Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00498
Acrónimo :
00498
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa analisar o papel das guerras e das revoluções na formação da Europa contemporânea (séculos XIX e XX), considerada tanto no seu conjunto como ao nível das experiências nacionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Adquirir conhecimentos informados sobre os principais conflitos da Europa Contemporânea, na sua diversidade. OA2. Sustentar uma reflexão crítica sobre o significado do conflito na construção da Europa. OA3. Desenvolver técnicas de leitura crítica de bibliografia e de pesquisa de informação histórica. OA4. Aprender a comunicar oralmente perante especialistas e não especialistas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Revoluções e Guerras: a construção da Europa contemporânea CP2. Sob o signo do liberalismo (séc. XIX) CP3. Sob o signo do nacionalismo CP4. Sob o signo do totalitarismo CP5. Sob o signo da Guerra Fria CP6. O fim da Guerra Fria e o desmembramento da URSS: retorno da guerra à Europa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a articulação entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1: CP2, CP3, CP4, CP5 OA2: CP1, CP6

Avaliação / Assessment


1.Avaliação periódica Elaboração de um trabalho individual, valendo 50% da nota. O artigo escrito tema ponderação de 30% e a apresentação oral do mesmo trabalho em aula tem a ponderação de 20%. Teste escrito com toda a matéria do programa, com base nas aulas e na bibliografia indicada: 50%. 2. Exame final O exame final contempla toda a matéria do programa, com base na bibliografia indicada.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teóricas apresentam conteúdos e conceitos e introduzem os principais debates. As aulas teórico-práticas consistem na discussão de bibliografia ou fontes históricas e na apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos. Os alunos são ainda incentivados a acompanhar as matérias fora da sala de aula através de leituras e pesquisas. O modelo de aulas e o sistema de avaliação concorrem para uma estratégia pedagógica que combina de forma equilibrada o saber adquirido e o saber transmitido.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O modelo de aulas, em conjugação com o sistema de avaliação, permite aos alunos, por um lado, aprofundar conhecimentos (históricos, teóricos, metodológicos), e, por outro, desenvolver algumas competências e capacidades adequadas ao nível de estudos (1º ciclo). No que se refere concretamente ao alinhamento entre os elementos de avaliação (AV) e os objectivos de aprendizagem (AO), pode estabelecer-se a seguinte a relação: AV1 ? OA1, OA2, OA3. AV2 ? OA3, OA4. AV3 ? OA3, OA4. AV4 ? OA1, OA2, OA3.

Observações / Observations


---

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Hobsbawm, Eric J. (2001), A era das revoluções: 1789-1848, Lisboa, Presença. Hobsbawm, Eric (1996), A Era dos Extremos. História breve do Século XX, 1914-1991, Lisboa, Presença. Ou versão original: Hobsbawm, Eric J. (1994), Age of Extremes. The Short Twentieth Century. 1914-1991, London, Michael Joseph Ltd. Graham, Helen (2006), Breve história da Guerra Civil de Espanha, Lisboa, Tinta-da-China Editores. Gaddis, John Lewis (2005), A Guerra Fria, Lisboa, Edições 70. Davies, Norman (2006), A Europa em guerra: 1939 1945, Lisboa, Edições 70. Brown, Archie (2010), Ascensão e queda do comunismo, Lisboa, Publicações Dom Quixote.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Tarrow, Sidney (1998), Power in Movement. Social Movements and Contentious Politics, 2nd ed., Cambridge, Cambridge University Press. Rosas, Fernando, José Brandão de Brito (dirs.) (1996), Dicionário de História do Estado Novo, 2 vols., Venda Nova, Bertrand Editora Rosas, Fernando (Coord.), Ansgar Schaefer, António Carvalho, Cláudia Ninhos, e Cristina Clímaco (2021), O essencial sobre os portugueses no sistema concentracionário do III Reich, Lisboa, Imprensa Nacional. https://imprensanacional.pt/wp-content/uploads/2021/06/O-Essencial-Sobre-Os-Portugueses-no-Sistema-Concentracionario-do-III-Reich.pdf Roberts, J. M. (2001), Europe. 1880-1945, Londres, Longman. Ramalho, Margarida de Magalhães (2021), O essencial sobre os salvadores portugueses, Lisboa, Imprensa Nacional. https://imprensanacional.pt/wp-content/uploads/2021/06/O-Essencial-Sobre-Os-Salvadores-Portugueses.pdf Pipes, Richard (2016), La revolución rusa, Barcelona: Debate. Pereira, José Pacheco (1980), ?As lutas sociais dos trabalhadores alentejanos: do banditismo à greve?, Análise Social, XVI (61-62), pp. 135-156. Paxton, Robert O. (1997), Europe in the Twentieth Century, Nova Iorque, Harcout Brace College Publishers. Ninhos, Cláudia (2021), O essencial sobre Aristides de Sousa Mendes, Lisboa, Imprensa Nacional. https://imprensanacional.pt/wp-content/uploads/2021/06/O-Essencial-Sobre-Aristides-de-Sousa-Mendes.pdf. Mattoso, José (dir.) (1994), História de Portugal, vols. 4º a 8º, Lisboa, Círculo de Leitores. Marques, Isabel Pestana (2008), Das trincheiras, com saudade: a vida quotidiana dos militares portugueses durante a Primeira Guerra Mundial, Lisboa, A Esfera dos Livros. Lucena, Manuel (1977), ?A revolução portuguesa: do desmantelamento da organização corporativa ao duvidoso fim do corporativismo?, Análise Social, vol. XIII (51), pp. 541-592. Leffler, Melvyn, Westad, Odd Arne (2010), The Cambridge History of the Cold War, Vols 1-3, Cambridge University Press. Keegan, John (2006), Uma História da Guerra, Lisboa, Tinta-da-China Editores. Hobsbawm, Eric J. (1978), Rebeldes primitivos: estudos sobre formas arcaicas de movimentos sociais nos séculos XIX-XX, Rio de Janeiro, Zahar Editores. Hobsbawm, Eric (2011), How to change the world: Marx and marxism 1840-2011, London, Little Brown. Hammond, Thomas T. (ed.) (1975), The Anatomy of Communist Takeovers, New Haven and London, Yale University Press. Figes, Orlando (1997), A people's tragedy: the russian revolution 1891-1924, London: Pimlico, 1997. Figes, Orlando, Boris Kolonitskii (1999), Interpreting the russian revolution: the language and symbols of 1917, New Haven: Yale University Press. Figes, Orlando (2010), Crimea: the last crusade, Londres, Penguin Books. Barreto, António, Maria Filomena Mónica (coords.) (1999). Dicionário de História de Portugal, 3 vols., Porto, Livraria Figueirinhas.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16