Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00504
Acrónimo :
00504
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade pretende constituir um espaço de desenvolvimento de capacidades reflexivas, conceptuais e operatórias acerca de uma multiplicidade de modelos e práticas de planeamento e de avaliação que se têm vindo a desenvolver, a nível internacional, nacional e local, e que são hoje muito relevantes para o exercício de profissões qualificadas no âmbito da Educação e Formação. Através das aulas teórico-práticas e do trabalho autónomo orientado, pretende-se que os estudantes não apenas conheçam as principais teorias e metodologias do planeamento e da avaliação, mas também que explorem e reflitam criticamente sobre os modos diversos como estes processos se aplicam, atualmente, no campo da educação e formação, desenvolvendo competências mais reflexivas e estruturadas que orientem a sua prática profissional subsequente.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que os estudantes, no final do semestre: - Compreendam os conceitos de planeamento e de avaliação, aplicados ao desenho e desenvolvimento de organizações e programas educativos, em vários níveis de escala; - Distingam diferentes metodologias de planeamento e de avaliação, bem como os fundamentos, os instrumentos e as mais-valias principais que as caracterizam; - Conheçam as principais agências de planeamento e avaliação, no domínio educativo e da formação, nos níveis internacional, nacional e local; - Revelem capacidade de conceber e executar processos de planeamento e de avaliação, em contextos de educação e formação; - Tenham consciência das mais-valias (e dos desafios) do planeamento e da avaliação para o desenvolvimento de programas educativos e de formação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introdução - O que é planear e avaliar - Planeamento e avaliação da UC 1. Teorias e conceitos - Agentes, níveis de escala e objetos - Elementos e dimensões - Correntes do planeamento - Modelos de avaliação 2. Métodos e técnicas - Diagnóstico e Análise Prospetiva - Objetivos, metas e atividades - Envolvimento dos agentes: relações de poder - Estratégias: potenciar oportunidades, superar desafios - Previsão e gestão de recursos - Execução e monitorização - Avaliação: métodos e técnicas 3. Casos concretos - Agendas internacionais - Reformas e programas nacionais - Gestão dos profissionais - Rede, cartas educativas e planos municipais - Oferta de formação profissional - Construção e requalificação de escolas - Projetos de intervenção socioeducativa - Projetos e avaliação das escolas - Currículos, autonomia e inovação - Planear e avaliar em cenários críticos - A avaliação dos alunos e formandos Balanço das aprendizagens

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos são organizados em dois grandes blocos: o primeiro (teorias e conceitos) centra-se no desenvolvimento das capacidades conceptuais referidas nos objetivos; o segundo (técnicas e discussão de casos práticos) foca-se no desenvolvimento das capacidades operatórias. As competências reflexivas serão estimuladas ao longo de todo o semestre e, sobretudo, no trabalho autónomo semanal solicitado.

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua (assiduidade mínima de 7 aulas) a) Participação nas aulas, revelando compreender os conteúdos, realizar leituras solicitadas e desenvolver uma reflexão fundamentada (20%) b) Competências demonstradas nos trabalhos autónomos semanais, ao longo do semestre, sob orientação do professor (40%) c) Competências reveladas no ensaio final (por escrito, em vídeo e com discussão de grupo), realizado em grupo (40%) Participação oral e trabalhos escritos podem ser realizada em Português, Inglês ou Espanhol. Pode fazer exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Baseado na interação entre (a) apresentação de teorias, métodos e "estudos de caso", por parte do professor; (b) questionamento e debate em turma sobre processos concretos e atuais de planeamento e avaliação; (c) leituras e trabalho semanal autónomo dos estudantes, orientado e discutido em aula com o professor. Deverão realizar uma análise crítica de um processo de planeamento e/ou de avaliação em curso, utilizando as ferramentas conceptuais desenvolvidas nesta unidade.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos são organizados em três grandes blocos: o primeiro (teorias e conceitos) centra-se no desenvolvimento das capacidades conceptuais, nomeadamente a compreensão do que é o planeamento e avaliação, as suas diferentes correntes e modalidades, bem como as principais organizações em que se desenvolvem, do nível internacional ao local; o segundo (técnicas) foca-se no desenvolvimento de capacidades operatórias, no sentido de permitir aos estudantes conhecer uma panóplia de técnicas através das quais se planeia e se avalia, bem como as suas mais-valias e limitações; o terceiro (casos práticos) é dedicado ao conhecimento de processos concretos de planeamento e à aplicação das teorias e técnicas na resolução de problemas concretos do planeamento e avaliação. As competências reflexivas serão estimuladas ao longo de todo o semestre, sobretudo, no trabalho autónomo semanal e no ensaio final, bem como no envolvimento dos estudantes no planeamento e avaliação da própria unidade curricular. As metodologias de ensino-aprendizagem, ao assentarem num modelo dialógico e de trabalho autónomo dos estudantes, orientado pelo docente e debatido em aula, permitem desenvolver as competências conceptuais, operatórias e reflexivas definidas como objetivos de aprendizagem. A apresentação de teorias, técnicas e "estudos de caso", por parte do professor, permite aos alunos noções básicas de planeamento e de avaliação, bem como das suas diferentes metodologias e dos principais agentes envolvidos. Por seu lado, o envolvimento dos estudantes no próprio planeamento e avaliação da unidade, as apresentações e os debates em turma sobre casos concretos, o trabalho semanal autónomo dos estudantes e a produção de um ensaio final, orientados pelo professor, permitem aos estudantes aplicar esses conhecimentos a situações reais e significativas, explorando diferentes perspetivas e experiências, aferindo as suas mais-valias e riscos, expressando as suas propostas e dúvidas, tornando-se desta forma mais competentes e autónomos no desenho e execução de processos de planeamento e avaliação, em diferentes áreas, organizações e metodologias.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16