Programa

Mestrado em Educação e Sociedade

Programa

1. O que é o planeamento e a avaliação? Noções base. - conhecimento científico e gestão político-administrativa - a visão prospectiva: do planeamento tradicional ao planeamento estratégico - objectivos, modalidades e intervenientes nos processos de avaliação - posições epistemológicas: independência ou implicação? - um novo paradigma: vigilância democrática ou gestão tecnocrática? 2. Planeamento e Avaliação nos Organismos Transnacionais - o planeamento baseado na teoria do capital humano: êxitos e fracassos - a educação nos planos de desenvolvimento do Banco Mundial - os programas da UE para a educação e a formação: objectivos e monitorização - os planos da UNESCO para a educação básica: objectivos e avaliação - os indicadores de avaliação e comparação internacional da OCDE 3. Planeamento e Avaliação na Administração Central e Local - O Estado-regulador: um novo modelo de planeamento e avaliação? - Os planos nacionais: os casos recentes da leitura e da tecnologia - Competências municipais: cartas educativas e projectos educativos locais - A avaliação das competências dos alunos: exames e provas de aferição - A inspecção e o sistema de avaliação externa das escolas 4. Planeamento e Avaliação nas Organizações Educativas e de Formação - Projectos educativos, projectos curriculares e planos de actividades - As escolas como sede de intervenção comunitária: os territórios educativos - Auto-avaliação e avaliação interna de centros educativos e de formação - O planeamento e a avaliação de cursos e de acções de formação - Planeamento e avaliação enquanto componentes da prática docente