Sumários
Ponderação sobre o trabalho final
3 Maio 2024, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Apresentação de um texto (sobre os debates acerca da educação comparada) por parte de dois grupos de trabalho.
Especificação do formato do trabalho final: ponderação dos temas face à perspetiva comparada. Balanço da Unidade Curricular em relação aos seus conteúdos, metodologias e formas de avaliação.
Continuação da aula anterior. Processos, métodos e fontes de pesquisa comparada
26 Abril 2024, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Processos e métodos de pesquisa comparada: principais abordagens. Fontes e indicadores estatísticos e agências internacionais.
Apresentação de texto em grupo relativo às desigualdades nas dinâmicas de escolarização em termos globais.
Massificação dos sistemas educativos e oportunidades escolares (cont.)
19 Abril 2024, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Padrões de escolaridade na Europa e noutras regiões do mundo: certificação e recomposições educacionais e aquisições escolares. A educação e suas relações com processos de desenvolvimento e desigualdades sociais numa perspetiva internacional.
Um olhar comparativo sobre a massificação dos sistemas educativos a nível internacional, perspectivado do ponto de vista do acesso, das desigualdades e seu processos históricos. Identificação de configurações transnacionais.
Apresentação de textos em grupo relativo aos principais temas da aula.
Massificação dos sistemas educativos e oportunidades escolares: Acesso, participação, sucesso
12 Abril 2024, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Um olhar comparativo sobre a massificação dos sistemas educativos a nível internacional, perspetivada do ponto de vista do acesso, da participação, retenção e abandono escolar.
Identificação de configurações transnacionais.
Apresentação de 3 textos por parte de 3 grupos sobre o abandono escolar e vagas de escolarização em termos globais.
Modelos de governança dos sistemas educativos numa perspetiva comparada (cont.)
22 Março 2024, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Modelos de governança dos sistemas educativos numa perspetiva comparada (cont.)
Modelos de governança: público/privado; estado/mercado
Políticas de livre escolha numa perspetiva comparada.
Apresentação de um texto sobre processos de regulação dos sistemas educativos (por parte de um dos grupos de trabalho), seguindo-se de um debate e questões levantadas por outros estudantes da turma.