Bibliografia

Principal

  • AAVV (2020), Educação de Adultos: ninguém pode ficar para trás, CNE Araújo, L. (2015), Educação de Adultos: Soluções Transitórias para um Problema Persistente", em Rodrigues (org.), 40 Anos de Políticas de Educação em PT, Almedina, p.353-392 Ávila, P. (2023). Estudos extensivos de literacia em Portugal: um balanço. Sociologia, Revista da FLUP. 45, 27-50 Ávila, P. (2023). Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na EU, Sociologia, Problemas e Práticas. 102, 9-39 Boeren, E. (2016), Lifelong Learning Participation in a Changing Policy Context, Palgrave Macmillan Canário, R. (2000), Educação de Adultos: Um Campo e uma Problemática, EDUCA Costa, António Firmino da (2003), "Competências para a sociedade educativa: questões teóricas e resultados de investigação", em AA.VV. (org), Cruzamentos de Saberes. Aprendizagens Sustentáveis, Lisboa, FCG Field, J. (2006), Lifelong Learning and the New Educational Order UNESCO (2022),5th Global Report on Adult Learning and Education:

Secundária

  • - Alves, Mariana Gaio (2010), "Aprendizagem ao longo da vida: entre a novidade e a reprodução de velhas desigualdades", Revista Portuguesa de Educação, 23(1), pp. 7-28. - Ávila, P. (2008), A Literacia dos Adultos. Competências-chave na Sociedade do Conhecimento, Celta; - Benavente, Ana, Alexandre Rosa, António Firmino da Costa e Patrícia Ávila (1996), A Literacia em Portugal. Resultados de uma Pesquisa Extensiva e Monográfica, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian / Conselho Nacional de Educação. - Capucha, Luís (2018), "Educação de adultos: a ideologia conta", Forum Sociológico (32), pp. 17-27. Commission European (2019), Key Competences for Lifelong Learning, Luxembourg, Publications Office of the European Union. - Enguita, Mariano Fernández (2001), Educar en Tiempos Inciertos, Madrid, Morata. - European Comission (2012), EU High Level Group of Experts on Literacy. Final Report, Bruxelas. - Eurostat (2016), Classification of Learning Activities Manual, Luxembourg, Publications Office of the European Union. - Fernández, Florentino Sanz (2006), As raízes históricas dos modelos actuais de educação de pessoas adultas, Lisboa, Educa. - Milana, Marcella, Sue Webb, John Holford, Waller Richard e Peter Jarvis (orgs.) (2018), The Palgrave International Handbook on Adult and Lifelong Education and Learning, Palgrave Macmillan. - Perrenoud, Philippe (2003), Porquê Construir Competências a Partir da Escola? Desenvolvimento da Autonomia e Luta contra as Desigualdades, Porto, Edições Asa. - Rothes, Luís Areal (2009), Recomposição Induzida do Campo da Educação Básica de Adultos, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. - Schuller, Tom, John Preston, Cathie Hammond, Angela Brassete-Grundy e John Bynner (2004), The Benefits of Learning. The Impact of Learning on Health, Family Life and Social Capital, Londres, Routledge-Falmer. -UNESCO (2019), 4th Global Report on Adult Learning and Education. Leave no One Behind. Participation, Equity and Inclusion, Hamburg, UNESCO Institute for Lifelong Learning.: