Sumários
Balanço final da UC
28 Novembro 2024, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Análise de políticas educacionais:
- Fundamentos e debates teórico-metodológicos;
- Ilustração de modelos de análise de (macro e micro) políticas.
Planeamento dos trabalhos finais:
- Definição final do formato e tipo de conteúdos dos exercícios individuais de avaliação.
- Discussão sobre potenciais temas de desenvolvimento nesses trabalhos.
__
Apresentação de textos por parte de 2 grupos de alunos.
Descentralização e territorialização das políticas educativas. um balanço em perspectiva
21 Novembro 2024, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Descentralização: conceito e sistematização de algumas perspectivas.
- Descentralização e o território: o papel das autarquias.
- Políticas educativas territorializadas: exemplos nacionais
e europeus.
- O TEIP como emblema de uma política territorializada
Visionamento de um documentário sobre uma experiência TEIP
concreta: planeamento, organização e gestão do projeto e resultados.
1 grupo apresenta um texto sobre políticas relacionadas com
os temas e conceitos analisados na aula.
Autonomia, Gestão e Administração das Escolas: Introdução
14 Novembro 2024, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Introdução à abordagem sociológica das organizações educativas.
Serão discutidos vários modelos de autonomia, gestão e
administração das escolas, tendo em conta processos de transição e os seus
protagonistas. Para tal os seguintes tópicos de política de educação serão
discutidos a propósito desses modelos, designadamente:
- A autonomia das escolas e a descentralização da decisão e
gestão dos recursos;
- As novas concepções sobre liderança, processos de decisão
e gestão escolar;
- A regulação e avaliação das escolas;
- Os projectos e os planos educativos na escola.
Apresentação em grupo de um texto sobre a política de
autonomia escolar como política de administração escolar.
A escola e as políticas educativas no presente e num passado recente: a ênfase na qualidade e modernização das estruturas educativas
7 Novembro 2024, 18:00 • Susana da Cruz Martins
A escola e as políticas educativas no presente e num passado recente: a ênfase na qualidade e modernização das estruturas educativas
-A ideia de qualidade e sucesso educativo (resultados);
-A captação dos públicos tradicionalmente excluídos e da
diversificação das ofertas educativas;
-A avaliação como instrumento de regulação do sistema e
atores;
-A escola pública e a modernização do Sistema Educativo
Dimensões de implementação da política educativa
contemporânea, na prática e na pesquisa
-Atores; políticas; e contextos (locais).
A consolidação do estado e o alargamento do mandato das políticas educativas em tempos de normalização da democrática
31 Outubro 2024, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Discussão e reflexão a relação entre educação e democracia em tempos de transição democrática.
Momentos chave para a ilustração desses conceitos:
- A chegada da democracia às políticas da educação;
- A Lei de Bases do Sistema Educativo (1986): o antes e o depois
Apresentação de um texto em grupo