Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Tema de projecto registado na Escola de Sociologia e Políticas Públicas. Aprovação nas Unidades Curriculares do primeiro ano do curso (é permitido apenas faltas em duas UCs). Aprovação na UC de Desenho de Pesquisa do plano de estudos do primeiro ano.
Objetivos Gerais / Objectives
Acompanhar as várias fases de elaboração dos projetos dos alunos inscritos, prestando o apoio adequado. Proporcionar a troca de saberes e experiências relacionadas com a elaboração do trabalho de projeto. Desenhar um projeto de intervenção com base em investigação aplicada e/ou exploratória.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Proporcionar a troca de saberes e experiências relacionadas com a elaboração do trabalho de projeto.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Fases na preparação e elaboração do projeto; Do pré-projecto ao projecto; Objectivos gerais e objectivos específicos do projecto; A revisão de literatura; O modelo de explicação e as consequências para o trabalho de projecto; Apresentação do trabalho em progresso.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A abordagem dos pontos programáticos procede-se através de explicação geral e de discussão pormenorizada, utilizando como exemplos os temas e a experiência dos alunos, de maneira a fornecer a informação e a orientação pratica e acompanhamento necessários para o arranque do trabalho de projeto.
Avaliação / Assessment
As sessões de aula têm a forma de seminário na medida em que há uma mistura de lecionação com apresentações e discussão. O trabalho prático consiste no preenchimento do registo da projeto com fixação de objetivos gerais e específicos e um plano de trabalho, a preparação de bibliografias e recensões, e apresentação do trabalho em progresso. | A avaliação na UC é integrada como informação relevante na prova e avaliação do projeto. São componentes da avaliação: A definição dos objetivos específicos do projeto; Uma revisão de literatura; Um plano para o trabalho de projeto; A apresentação do trabalho em progresso. Prova pública de defesa de projecto perante um júri.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As sessões de aula têm a forma de seminário na medida em que há uma mistura de lecionação com apresentações e discussão. O trabalho prático consiste no preenchimento do registo da projeto com fixação de objetivos gerais e específicos e um plano de trabalho, a preparação de bibliografias e recensões, e apresentação do trabalho em progresso.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino da UC baseia inteiramente no objetivo de apoiar academicamente a preparação e elaboração do projeto e fornecer o máximo de orientação.
Observações / Observations
As aulas serão asseguradas num regime misto de aulas presenciais e online de acordo com as orientações do ISCTE-IUL no contexto da pandemia.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Buchanan, David A. and Bryman, Alan (eds.) (2011) The Sage handbook of organizational research methods. Los Angeles: Sage. Bryman, Alan (2012) Social research methods, 4th edition. Oxford: Oxford University Press. Bryman, Alan (1988) Doing research in organizations. New York : Routledge. Bell, Judith (1997), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press. O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, London: Sage Publications. Kielcolt, K. Jill, e Laura E. Nathan (1985), Secondary Analysis of Survey Data, London, Sage. Hantrais, Linda, e Steen Mangen (eds.) (1996), Cross-National Research Methods in the Social Sciences, London, Pinter. Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta Editora. Burgess, Robert G (1997) A pesquisa de terreno: uma introdução (trad. Eduardo de Freitas e Maria Inês Mansinho). Oeiras: Celta Editora.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16