Sumários

Ponderação sobre o trabalho final e balanço da unidade curricular

20 Maio 2022, 18:00 Rita Sousa


Apresentação de dois textos (sobre a história e abordagens da educação comparada) por parte de dois grupos de trabalho.

Especificação do formato do trabalho final: ponderação dos temas face à perspetiva comparada. Balanço da Unidade Curricular em relação aos seus conteúdos, metodologias e formas de avaliação.

Processos, métodos e fontes de pesquisa comparada

13 Maio 2022, 18:00 Rita Sousa


Processos e métodos de pesquisa comparada: principais abordagens. Fontes e indicadores estatísticos e agências internacionais.

Esta aula teve por base uma componente de pesquisa de dados e informação estatística, identificando-se as principais agências internacionais, e eventuais tratamentos analíticos.

Massificação dos sistemas educativos e oportunidades escolares (cont.)

12 Maio 2022, 18:00 Rita Sousa


Padrões de escolaridade na Europa e noutras regiões do mundo: certificação e recomposições educacionais e aquisições escolares. A educação e suas relações com processos de desenvolvimento e desigualdades sociais numa perspetiva internacional.

Um olhar comparativo sobre a massificação dos sistemas educativos a nível internacional, perspectivado do ponto de vista do acesso, das desigualdades e seu processos históricos. Identificação de configurações transnacionais.

Apresentação de um texto em grupo relativo aos principais temas da aula.

Massificação dos sistemas educativos e oportunidades escolares: Acesso, participação, sucesso

6 Maio 2022, 18:00 Rita Sousa


Um olhar comparativo sobre a massificação dos sistemas educativos a nível internacional, perspetivada do ponto de vista do acesso, da participação, retenção e abandono escolar.

Identificação de configurações transnacionais.

Houve uma apresentação de texto por parte de um grupo sobre o abandono escolar.

Modelos de governança dos sistemas educativos (cont.)

29 Abril 2022, 18:00 Rita Sousa


Modelos de governança: Sistemas de ensino centralizados e descentralizados e autonomia das escolas (continuação da aula anterior).

Modelos de governança: público/privado; estado/mercado

Houve uma apresentação de um texto a abrir os temas da aula seguinte sobre a massificação dos sistemas educativos e escolarização das populações (nas várias regiões mundiais e, em especial em Portugal e no Brasil), seguindo-se de um debate e questões levantadas pela turma.