Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular (UC) tem como objetivo proporcionar aos/às estudantes um conhecimento avançado sobre planeamento e avaliação em contextos de educação e formação, nomeadamente no que respeita aos conceitos, ao desenvolvimento de organizações e programas educativos e formativos, aos modelos e metodologias, aos agentes e aos processos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, os/as estudantes deverão ser capazes de: OA1 – Definir Planeamento e Avaliação em contextos de aplicação ao desenho e desenvolvimento de organizações e programas educativos e formativos, em vários níveis de escala, setores, segmentos e objetos. OA2 – Distinguir os diferentes modelos e metodologias de planeamento e de avaliação e respetivos fundamentos, instrumentos, mais-valias e riscos. OA3 – Apontar as principais agências de planeamento e de avaliação em contextos de educação e formação e possíveis relações de poder. OA4 – Conceber/Executar processos de planeamento e de avaliação em contextos de educação e formação participados, considerando as mais-valias/desafios a potenciar/contornar.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 – Planeamento e Avaliação em Educação e Formação (E&F): 1.1. Definição dos conceitos aplicados à E&F, 1.2. Níveis de escala, setores, segmentos e objetos. CP2 – Modelos de Planeamento e Avaliação: 2.1. Evolução dos modelos de Planeamento e Avaliação, 2.2. Fundamentos, instrumentos, mais-valias, riscos dos modelos. CP3 – Agências de Planeamento e Avaliação em E&F: 3.1. Agentes por níveis de escala (agências internacionais, programas nacionais, gestão local, gestão institucional, gestão pessoal, docente e discente) e relações de poder, 3.2. Contributos e responsabilidades dos agentes por níveis de escala. CP4 – Processos de Planeamento e Avaliação em E&F: 4.1. As fases dos processos: Diagnóstico/Análises prospetivas, Decisão/Planeamento (previsão e gestão de recursos), Implementação/Monitorização, Avaliação, 4.2. Estratégias metodológicas por fase: como programar o planeamento e a avaliação, potenciando as oportunidades e superando os desafios, 4.3. A importância da participação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Explicitar os conceitos de planeamento e avaliação e refletir sobre níveis de escala, setores, segmentos e objetos (CP1) possibilita que os/as estudantes conheçam esses conceitos e os apliquem a contextos de E&F (OA1). Estudar a evolução, fundamento, instrumentos, mais-valias e riscos dos modelos de planeamento e avaliação (CP2), possibilita que os/as estudantes distingam os diferentes modelos e identifiquem em que situações educativas e formativas a sua aplicação é mais adequada (OA2). Identificar os tipos e níveis de agentes dos processos de planeamento e avaliação em E&F, e respetivos contributos e responsabilidades (CP3), possibilita que os/as estudantes conheçam as principais agências daqueles processos e as possíveis relações de poder (OE3). Refletir sobre e experimentar processos de planeamento e de avaliação em contextos de E&F (CP4) possibilitam que os/as estudantes concebam e executem aqueles processos com capacidade de potenciar as mais-valias e de superar os desafios (OA4).
Avaliação / Assessment
O sistema de avaliação desta Unidade Curricular foi concebido para medir o progresso dos/das estudantes de forma abrangente ao longo dos semestres e prevê as duas modalidades no Regulamento Geral da Avaliação de Conhecimentos e Competências: 1. Avaliação ao Longo do Semestre, que inclui os instrumentos indicados de seguida com as respetivas ponderações para o cálculo da nota final (entre 0 e 20 valores): - Assiduidade e Participação (10%): os/as estudantes são aconselhados a participar regularmente de forma presencial nas aulas para que tenham a possibilidade de adquirir as competências necessárias, não apenas para concluir a Unidade Curricular, mas também para aplicar nas suas profissões. - Trabalhos individuais (40%): Cada estudante terá de entregar, através do moodle, um mínimo de três trabalhos individuais, ao longo do semestre, que serão propostos todas as semanas pelo docente e selecionados de acordo com os gostos e tempos dos/das estudantes. Estes trabalhos consistem em análises de casos práticos de processos de planeamento e avaliação internacionais, nacionais, locais e organizacionais, ou mini ensaios sobre os conteúdos programáticos da Unidade Curricular (com o máximo de 2 páginas para cada trabalho individual). O/A estudante que assim o entenda, pode realizar mais trabalhos além do número mínimo para a obtenção da nota instrumento de avaliação; o docente dará feedback individualizado a todos os trabalhos entregues através do moodle. A nota a este instrumento será calculada a partir da média aritmética dos três trabalhos entregues através do moodle que tiveram as notas mais elevadas. - Trabalho de grupo (50%): Ensaio de reflexão crítica sobre um caso prático de processo de planeamento e avaliação, com apresentação e discussão em aula, antes da entrega final em data a determinar (máximo de 12 páginas). O processo de avaliação ao longo do semestre, vulgo contínua, alinha-se com o processo de feedback, no sentido da promoção de uma aprendizagem progressiva e contínua, e que se prevê realizar informalmente, nas componentes participativas e ativas das aulas, e formalmente, aos trabalhos individuais e à apresentação e ao ensaio/trabalho de grupo. A avaliação contínua exige uma nota mínima de 7 valores em cada instrumento de avaliação para aprovação. 2. Avaliação por Exame (100%): para estudantes que optarem por esta modalidade de avaliação ou que não atinjam os critérios mínimos na Avaliação ao Longo do Semestre, O Exame final terá uma duração de 2 horas e cobrirá todos os conteúdos programáticos lecionado ao longo dos dois semestres.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias e práticas pedagógicas previstas para esta Unidade Curricular estão articuladas com o Modelo Pedagógico do Iscte, que promove uma abordagem de ensino centrada no/a estudante, incentivando o desenvolvimento de competências transversais específicas através de uma aprendizagem ativa e participada. Este modelo pedagógico valoriza a integração do conhecimento teórico com a prática, o uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino sempre que possível, e a promoção de um ambiente de aprendizagem colaborativo entre discentes e entre discentes e docente. As estratégias, e respetivas práticas, incluem: - Componentes expositivas - dos conteúdos programáticos e recorrendo, sempre que pertinente e possível, a exemplos de casos práticos de processos de planeamento e avaliação internacionais, nacionais, locais e organizacionais – em todas as aulas. - Componentes participativas - questões, debates ou discussões em torno de temas atuais da investigação na área da educação e formação (incluindo acerca de questões/dúvidas sobre planeamento e avaliação dos/das estudantes) ou de exemplos de casos práticos de processos de planeamento e avaliação internacionais, nacionais, locais e organizacionais - em todas as aulas. - Componentes práticas - exercícios práticos variados individuais ou em grupo - em todas as aulas. - Trabalho autónomo – análise de casos práticos de processos de planeamento e avaliação internacionais, nacionais, locais e organizacionais, ao longo do semestre, individualmente e em grupo, incentivando os/as estudantes a desenvolver as leituras obrigatórias e complementares desta Unidade Curricular.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e os instrumentos de avaliação estão estruturados de forma a garantir que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos de maneira eficaz e mensurável, e que a avaliação dos conhecimentos e competências dos/das estudantes é completa e integrada. - As componentes expositivas fornecem a base teórica necessária para definir e refletir sobre processos de planeamento e de avaliação em contextos de educação e formação, distinguir modelos e metodologias, identificar os diferentes níveis de agências e as fases de elaboração inerentes aos mesmos (vertente relativa aos conhecimentos dos OE). Estas componentes são dinamizadas em articulação com as componentes participativas e ativas de forma a promover a ligação entre teoria e prática. - As componentes participativas e ativas permitem que os/as estudantes apliquem os conteúdos programáticos, ou seja, que treinem as suas competências ao nível da conceção e execução de processos de planeamento e avaliação em contextos de educação e formação (Diagnóstico/Análises prospetivas, Decisão/Planeamento (previsão e gestão de recursos), Implementação/Monitorização, Avaliação), potenciado mais-valias e superando desafios (vertente relativa às competências dos OE). Estas componentes potenciam não apenas a participação ativa dos/das estudantes, como também o promovem o processo de feedback por parte do docente às intervenções e exercícios realizados em aula. - O trabalho autónomo (trabalhos individuais e de grupo), incluindo leituras e os exercícios práticos propostos, promove a autonomia e o desenvolvimento de competências de conceção e execução de processos de planeamento e avaliação em contextos de educação e formação. – O Exame avalia de forma abrangente o conhecimento adquirido ao longo do semestre, garantido que os/as estudantes dominem todos os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular.
Observações / Observations
- O uso de ferramentas de inteligência artificial, como por exemplo, o ChatGPT, deve ser devidamente referenciado, incluindo a prompt utilizada para a geração de conteúdos. - Os/as estudantes com estatuto especial (ou em condições de a obter) devem consultar o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial do Iscte, disponível na página da instituição, e contactar o/a docente no início do semestre. - Recomenda-se a leitura atenta do “Estilo APA” disponível na página da biblioteca do Iscte para efetuar formatação de trabalhos, citações e referências bibliográficas dos trabalhos desta Unidade Curricular. - Esta Unidade Curricular contribui para o ODS1 - Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares e o ODS4 - Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Capucha, L. (2008). Planeamento e Avaliação de Projetos. Lisboa: DGIDC-ME. - Capucha, L. & Caramelo, S. (2024). Ciências Sociais Aplicadas – Planeamento e Avaliação de Políticas Públicas. Almedina (Economia e Finanças). ISBN: 9799894021353 - Ramalho, H. (2014). POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DE DOCENTES EM PORTUGAL. A avaliação do desempenho inserida no planeamento centralista da ação da docência. Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde, IP Viseu. - Santos. S., Neves, R., Marques, J. L. (2019). Políticas Educativas Locais, Cartas Educativas e Planos Estratégicos Educativos – desafios e decisões em dois contextos. Em Indagatio Didactica, vol. 11 (1). p. 301-321. - UNESCO (2010a). Strategic Planning Concept and rationale. Education Sector Planning. WP1 UNESCO-IIPE. - UNESCO (2010b). Strategic planning: Organizational arrangements. Education Sector Planning. WP2, UNESCO-IIPE. - UNESCO (2010c). Strategic Planning: Techniques and Methods. Education Sector Planning. WP3, UNESCO-IIPE.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Afonso, A. J. (2010). Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência. Em Estudos em Avaliação Educacional, 21(46), p. 343-362. - Abrantes, P. (2010). Políticas de avaliação e avaliação de políticas: o caso português no contexto ibero-americano. Em Revista Iberoamericana de Educación, 53, pp. 25-44. - Almeida, S., Batista, S., Gonçalves (2018). Projetos Educativo e Curricular: contributo para o desenvolvimento de um modelo integrado. Projecto ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência, CICS.NOVA. - Batista, S., Gonçalves, E., Rosa, R., Trigo, M. (2012). Projectos Educativos – para um - Candeias, A. (2005). Modernidade, educação, criação de riqueza e legitimação política nos séculos XIX e XX em Portugal. Em Análise Social, vol. XL (176), 2005, p. 477-498. - Carneiro, R. (2017). Fundamentos da análise prospectiva e do planeamento estratégico?ensaio de aplicação à formulação da política educacional. Em Povos e Culturas, 20, 335-397. - Coffey, D. et al. (2015). Innovative planning to meet the future challenges of elementary education. Em Educational Planning, 22 (1), pp. 5-14. - Cordeiro, A. M.; Martins, H. A. & Ferreira, A. G. (2014). As cartas educativas municipais e o reordenamento da rede escolar no Centro de Portugal: das condições demográficas às decisões políticas. Em Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 22 (84), pp. 581-608. - Fernandes, D. (2007). A avaliação das aprendizagens no Sistema Educativo Português. Em Educação e Pesquisa, v.33, n.3, p. 581-600. - Fung, A., Wright, E. O. (2001). Deepening Democracy: Innovations in Empowered Participatory Governance. Em Politics & Society, Vol. 29, Nº 1. - Machado, J, Alves, J. M. (2015). A Carta Educativa como instrumento de planeamento e gestão. Universidade Católica Editora. - Perestrelo, M. (2002). Planeamento estratégico e avaliação: metodologias de análise prospectiva. Em Cidades, Comunidades e Territórios, 4, pp. 33-43. - Rodrigues, M. L. (org.) (2014). 40 Anos de Políticas Educativas em Portugal. Almedina. - Santiago, P. et al. (2012). Portugal: OECD Reviews of Evaluation and Assessment in Education. OECD.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23