Sumários

Conclusões, esclarecimentos e balanço de aprendizagens

3 Dezembro 2021, 20:30 Rita Sousa


Avaliação do trabalho autónomo semanal: feedback do teste rápido de conhecimentos

Esclarecimento de alguns aspetos em que os estudantes revelaram mais dúvidas/dificuldades: a definição de indicadores e a distinção entre tipos de avaliação

Balanço do trabalho realizado na UC e das aprendizagens realizadas

Debate sobre a importância do planeamento e da avaliação para a realização da dissertação de mestrado e para a inserção profissional na área da educação

A avaliação em educação e formação. A avaliação de profissionais, projetos e organizações

26 Novembro 2021, 20:30 Rita Sousa


  • Balanço do trabalho autónomo da semana anterior
  • A avaliação de organizações: o caso da avaliação (externa e interna) escolas, em Portugal e na Europa
  • A avaliação de planos e projetos educativos
  • Aplicação prática: debate em turma sobre como desenhar um programa de avaliação de um projeto no âmbito da educação artística
  • Orientações para o trabalho autónomo da semana seguinte: realização de um teste rápido de conhecimentos na plataforma de elearning

Modelos de avaliação. A avaliação das aprendizagens dos alunos/formandos

19 Novembro 2021, 20:30 Rita Sousa


  • Balanço do trabalho autónomo semanal
  • Relevância da avaliação nos sistemas atuais de educação e formação
  • Modelos de avaliação, segundo os objetivos, os objetos, as etapas, os agentes e as metodologias
  • Discussão sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes modelos: o caso da avaliação das aprendizagens dos alunos/formandos e do desempenho dos docentes
  • Orientações para o trabalho autónomo da semana seguinte

Coordenação, regulação e monitorização. O caso do programa TEIP

12 Novembro 2021, 20:30 Rita Sousa


  • Balanço do trabalho autónomo da semana anterior
  • O caso do programa TEIP: modelo e coerência de planeamento, reformas internacionais
  • O acompanhamento da execução: técnicas de coordenação, regulação e monitorização
  • Os sistemas de informação e a privacidade: recolha, análise e divulgação de dados
  • Orientações para o trabalho autónomo da semana seguinte

Os recursos no planeamento e avaliação. O caso dos programas (socio)educativos

5 Novembro 2021, 20:30 Rita Sousa


  • Balanço do trabalho autónomo da semana anterior.
  • Tipos de recursos (e relações): humanos, materiais e financeiros
  • Como planear e avaliar os recursos, em educação e formação
  • O caso dos programas (socio)educativos: o exemplo de um projeto recente com reclusos
  • Orientação do trabalho autónomo para a semana seguinte