Bibliografia

Principal

  • Ávila, P(2008), A Literacia dos Adultos, Lisboa, Celta. Araújo, L(2015),"Educação de Adultos: Soluções Transitórias para um Problema Persistente" in, Rodrigues, M. L(2015), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal, Coimbra, Almedina. Canário, R. (2000), Educação de Adultos: Um Campo e uma Problemática, Lisboa, EDUCA. Costa, A. F (2003), "Competências para a sociedade educativa: questões teóricas e resultados de investigação", em AA.VV., Cruzamentos de Saberes. Aprendizagens Sustentáveis, Lisboa, FCG. Eurydice(2011), Educação Formal de Adultos: Políticas e Práticas na Europa, GEPE. Field, J (2006), Lifelong Learning and the New Educational Order, Trentham Books. Jarvis, P(2007), Globalization, Lifelong Learning and the Learning Society: Sociological Perspectives: v. 2, Londres, Routledge. Gomes, M. C(2012), "Qualificar adultos em Portugal: políticas públicas e dinâmicas sociais", ISCTE-IUL. OECD (2016), Skills Matter: Further Results from the Survey of Adult Skills, OECD, Paris :

Secundária

  • Silva, Augusto Santos (1990, 2001), Educação de Adultos. Educação para o Desenvolvimento, Lisboa, Edições ASA. Schuller, Tom, John Preston, Cathie Hammond, Angela Brassete-Grundy, e John Bynner (2004), The Benefits of Learning. The Impact of Learning on Health, Family Life and Social Capital, Londres, Routledge-Falmer. Salgado, Lucília (2010) (org.), A Educação de Adultos: Uma Dupla Oportunidade na Família, Lisboa, ANQ. Rychen, Dominique Simone, e Laura Hersh Salganik (orgs.) (2003b), Key Competencies for a Successful Life and a Well-Functioning Society, Gottingen, Hogrefe & Huber Publishers. Rothes, Luís (2009), Recomposição Induzida do Campo da Educação Básica de Adultos, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian Rothes, Luís (2007), "Educação e formação de adultos em Portugal: Circunstâncias e desafios", em Aprendizagem ao Longo da Vida no Debate Nacional sobre a Educação, (pp. 75-83). Lisboa: Conselho Nacional de Educação. Rodrigues, Maria de Lurdes (2010), A Escola Pública Pode Fazer a Diferença, Lisboa, Almedina. Rebelo, Bruno (2016), As Universidades Seniores. Uma Visão sobre o Envelhecimento Ativo, Lisboa, Editora Mais Leituras. Pires, Ana Luísa de Oliveira (2005), Educação e Formação ao Longo da Vida: Análise Crítica dos Sistemas e Dispositivos de Reconhecimento e Validação de Aprendizagens e de Competências, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Perrenoud, Philippe (2003), Porquê Construir Competências a Partir da Escola? Desenvolvimento da Autonomia e Luta contra as Desigualdades, Porto, Edições Asa. Papen, Uta (2005), Adult Literacy as Social Practice. More than Skills, Londres, Routledge. Pain, Abraham (1991), L'Éducation Informelle. Les Effects Formateurs dans le Quotidien, Paris, L'Harmattan. Olson, David R., e Nancy Torrance (2001), "Conceptualizing literacy as a personal skill and a social practice", em David R. Olson, e Nancy Torrance (orgs.), The Making of Literate Societies, Oxford, Blackwell Publishers. OECD (2014), Education at a Glance 2013. OECD Indicators, Paris. OECD (2005b), Promoting Adult Learning, Paris, OECD. OECD e Statistics Canada (2000), Literacy in the Information Age. Final Report of the Internacional Adult Literacy Survey, Paris, OECD. OCDE (2010), Recognizing Non-Formal and Informal Learning, Paris, OCDE. Murray, T. Scott (2003b), "Training cycles and skill for new learning activities: the case for Portugal", em AA.VV., Cruzamentos de Saberes. Aprendizagens Sustentáveis, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. http://www.gepe.min-edu.pt/np4/?newsId=364&fileName=literacia.pdf Murray, T. Scott e outros (2009), A Dimensão Económica da Literacia em Portugal: uma Análise, Lisboa, GEPE (Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação) Melo, Alberto, Licínio Lima, e Mariana Almeida (2002), Novas Políticas de Educação e Formação de Adultos. O Contexto Internacional e a Situação Portuguesa, Lisboa, ANEFA. Martins, Susana da Cruz (2010), Educar (n)a Europa. Contextos, Recursos e Percursos de Escolarização, Lisboa, ISCTE-IUL. Malglaive, Gérard (1990, 1995), Ensinar Adultos, Porto, Porto Editora. Lima, Licínio (2005), "A educação de adultos em Portugal (1974-2004)", em Rui Canário, e Belmiro Cabrito (orgs.), Educação e Formação de Adultos: Mutações e Convergências, Lisboa, Educa. Istance, David, Hans G. Schuetze, e Tom Schuller (2002) (orgs.), International Perspectives on Lifelong Learning. From Recurrent Education to the Knowledge Society, Buckingham, SRHE and Open University Press. Jarvis, Peter (2001), The Age of Learning: Education and the Knowledge Society, Londres, Routledge. INE (2013), Aprendizagem ao longo da vida: inquérito à educação e formação de adultos - 2011, Lisboa. Guimarães, Paula. "Políticas públicas de educação de adultos em Portugal: diversos sentidos para o direito à educação." Rizoma Freireano: Educación, Ciudadanía y Democracia 3 (2009). Guimarães, P. (2011). Políticas de Educação de Adultos em Portugal (1999-2006). A Emergência da educação e Formação para a Competitividade. Braga: Universidade do Minho/Cied. Gorard, Stephen, Gareth Rees e Ralph Fevre (1999), "Patterns of Participation in Lifelong Learning: do families make a difference?" British Educational Research Journal, 1469-3518, Volume 25, Issue 4, Pages 517 - 532. Gomes, Maria do Carmo (2003), "Literexclusão na vida quotidiana", Sociologia, Problemas e Práticas, 41, pp. 63-92. Freire, João (2009), "Microestudo Sociológico de um centro Novas Oportunidades", Sociologia, Problemas e Práticas, nº59. Field, John (2005), Social Capital and Lifelong Learning, Bristol, Policy Press Enguita, Mariano Fernández (2001), Educar en Tiempos Inciertos, Madrid, Morata. Edwards, Richard, Stewart Ranson e Michael Strain (2002), "Reflexivity: towards a theory of lifelong learning", International Journal of Lifelong Education, 1464-519X, Volume 21, Issue 6, Pages 525 - 536 Delgado, Luísa (2014) - Trajetórias, Motivações e Projetos de Adultos que "Regressam à Escola", ISCTE-IUL (Tese de doutoramento). Delors, Jacques (1996), Educação, um Tesouro a Descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, Porto, Edições ASA. Costa, António Firmino da, Fernando Luís Machado e Patrícia Ávila (2007) (orgs.), Sociedade e Conhecimento (Portugal no Contexto Europeu, vol.II), Lisboa, Celta. Costa, António Firmino da (2012), Desigualdades Sociais Contemporâneas, Lisboa, Mundos Sociais. Council of Europe (1970), Permanent Education, Estrasburgo, Council of Europe. Comissão Europeia (2000), A Memorandum for Lifelong Learning, Bruxelas, Comissão Europeia. Comissão Europeia (1995), Ensinar e Aprender: Rumo à Sociedade Cognitiva. Livro Branco sobre a Educação e a Formação, Bruxelas, Comissão Europeia. CNE (2013), Estado da Educação 2012. A Qualificação dos Portugueses, Lisboa, CNE. CNE (2014), Estado da Educação 2013. A Qualificação dos Portugueses, Lisboa, CNE. Cavaco, Cármen (2009), Adultos Poucos Escolarizados. Políticas e Práticas de Formação, Lisboa, EDUCA. Cavaco, Cármen (2002), Aprender Fora da Escola: Percursos de Formação Experiencial, Lisboa, EDUCA. Carneiro, Roberto (2011), Accreditation of Prior Learning as Lever for Lifelong Learning: Lessons Learnt from the New Opportunities Initiative, Portugal, Unesco e CEPCEP. Capucha, Luís (2015) "Iniciativa Novas Oportunidades, o Tempo da Igualdade" em Rodrigues, Mª de Lurdes (2015) - 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Volume I: A Construção do Sistema Democrático de Ensino, Coimbra, Almedina, pp. 392-410. Capucha, Luís (2013), "Em defesa da Iniciativa Novas Oportunidades: a Qualificação de Adultos é uma prioridade" em Aprender, Revista da Escola Superior de Educação de Portalegre; nº34, pp. 29-65. Benavente, Ana, Alexandre Rosa, António Firmino da Costa, e Patrícia Ávila (1996), A Literacia em Portugal. Resultados de uma Pesquisa Extensiva e Monográfica, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian / Conselho Nacional de Educação. Aníbal, Alexandra (2014), Aprender com a vida: aquisição de competências de literacia em contextos informais, Lisboa, ISCTE-IUL (tese de doutoramento) Alves, Mariana Gaio (2010), Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeias, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Alonso, Luísa, Luís Imaginário, Justino Magalhães, Guilhermina Barros, José Manuel Castro, António Osório, e Fátima Sequeira (2001, 2002), Referencial de Competências-Chave. Educação e Formação de Adultos, Lisboa, ANEFA. Afonso, Almerindo Janela (2005), "Percursos e debates da Sociologia da Educação", em António Teodoro e Carlos Alberto Torres (orgs.), Educação Crítica e Utopia. Perspectivas para o Século XXI, Porto, Edições Afrontamento. Abrantes, Pedro (2013), A escola da vida : socialização e biografia(s) da classe trabalhadora, Lisboa, Mundos Sociais AA.VV. (2007), Aprendizagem ao Longo da Vida (Cadernos Sociedade e Trabalho X), Lisboa, MTSS/GEP. :