Sumários
Aula nº 10
13 Dezembro 2024, 18:00 • Patrícia Ávila
Impactos e resultados dos
processos de educação e formação de adultos
- Impactos dos processos de
educação e formação de adultos em Portugal
Estudos de avaliação externa da Iniciativa Novas
Oportunidades
Estudos académicos: diversidade empírica e metodológica,
convergência de conclusões
- Outros resultados de investigações
sobre os impactos da EFA
- Balanço do funcionamento da UC
Aula nº 9
6 Dezembro 2024, 18:00 • Patrícia Ávila
Aula nº 9
Metodologias e modalidades de educação e formação de adultos
em Portugal
- Ensinar adultos. A experiência de vida
e a abordagem biográfica
- As principais modalidades educação e
formação de adultos em Portugal: cursos EFA e processos de RVCC
Aula nº 8
29 Novembro 2024, 18:00 • Patrícia Ávila
Educação de adultos em Portugal.
Evolução das políticas e indicadores de participação
- Adultos
pouco escolarizados e políticas públicas de educação e formação de adultos em
Portugal. Desafios globais e especificidades nacionais
- Evolução das políticas de
educação e formação de adultos desde 1974: principais fases e instrumentos
Das experiências da educação popular ao
Ensino Recorrente. A procura de modelos e estratégias para a educação de
adultos (1974-1999)
Da ANEFA à Iniciativa Novas Oportunidades
(2000 a 2010)
Do
desmantelamento da INO até ao presente (2011 a 2021)
- Indicadores e taxas de participação:
tendências recentes
aula nº 7
22 Novembro 2024, 18:00 • Patrícia Ávila
Literacia e avaliação de
competências-chave em estudos comparativos internacionais:
- A literacia como
competência-chave
- A literacia no mundo digital e
outras competências-chave
- Os estudos de avaliação direta
de competências de literacia e outras competências-chave
História e metodologia
Resultados: o IALS e o Estudo Nacional de Literacia; o PIAAC
Aula nº 6
15 Novembro 2024, 18:00 • Patrícia Ávila
Competências, competências-chave e aprendizagem ao longo da vida
O debate sobre competências no quadro das sociedades do conhecimento e da aprendizagem
As competências como perspetiva analítica; Competências e trabalho; Competências e escola
Referenciais de competências e reconhecimento de competências
Competências
e competências-chave