eventuais reajustamentos. Pretende-se que a aprendizagem contemple: I)momentos de trabalho individual, quer em aula quer em casa; II) momentos de trabalho de grupo, na análise, apresentação e discussão dos projectos de pesquisa e seus resultados; III)interacção dos estudantes com a docente no trabalho laboratorial.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino assenta na elaboração de um projeto de pesquisa pelos estudantes que depois terão de concretizar empiricamente. É deste modo que os estduantes desenvolvem as competências científicas enunciadas nos objectivos.

Observações / Observations


Esta é uma UC de trabalho laboratorial, neste sentido os estudantes são aconselhados a escolherem a avaliação contínua. Tendo em conta o Despacho 31/2020 foram feitas as seguintes alterações ao processo de avaliação, que foram comunicadas ao coordenador de curso e aos estudantes: O exame de 1ª época vai ser oral e realizado através do Zoom, no dia marcado, em hora a combinar com cada estudante. Os exames de 2ª e época especial são escritos e presenciais.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Lowndes, Vivien et al. (2018), Theory and methods in political science, London, Palgrave. Johnson, Janet Buttolp e H. T. Reynolds (2015, 7ª ed), Political Science Research Methods, Los Angeles, Sage. Gschwend, Thomas, e Frank Schimmelfennig (2011). Research Design in Political Science. How to Practice What They Preach? Houndmills, Basingstoke: Palgrave. Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas em Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta. Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences, Cambridge, Cambridge University Press. Box-Steffensmeier, Janet M. (ed.) (2010), The Oxford Handbook of Political Methodology, Oxford, OUP. Albarello, Luc et al. (1997), Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Silva, Augusto Santos e J. Madureira Pinto (1986) (Org), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento. Quivy, R. e L. Champenhoud (2003), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva. Ridley, Diana (2008), The literature review: a step-by-step guide for students, Londres, Sage. Ragin, Charles (1987), The Comparative Method. Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, Berkley, University of California Press. Punch, Keith F. (1998), Introduction to Social Research: Quantitative & Qualitative Approaches, Londres, Sage. Moreira, Carlos Diogo (2007), Teorias e práticas de investigação, Lisboa : Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. King, Gary, Robert Keohane e Sidney Verba (1994), Designing Social Inquiry, Princeton, Princeton University Press. Johnson, Janet Buttolph, Richard A. Joslyn e H. T. Reynolds (2001), Political Science Research Methods, Washington, CQ Press. Hantrais, Linda, e Steen Mangen (1996), Cross-national research methods in the social sciences, Londres, Pinter. Guerra, Isabel Carvalho (2006), Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso, Estoril, Principia. Ghiglione, Rodolphe e Benjamin Matalon (1992), O Inquérito. Teoria e Prática, Oeiras, Celta Editora. Denzin, Norma K., e Yvonna S. Lincoln (2005), The Sage handbook of qualitative research, Thousand Oaks, SAGE. Creswell, John W. (1994), Research Design. Qualitative & Quantitative Approaches, Thousand Oaks, Sage. Charmaz, Kathy (2006), Constructing grounded theory: a practical guide through qualitative analysis, Londres, Sage. Bryman, Alan (1989), Research Methods and Organization Studies, London, Routledge. Booth, Wayne C., Gregory G. Colomb e Joseph M. Williams (2003), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press. Blanchet, Alain (1987), ?Interviewer?, in Alain Blanchet et ali, Les Techniques d?Enquête en Sciences Sociales, Paris, Dunod. Black, Thomas R. (1993), Evaluating Social Science Research: An Introduction, Londres, Sage. Blaikie, Norman (2007), Approaches to social enquiry: advancing knowledge, Cambridge, Polity Press. Bardin, Laurence (1977), Análise de Conteúdo, Lisboa, Edições 70. Babbie, Earl (1989), The practice of Social Research, Belmont, California Wadsworth Publishing Company. Almeida, João Ferreira de, e José Madureira Pinto (1982), A Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Editorial Presença.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16