Sumários

Aula nº 10

5 Dezembro 2025, 18:00 Patrícia Ávila


Impactos dos processos de educação e formação de adultos em Portugal 

Estudos de avaliação externa da Iniciativa Novas Oportunidades 

Estudos académicos: diversidade empírica e metodológica, convergência de conclusões

 Outros resultados de investigações sobre os impactos da EFA
Orientações para os trabalhos finais
-Balanço do funcionamento da UC

Aula nº 9

28 Novembro 2025, 18:00 Patrícia Ávila


Metodologias e modalidades de educação e formação de adultos em Portugal

Ensinar adultos. A experiência de vida e a abordagem biográfica  

As principais modalidades educação e formação de adultos em Portugal: cursos EFA e processos de RVCC

Outras ofertas de educação formal para estudantes não tradicionais

Aula nº 8

21 Novembro 2025, 18:00 Patrícia Ávila


Adultos pouco escolarizados e políticas públicas de educação e formação de adultos em Portugal. Desafios globais e especificidades nacionais
Evolução das políticas de educação e formação de adultos desde 1974: principais fases e instrumentos
Das experiências da educação popular ao Ensino Recorrente. A procura de modelos e estratégias para a educação de adultos (1974-1999)
Da ANEFA à Iniciativa Novas Oportunidades (2000 a 2010)
Do desmantelamento da INO até ao presente (2011 a 2025) 
Indicadores e taxas de participação: tendências recentes

Aula nº 7

14 Novembro 2025, 18:00 Patrícia Ávila


A literacia como competência-chave

A literacia no mundo digital e outras competências-chave

Os estudos de avaliação direta de competências de literacia e outras competências-chave

História e metodologia

Resultados: o IALS e o Estudo Nacional de Literacia; o PIAAC

Aula nº 6

7 Novembro 2025, 18:00 Patrícia Ávila


Competências, competências-chave e aprendizagem ao longo da vida

O debate sobre competências no quadro das sociedades do conhecimento e da aprendizagem

As competências como perspetiva analítica

Competências e trabalho

Competências e escola

Referenciais de competências e reconhecimento de competências

Competências e competências-chave