Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00507
Acrónimo :
00507
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n.a.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo principal desta unidade curricular (UC) prende-se com a promoção de capacidades conceptuais, operatórias e críticas respeitantes a exercícios de comparação internacional dos sistemas educativos. Os alunos deverão ainda ser capazes de identificar os principais usos, funções e objetivos da análise comparativa baseada em grandes operações de recolha de informação (ou estudos) na área da educação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No decurso desta UC e de acordo com o desenvolvimento dos temas e trabalhos a realizar, os alunos deverão adquirir conhecimentos e competências sobre: a) As principais perspectivas teóricas e metodológicas no quadro da educação comparada; b) A análise comparativa em relação às origens e ao reconhecimento de características fundamentais da estrutura e do funcionamento dos sistemas educativos, em termos europeus e globais; c) A pesquisa, recolha e processamento de informação empírica (primária e secundária), orientada para a análise, articulada e integrada, de questões educativas comparadas; d) A reflexão crítica e interpretativa em relação às visões dominantes sobre os problemas e dimensões de análise dos sistemas educativos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Educação e sistemas educativos: difusão do modelo escolar 1.1 Origens e difusão mundial do modelo escolar 1.2 Organização e perfis dominantes (diversidade institucional, formativa e curricular) 1.3 Modelos de governança: centralização/descentralização e autonomia; público/privado; estado/mercado 1.4 Transnacionalização das políticas e políticas europeias de educação 2. Massificação dos sistemas educativos e escolarização das populações 2.1 Sistemas educativos: acesso, participação e desempenhos escolares 2.2 Padrões de escolaridade na Europa: certificação e metas 2.3 Comparações internacionais e inter-regionais de qualificações das populações 3. Educação e a perspectiva comparada 3.1 Funções e usos da análise comparativa: balanço sobre as potencialidades e limites 3.2 Procedimentos de pesquisa comparada: planeamento, organização e desenvolvimento 3.3 Fontes e agências internacionais: pesquisa e acesso à informação; compatibilidade e comparabilidade da informação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos são, de certa forma, concretizados de forma transversal no programa, designadamente no que respeita à incorporação das principais abordagens teóricas e metodológicas da análise comparativa em educação e ao reforço de competências para a reflexão crítica e interpretativa de problemas e dimensões de análise dos sistemas educativos. O objetivo relativo à promoção do (re)conhecimento sobre as origens e as características fundamentais da estrutura e do funcionamento dos sistemas educativos estará mais patente no Bloco 1 do programa. O desenvolvimento de competências, com treino em exercícios práticos, no quadro da pesquisa, recolha e processamento de informação empírica (primária e secundária) sobre questões educativas comparadas estará mais presente no Bloco 3, mas amplamente ilustradas no Bloco 2 dos conteúdos programáticos.

Avaliação / Assessment


A classificação final periódica será constituída pelos seguintes pontos: 70%: exercício individual de comparação de uma ou várias dimensões de análise entre sistemas educativos (com dimensão máxima de 15 páginas, fonte Times New Roman/Colibri (12/11)). 30%: apresentação oral, em grupo, de um texto (que pode ser um livro, documento institucional/relatório, artigo, etc.) selecionado pelos alunos num conjunto de possibilidades elencadas pelo docente. A participação na dinâmica das sessões será um elemento valorizado na classificação final. Em alternativa, ou caso não reúnam as condições necessárias neste regime de avaliação, os estudantes poderão ser avaliados por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas e orientação tutorial, os alunos serão estimulados a discutir exemplos de pesquisa em educação comparada; e a realizar um exercício nas temáticas dominantes da unidade curricular, fundamentado conceptual e metodologicamente. Os mestrandos deverão ainda participar nas aulas, consultar a bibliografia e pesquisar referências bibliográficas adicionais, apresentar um texto em grupo de referência e realizar um trabalho individual final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para a concretização dos objetivos desta unidade curricular, os alunos devem acompanhar os conteúdos e as atividades seleccionados, enquadrados, como já se referiu, através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas e orientação tutorial. O processo de ensino-aprendizagem para a promoção de competências e conhecimento de tipo teórico, metodológico e operatório no âmbito da educação comparada associa, para além daquele tipo de acompanhamento, outros instrumentos, como a participação ativa dos alunos nas aulas (teórico-práticas), permitindo a discussão de temas no quadro da comparação dos sistemas educativos, de forma contextualizada; a apresentação de textos que se debrucem sobre aspetos de educação comparada, permitindo desenvolver capacidades discursivas, de comunicação e de debate sobre conteúdos em referência; e por fim o desenvolvimento de uma análise cujo objeto integre um exercício de comparação entre sistemas educativos ou de algumas das suas dimensões, num registo académico (trabalho individual), favorecendo um discurso escrito fundamentado face aos seus objetivos, procedimentos e resultados/conclusões.

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Archer, M. (1979), Social Origins of Educational Systems, London, Sage. Azevedo, J. (2007), Sistema Educativo Mundial. Ensaio sobre a regulação transnacional da educação, Fundação Manuel Leão, VN de Gaia. Dupriez, V., e X. Dumay (2006), "Inequalities in school systems: effect of school structure or of society structure?" Comparative Education, 42(2), pp. 243-260. Gauthier, R.F. (2006), The Content of Secondary Education Around the World. Present Position and Strategic Choices, Paris, UNESCO. Hofman, R. H., W. H. A. Hofman, J. M. Gray, e P. Daly (orgs.) (2004), Institutional Context of Education Systems in Europe: A Cross-Country Comparison on Quality and Equity,Dordrecht, Kluwer Academic Publishers. Martins, S. C. (2012), Escolas e Estudantes da Europa: Estruturas, Recursos e Políticas de Educação, Lisboa, Editora Mundos Sociais. Meyer, J., F. Ramirez, e Y. N. Soysal (1992), "World expansion of mass education, 1870-1970", Sociology of Education, 65, pp. 128-149.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Benavot, A. (2006), "The Diversification of Secondary Education: School Curricula in Comparative Perspective", em, IBE Working Papers on Curriculum Issues, UNESCO ed., Vol. 6, UNESCO, pp. 1-24. Bourdieu, P., e J.-C. Passeron (1964), Les Héritiers: Les Étudiants et la Culture, Paris, Les Éditions de Minuit. Bray, M., B. Adamson, e M. Mason (eds.) (2007), Comparative Education Research, Approaches and Methods, Hong Kong, Springer. Christ, C., & M. Dobbins (2016) Increasing school autonomy in Western Europe: a comparative analysis of its causes and forms, European Societies, 18(4), pp. 359-388. Dale, R. (2004), "Globalização e educação: demonstrando a existência de uma «cultura educacional mundial comum» ou localizando uma «agenda globalmente estruturada para a educação»?" Educação e Sociedade, 25(87), pp. 423-460. Duru-Bellat, M., e B. Suchaut (2005), "Organisation and context, efficiency and equity of educational systems: what PISA tells us", European Educational Research Journal, 4(3), pp. 181-194. Eurydice (2015), Assuring Quality in Education: Policies and Approaches to School Evaluation in Europe, Bruxelas, CE. Ferreira, A. G. (2008), "O sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade", Educação, 31(2), pp. 124-138. Gorard, Stephen, e Emma Smith (2004), "An international comparison of equity in education systems", Comparative Education, 40(1), pp. 15-28. Green, Andy (1999), "Êxito educativo em sistemas centralizados e descentralizados", em Manuel Jacinto Sarmento (org.), Autonomia da Escola: Políticas e Práticas, Porto, Edições ASA, pp. 67-94. Howie, S., e T. Plomp (2005), "International comparative studies of education and large-scale change", em N. Bascia, A. Cumming, A. Datnow, K. Leithwood, International Handbook of Educational Policy, Dordrecht, Springer, pp. 75-100. Martins, S.C., L. Capucha e J. Sebastião (orgs.) (2019), School autonomy, organization and performance in Europe: A comparative analysis for the period from 2000 to 2015, Lisboa, CIES-IUL. Nóvoa, A.; J. Schriewer (eds.) (2000), A Difusão Mundial da Escola, Lisboa, Educa. OCDE (2008, 2013, 2021, 2022), Education at a Glance, Paris. OECD (2019), PISA 2018 Results (Volume II): Where All Students Can Succeed, PISA, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/b5fd1b8f-en. OCDE (2013), PISA 2012 Results: What Makes Schools Successful? Resources, Policies and Practices (Volume IV), Paris. OCDE (2015), Education Policy Outlook 2015: Making Reforms Happen, Paris (http://www.keepeek.com/Digital-Asset-Management/oecd/education/education-policy-outlook-2015_9789264225442-em page1). Osborn, M., P. Broadfoot, E. McNess, C. Planel, B. Ravn, e P. Triggs (2003), A World of Difference? Comparing Learners Across Europe, Glasgow, Open University Press. OCDE (2018), Education Policy Outlook 2018: Putting Student Learning at the Centre, OECD Publishing, Paris. Rinne, R., T. Järvinen, J. Tikkanen & M. Aro (2016) Changes in education policies and the status of schools in Europe: the views of school principals from eight European countries, Compare: A Journal of Comparative and International Education, 46(5), pp. 764-788. Rowley, KJ, CC Edmunds, MJ Dufur, JA Jarvis & F. Silveira (2020), Contextualising the achievement gap: assessing educational achievement, inequality, and disadvantage in high-Income countries, Comparative Education, 56(4), 459-483, DOI: 10.1080/03050068.2020.1769928 Saha, Lawrence (2001), "The Sociology of comparative education", em Jack Demaine (ed.), Sociology of Education Today, Londres, Palgrave.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-03-04