Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem como principal objectivo proporcionar um conjunto articulado de aprendizagens sobre a problemática da educação ao longo da vida nas sociedades contemporâneas, com particular ênfase na sociedade portuguesa. Para o efeito serão mobilizados recursos teóricos e evidências empíricas que permitam compreender a centralidade da aprendizagem ao longo da vida nas sociedades atuais, assim como a sua presença em orientações políticas, quer nacionais, quer europeias. Atendendo à especificidade da sociedade portuguesa, em particular no que concerne ao perfil de qualificações da população adulta, serão abordadas de forma aprofundada as modalidades de educação e formação de adultos dirigidas à população menos escolarizada, assim como os seus impactos em diferentes dimensões da vida.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Nesta UC, pretende-se que os alunos atinjam os seguintes objectivos de aprendizagem (OA) a) Compreender e reflectir criticamente sobre as principais características e dinâmicas das sociedades actuais e a relação destas com a centralidade crescente dos processos de aprendizagem ao longo da vida; b) Distinguir os vários tipos de processos e contextos de aprendizagem na idade adulta; c) Reflectir sobre as competências-chave, ou fundamentais, nas sociedades actuais; d) Identificar as condições sociais que favorecem, ou antes dificultam, o desenvolvimento de aprendizagens e compreender as desigualdades sociais neste domínio; e) Conhecer a evolução das modalidades de educação e formação existentes na sociedade portuguesa, a sua extensão e o perfil social dos adultos por elas abrangidos, e ainda o(s) seu (s) impacto(s).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Educação ao longo da vida: a unidade curricular e a relevância social e científica do tema 2. Sociedades marcadas pela educação e pela aprendizagem. Características, desafios e exigências das sociedades atuais 3. A educação e a aprendizagem ao longo da vida na agenda política 4. Aprendizagem e educação de adultos (AEA) em Portugal, na UE e no mundo 5. Desigualdades na AEA. As barreiras à participação 6. Competências, competências-chave e aprendizagem ao longo da vida 7. Literacia e avaliação de competências-chave em estudos comparativos internacionais 8. Educação de adultos em Portugal. Evolução das políticas e indicadores de participação 9. Metodologias e modalidades de educação e formação de adultos em Portugal 10. Impactos e resultados dos processos de educação e formação de adultos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objectivos da UC são alcançados com os conteúdos programáticos propostos como se demonstra em seguida: Objectivo de aprendizagem a) - pontos 1 e 2 do programa Objectivo de aprendizagem b) - pontos 3, 4 e 9 do programa Objectivo de aprendizagem c) - pontos 6 e 7 do programa Objectivo de aprendizagem d) - pontos 5 e 8 do programa Objectivo de aprendizagem e) - pontos 8, 9, 10 do programa
Avaliação / Assessment
1. Avaliação periódica A avaliação decorre dos seguintes elementos: Apresentação e debate oral, em grupo, de um texto, ou Ficha de leitura (30%); Trabalho individual escrito (70%). O trabalho individual será subordinado a um tema relacionado com o programa e deverá apoiar-se em referências bibliográficas previamente validadas pela docente. A dimensão do trabalho não deverá ultrapassar 10 páginas. O trabalho poderá ter discussão, a qual será considerada na nota final a atribuir. 2. Avaliação por exame A avaliação em época de exame pressupõe a entrega de um trabalho individual subordinado a um tema relacionado com o programa. O tema e bibliografia obrigatória são disponibilizados na plataforma moodle pelo menos 3 semanas antes da data de entrega. A dimensão do trabalho não deverá ultrapassar as 12 páginas. O trabalho poderá ter discussão, a qual será considerada na nota final a atribuir.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem desenvolve-se através aulas teóricas, aulas teórico-práticas, orientação tutorial e através do trabalho pessoal dos mestrandos. O trabalho pessoal consiste num conjunto de actividades que incluem: a)a participação nas aulas;b)a consulta e leitura da bibliografia de referência e a pesquisa autónoma de bibliografia complementar; c)a apresentação, em grupo, de um texto para debate em aula;e d)a realização de um trabalho individual escrito final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino desenvolvidas permitirão atingir os objectivos de aprendizagem estabelecidos. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver conhecimentos teóricos sobre a aprendizagem e a educação ao longo da vida quer através da componente teórica das aulas, quer a partir de leituras que farão, de forma autónoma, mas com orientação do docente, no decorrer da unidade curricular. Para cada aula serão indicadas, com antecedências, as leituras que todos os alunos deverão realizar. As aulas teórico-práticas, que incluem a apresentação em grupo de um texto previamente indicado, permitirão desenvolver a capacidade de exposição oral, assim como de argumentação, ao mesmo tempo que permitem consolidar o conhecimento sobre os temas em análise. Finalmente, o trabalho escrito, cujo tema é previamente acordado com o docente, possibilita a sistematização teórica e a reflexão crítica, empiricamente fundamentada, sobre a educação ao longo da vida nas sociedades contemporâneas
Observações / Observations
---
Bibliografia Principal / Main Bibliography
AAVV(2020),Educação de Adultos: ninguém pode ficar para trás, CNE; Araújo,L.(2015), Educação de Adultos: Soluções Transitórias para um Problema Persistente", em Rodrigues (org.),40 Anos de Políticas de Educação em Portugal,VI, Almedina, p.353-392; Ávila,P.(2008),A Literacia dos Adultos. Competências-chave na Sociedade do Conhecimento,Celta; Ávila, P, Aníbal(2019),"Adultos e aprendizagem em Portugal. Uma década de avanços e retrocessos no combate às desigualdades sociais educativas da população adulta", em Rothes (org.),A Participação Educativa dos Adultos, Mais Leituras, p.15-39; Boeren, E.(2016),Lifelong Learning Participation in a Changing Policy Context, Palgrave Macmillan; Canário, R.(2000),Educação de Adultos: Um Campo e uma Problemática,EDUCA; European Commission (2021),Adult education and training in Europe.Eurydice Report; Field, J. (2006),Lifelong Learning and the New Educational Order; OECD (2016),Skills Matter; UNESCO(2022),5th Global Report on Adult Learning and Education
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
World Bank (2019), World Development Report 2019: The Changing Nature of Work, Washington DC, World Bank. Werquin, Patrick (2010), Recognising Non-Formal and Informal Learning, OECD. UNESCO (2022), 5th Global Report on Adult Learning and Education. Citizenship Education: Empowering Adults for Change, Hamburg, UNESCO Institute for Lifelong Learning. UNESCO (2019), 4th Global Report on Adult Learning and Education. Leave no One Behind. Participation, Equity and Inclusion, Hamburg, UNESCO Institute for Lifelong Learning. UNESCO (2016), 3rd Global Report on Adult Learning and Education. The Impact of Adult Learning and Education on Health and Well-Being, Employment and the Labour Market, and Social, Civic and Community Life, Hamburg, UNESCO Institute for Lifelong Learning. UNESCO (2015), Recommendation on Adult Learning and Education (RALE), UNESCO. UNESCO (2014), Educação de Adultos em Retrospectiva. 60 anos de CONFINTEA, Brasília, UNESCO. UNESCO (2010), Marco de Ação de Belém, Brasília, UNESCO. Tuschling, Anna, e Christoph Engemann (2006), "From Education to Lifelong Learning: The emerging regime of learning in the European Union", Educational Philosophy and Theory, 38(4), pp. 451-469. Silva, Augusto Santos (1990, 2001), Educação de Adultos. Educação para o Desenvolvimento, Lisboa, Edições ASA. Schuller, Tom, John Preston, Cathie Hammond, Angela Brassete-Grundy e John Bynner (2004), The Benefits of Learning. The Impact of Learning on Health, Family Life and Social Capital, Londres, Routledge-Falmer. Schuller, Tom, e Richard Desjardins (2007), Understanding the Social Outcomes of Learning, OECD. Salgado, Lucília (org.) (2010), A Educação de Adultos: Uma Dupla Oportunidade na Família, Lisboa, ANQ. Rychen, Dominique Simone, e Laura Hersh Salganik (orgs.) (2003), Key Competencies for a Successful Life and a Well-Functioning Society, Gottingen, Hogrefe & Huber Publishers. Rubenson, Kjell, e Richard Desjardins (2009), "The Impact of Welfare State Regimes on Barriers to Participation in Adult Education. A Bounded Agency Model", Adult Education Quarterly, 59(3), pp. 187-207. Rouet, Jean-François, Mary Anne Britt, Egil Gabrielsen, Johanna Kaakinen, Tobias Richter e Marylou Lennon (2021), "PIAAC Cycle 2 assessment framework: Literacy", em OECD (org.), The Assessment Frameworks for Cycle 2 of the Programme for the International Assessment of Adult Competencies, OECD Skills Studies, OECD Publishing, pp. 40-64. Rothes, Luís Areal (2017), "Educação de adultos em Portugal. Realidades e desafios", em CNE (org.), Lei de Bases do Sistema Educativo. Balanço e Prospetiva. Vol. I, Lisboa, CNE, pp. 385-399. Rothes, Luís Areal (2009), Recomposição Induzida do Campo da Educação Básica de Adultos, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Perrenoud, Philippe (2003), Porquê Construir Competências a Partir da Escola? Desenvolvimento da Autonomia e Luta contra as Desigualdades, Porto, Edições Asa. OECD (2019), Getting Skills Right: Future-Ready Adult Learning Systems, Paris, OECD Publishing. OECD (2021), Education at a Glance 2021. OECD Indicators, Paris, OECD Publishing. OECD (2020), Increasing Adult Learning Participation: Learning from Successful Reforms. Getting Skills Right, Paris, OECD Publishing. OECD (2019), Skills Matter: Additional Results from the Survey of Adult Skills, Paris, OECD Publishing. OECD (2019), OECD Future of Education and Skills 2030. OECD Learning Compass 2030. A Series of Concept Notes, Paris, OECD. Murray, T. Scott, Richard Desjardins, Serge Coulombe e Jean-François Tremblay (2009), A Dimensão Económica da Literacia em Portugal: uma Análise, Lisboa, GEPE (Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação). Milana, Marcella, Sue Webb, John Holford, Waller Richard e Peter Jarvis (orgs.) (2018), The Palgrave International Handbook on Adult and Lifelong Education and Learning, Palgrave Macmillan. Martins, Guilherme de Oliveira (org.) (2017), Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Ministério da Educação/Direção Geral da Educação (DGE). Malglaive, Gérard (1995), Ensinar Adultos, Porto, Porto Editora. Lima, Francisco (2012), Os Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e o Desempenho no Mercado de Trabalho, Lisboa, Centro de Estudos de Gestão do IST. Kirsch, Irwin, e Mary Louise Lennon (2017), "PIAAC: a new design for a new era", Large-scale Assessments in Education, 5(1). Josso, Marie-Christine (2002), Experiências de Vida e Formação, Lisboa, EDUCA. Jarvis, Peter (2007), The Lifelong Learning and the Learning Society Trilogy. Globalisation, Lifelong Learning and the Learning Society (Vol. 2), London, Routledge. Jarvis, Peter (org.) (2000), The Age of Learning: Education and the Knowledge Society, Londres, Routledge Istance, David, Hans G. Schuetze e Tom Schuller (orgs.) (2002), International Perspectives on Lifelong Learning. From Recurrent Education to the Knowledge Society, Buckingham, SRHE and Open University Press. Ioannidou, Alexandra, e Andrea Parma (2022), "Risk of Job Automation and Participation in Adult Education and Training: Do Welfare Regimes Matter?", Adult Education Quarterly, 72(1), pp. 84-109. INE (2017), Inquérito à Educação e Formação de Adultos. Retrato estatístico de uma década, Lisboa, INE (Instituto Nacional de Estatística). INE (2013), Aprendizagem ao longo da vida. Inquérito à educação e formação de adultos 2011, Lisboa, INE (Instituto Nacional de Estatística). INE (2009), Aprendizagem ao Longo da Vida - Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2007, Lisboa, INE (Instituto Nacional de Estatística). Guimarães, Paula (2012), "A educação e formação de adultos (1999-2010): a progressiva importância da educação e formação para a competitividade", Revista Lusófona de Educação, 22, pp. 69-84. Gomes, Maria do Carmo (org.) (2006), Referencial de Competências-chave para a Educação e Formação de Adultos ? Nível Secundário, Direcção-Geral de Formação Vocacional (DGFV). Gomes, Maria do Carmo (2012), Qualificar adultos em Portugal: políticas públicas e dinâmicas sociais (Tese de Doutoramento), Lisboa, ISCTE. Freire, Paulo (1987, 1970), Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra. Fernández, Florentino Sanz (2006), As raízes históricas dos modelos actuais de educação de pessoas adultas, Lisboa, Educa. Eurostat (2016), Classification of Learning Activities Manual, Luxembourg, Publications Office of the European Union. European Commission (2019), Achievements under the Renewed European Agenda for Adult Learning. Report of the ET 2020 Working Group on Adult Learning (2018-2020), Luxembourg, Publications Office of the European Union. European Comission (2012), EU High Level Group of Experts on Literacy. Final Report, Bruxelas. Enguita, Mariano Fernández (2001), Educar en Tiempos Inciertos, Madrid, Morata. Dominicé, Pierre, Marie-Christine Josso, Ronald Muller, Monique Pfister, Françoise Ruedin-Equey e Laurence Turkal (1998), Les Origines Biographiques de la Compétence d'Apprendre, Genéve, Les Cahiers de la Section des Sciences de l'Education. Desjardins, Richard, Kjell Rubenson e Marcella Milana (2006), Unequal chances to participate in adult learning: international perspectives, Paris, UNESCO, International Institute for Educational Planning. Desjardins, Richard, e Alexandra Ioannidou (2020), "The political economy of adult learning systems - some institutional features that promote adult learning participation", Zeitschrift für Weiterbildungsforschung, 43(2), pp. 143-168. Desjardins, Richard (2020), "PIAAC Thematic Report on Adult Learning", OECD Education Working Paper, nº. 223. Delors, Jacques (1996), Educação, um Tesouro a Descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, Porto, Edições ASA. Cross, K. Patricia, (1981), Adults as Learners. Increasing Participation and Facilitating Learning. San Francisco, Jossey-Bass Publishers. Costa, João, e João Couvaneiro (2019), Conhecimentos Vs. Competências. Uma dicotomia disparatada na educação, Lisboa, Guerra e Paz. Costa, António Firmino da (2012), Desigualdades Sociais Contemporâneas, Lisboa, Mundos Sociais. Costa, António Firmino da (2003), "Competências para a sociedade educativa: questões teóricas e resultados de investigação", em AA.VV. (org.), Cruzamentos de Saberes. Aprendizagens Sustentáveis, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 179-194. Conselho Nacional de Educação (CNE) (2021), Estado da Educação 2020, Lisboa, Conselho Nacional de Educação. Commission European (2019), Key Competences for Lifelong Learning, Luxembourg, Publications Office of the European Union. Comissão Europeia (2016), Uma nova agenda de competências para a Europa, Bruxelas, Comissão Europeia. Comissão Europeia (2000), Memorando sobre a aprendizagem ao longo da vida, Bruxelas, Comissão Europeia. Comissão Europeia (1995), Ensinar e Aprender: Rumo à Sociedade Cognitiva. Livro Branco sobre a Educação e a Formação, Bruxelas, Comissão Europeia. Cavaco, Carmen (2020), "Política pública de educação de adultos em Portugal ? a importância do reconhecimento e validação de adquiridos experienciais", em AA.VV. (org.), Educação de Adultos. Ninguém pode Ficar para Trás, Lisboa, CNE, pp. 97-103. Cavaco, Carmen (2009), Adultos Poucos Escolarizados. Políticas e Práticas de Formação, Lisboa, EDUCA. Silva, Vanessa Carvalho da, e Patrícia Ávila (2022), "Nas margens das sociedades educativas. Perfis sociais, práticas e atitudes perante a aprendizagem ao longo da vida em Portugal dos adultos que não participam em atividades de educação e formação", Sociologia On Line, 28, pp. 35-68. Carneiro, Roberto et al. (2010), Iniciativa Novas Oportunidades. Resultados da Avaliação Externa (2009-2010), Lisboa, ANQ - Agência Nacional para a Qualificação. Carneiro, Roberto (2011), Accreditation of Prior Learning as Lever for Lifelong Learning: Lessons Learnt from the New Opportunities Initiative, Portugal, UNESCO e CEPCEP. Capucha, Luís (2018), "Educação de adultos: a ideologia conta", Forum Sociológico (32), pp. 17-27. Capucha, Luís (2013), "Em defesa da Iniciativa Novas Oportunidades: a Qualificação de Adultos é uma prioridade", Aprender, Revista da Escola Superior de Educação de Portalegre, 34, pp. 29-65. Canário, Rui (2003), "A Aprendizagem ao longo da Vida: análise crítica de um conceito e de uma política", em Rui Canário (org.), Formação e Situações de Trabalho, Porto, Porto Editora, pp. 189-205. Boyadjieva, Pepka, e Petya Ilieva-Trichkova (2017), "Between Inclusion and Fairness: Social Justice Perspective to Participation in Adult Education", Adult Education Quarterly, 67(2), pp. 97-117. Boeren, Ellen, e Susan Whittaker (2018), "A typology of education and training provisions for low educated adults: categories and definitions", Studies in the Education of Adults, 50(1), pp. 4-18. Benavente, Ana, Alexandre Rosa, António Firmino da Costa e Patrícia Ávila (1996), A Literacia em Portugal. Resultados de uma Pesquisa Extensiva e Monográfica, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian / Conselho Nacional de Educação. Barros, Rosanna (2011), Genealogia dos Conceitos em Educação de Adultos: da Educação Permanente à Aprendizagem ao Longo da Vida ? Um estudo sobre os fundamentos político-pedagógicos da prática educacional, Lisboa, Chiado Editora. Ávila, Patrícia (2007), "Literacia e desigualdades sociais na sociedade do conhecimento", em António Firmino da Costa, Fernando Luís Machado e Patrícia Ávila (orgs.), Portugal no Contexto Europeu, vol.II. Sociedade e Conhecimento, Oeiras, Celta, pp. 21-44. Aníbal, Alexandra (2014), Aprender com a vida: aquisição de competências de literacia em contextos informais (Tese de Doutoramento), Lisboa, ISCTE. Alves, Mariana Gaio (2010), "Aprendizagem ao longo da vida: entre a novidade e a reprodução de velhas desigualdades", Revista Portuguesa de Educação, 23(1), pp. 7-28. Alves, Maria João, e Sandra Lameira (orgs.) (2021), Referencial de Competências-chave de Educação e Formação de Adultos - Nível Básico, ANQEP. Afonso, Almerindo (2005), "A Sociologia da Educação em Portugal: elementos para a configuração do estado da arte", em A. Teodoro, e C. Torres (orgs.), Educação Crítica & Utopia. Perspectivas para o Século XXI, Porto, Edições Afrontamento, pp. 129-158.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16