Sumários
Balanço final da UC
15 Dezembro 2022, 18:00 • Rita Sousa
Análise de políticas educacionais:
- Fundamentos e debates teórico-metodológicos;
- Ilustração de modelos de análise de (macro e micro) políticas.
Planeamento dos trabalhos finais:
- Definição final do formato e tipo de conteúdos dos exercícios individuais de avaliação.
- Discussão sobre potenciais temas de desenvolvimento nesses trabalhos.
__
Apresentação de um texto por parte de um grupo de alunos.
Descentralização e territorialização das políticas educativas. um balanço em perspectiva
24 Novembro 2022, 18:00 • Rita Sousa
•Descentralização: conceito e sistematização de algumas perspetivas.
•Descentralização e o território: o papel das autarquias.
Autonomia, Gestão e Administração das Escolas (cont.) e descentralização
17 Novembro 2022, 18:00 • Rita Sousa
- A autonomia das escolas e a descentralização da decisão e gestão dos recursos (cont.)
- Introdução aos conceitos de descentralização e territorialização das políticas educativas
Autonomia, Gestão e Administração das Escolas: um balanço em perspectiva
10 Novembro 2022, 18:00 • Rita Sousa
Introdução à abordagem sociológica das organizações educativas.
Serão discutidos vários modelos de autonomia, gestão e administração das escolas, tendo em conta processos de transição e os seus protagonistas. Para tal os seguintes tópicos de política de educação serão discutidos a propósito desses modelos, designadamente:
- A autonomia das escolas e a descentralização da decisão e gestão dos recursos;
- As novas concepções sobre liderança, processos de decisão e gestão escolar;
- A regulação e avaliação das escolas;
- Os projectos e os planos educativos na escola.
Apresentação em grupo de um texto sobre a política de autonomia escolar como política de administração escolar.
A escola e as políticas educativas no presente e num passado recente: a ênfase na qualidade e modernização das estruturas educativas
3 Novembro 2022, 18:00 • Rita Sousa
A escola e as políticas educativas no presente e num passado recente: a ênfase na qualidade e modernização das estruturas educativas
-A ideia de qualidade e sucesso educativo (resultados);
-A captação dos públicos tradicionalmente excluídos e da diversificação das ofertas educativas;
-A avaliação como instrumento de regulação do sistema e atores;
-A escola pública e a modernização do Sistema Educativo
Dimensões de implementação da política educativa contemporânea, na prática e na pesquisa
-Atores; políticas; e contextos (locais).