Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem como objetivo geral a aquisição de capacidades de interpretação conceptual, análise, leitura crítica e de competências operatórias no campo da investigação científica na área das políticas públicas e, em particular, das políticas de educação. Prevê-se ainda que os alunos possam interpretar e analisar tais políticas de forma contextualizada, reconhecendo ciclos e processos de mudança política, ao nível organizacional, local, nacional e global.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Concretamente, esta unidade visa contribuir para preparar mestres que: OA1. demonstrem possuir competências na identificação de diferentes conceções e modos de produção das políticas públicas de educação e sua evolução nas últimas décadas; OA2. demonstrem possuir uma compreensão dos contextos nacional e internacional (em particular, o contexto europeu), que têm influenciado a reconfiguração das políticas de educação; OA3. demonstrem possuir conhecimento sobre a evolução das políticas educativas à luz das mudanças do modelo de Estado; OA4. sejam capazes de aplicar estes conhecimentos na identificação e análise dos modos de regulação das políticas públicas de educação; OA5. demonstrem possuir conhecimento sobre a relação entre os diferentes níveis de decisão e a ação política; OA6. tenham capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante na área das políticas de educação e sobre a sua aplicabilidade na análise de realidades educativas específicas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O Programa está organizado de acordo com os seguintes pontos e conteúdos programáticos (CP): 1. Políticas de educação: introdução e sistematização das abordagens teórica-analíticas 2. Globalização e impacto nas políticas educativas 3. Europeização das políticas educativas 4. Ciclos de políticas e modelo de Estado: contributos para a análise das políticas de educativas 5. Portugal: dinâmicas e ciclos de governo em educação 6. Autonomia, Gestão e Administração das Escolas 7. Descentralização e territorialização das políticas educativas 8. Lógicas de ação das escolas e as políticas escolares 9. A escola pública no centro do debate: problemas e políticas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos para as aprendizagens de conceções e modos de produção das políticas de educação e sua evolução são trabalhados transversalmente no programa, embora reforçadamente no ponto 1, atendendo aos espaços, dinâmicas e atores que protagonizam tais políticas. A promoção da interpretação das políticas de educação nos seus vários níveis de análise tem em conta processos de globalização (ponto 2), a europeização das políticas (ponto 3), e a conceção de territórios educativos delimitados (ponto 7). Tais políticas são, também, consideradas à luz da reforma do estado, mais evidente no ponto 4, e dos seus modelos de regulação, dimensão analítica presente nos pontos 1 e 8. No tratamento dos vários conteúdos é dado maior ênfase à realidade portuguesa, constituindo o cenário de diferentes níveis de decisão, tipos de ação e ciclos políticos (ver, sobretudo, pontos 5, 6 e 8). A capacidade de localizar e analisar informação será estimulada transversalmente em todos os pontos do programa.
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica da UC tem os seguintes elementos: 1) Uma apresentação (em grupo) de um texto de pesquisa e análise sobre políticas de educação (15-20 min, 30%) e participação no debate das várias apresentações. O texto será selecionado pelo grupo numa lista elencada pela docente. 2) Trabalho escrito individual de reflexão crítica, teoricamente sustentada e ilustrada empiricamente sobre um tipo de programa ou política de educação. O trabalho não poderá deverá exceder as 10 páginas (arial 11) (70%).Este trabalho terá que fazer um uso expresso de bibliografia recomendada no âmbito da UC. Avaliação não periódica não é realizada por exame (embora tenha um perfil correspondente): - Os alunos que frequentem um número de aulas inferior ao definido no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC) serão encaminhados para esta avaliação. - O que se propõe como exercício de avaliação é um conjunto de questões colocadas pela docente ao qual o/a estudante terá que responder por escrito no prazo de 10 dias (em datas a informar aos alunos).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem assenta na combinação de aulas teóricas e teórico-práticas. O desenvolvimento de quadros teóricos e analíticos das políticas educativas é o objetivo desta combinação. Para que a mesma seja bem sucedida, é fundamental a presença e a participação dos alunos nas aulas. O trabalho escrito visa a promoção da capacidade de análise, de síntese, de objetividade e de reflexão crítica. Este exercício deve beneficiar de momentos tutoriais e orientação por parte do docente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O processo de ensino-aprendizagem para a aquisição de competências de interpretação conceptual, análise, leitura crítica e competências operatórias no campo da investigação científica na área das políticas públicas e, em particular, das políticas públicas de educação baseia-se sobretudo em aulas teóricas, espaços tutoriais, leitura cuidada e crítica da bibliografia e realização de um trabalho individual escrito. Associam-se a estes instrumentos a participação ativa dos alunos nas aulas (teórico-práticas), permitindo a discussão de temas especializados, e potencializando a experiência rica e diversificada que normalmente carateriza estes alunos, contextualizando-os ao nível local, nacional e global. Este exercício permite normalmente alargar a capacidade de análise das políticas para além das circunstâncias profissionais e organizacionais dos alunos. A coerência do processo será sustentada pela apresentação de políticas educativas através de investigação presente em textos, permitindo desenvolver capacidades discursivas, de comunicação e de debate sobre conteúdos complexos e resultados científicos. O desenvolvimento de análise, num registo académico (trabalho individual), sobre políticas educativas, enquadradas do ponto de vista teórico e de princípios ideológicos e ciclos políticos mais gerais, permite o exercício de um discurso escrito mais rigoroso e fundamentado nos procedimentos da prática científica.
Observações / Observations
A docente fornecerá aos alunos um documento da Ficha da Unidade Curricular mais detalhada.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16