Sumários

Balanço final da UC

15 Dezembro 2022, 18:00 Rita Sousa


Análise de políticas educacionais:

  • Fundamentos e debates teórico-metodológicos;
  • Ilustração de modelos de análise de (macro e micro) políticas.

Planeamento dos trabalhos finais:

  • Definição final do formato e tipo de conteúdos dos exercícios individuais de avaliação.
  • Discussão sobre potenciais temas de desenvolvimento nesses trabalhos.

__

Apresentação de um texto por parte de um grupo de alunos.

Descentralização e territorialização das políticas educativas. um balanço em perspectiva

24 Novembro 2022, 18:00 Rita Sousa


•Descentralização: conceito e sistematização de algumas perspetivas.

•Descentralização e o território: o papel das autarquias.

•Políticas educativas territorializadas: exemplos nacionais e europeus.
•O TEIP como emblema de uma política territorializada
-Visionamento de um documentário sobre uma experiência TEIP concreta: planeamento, organização e gestão do projeto e resultados.
1 grupo apresenta um texto sobre políticas relacionadas com os temas e conceitos analisados na aula.

Autonomia, Gestão e Administração das Escolas (cont.) e descentralização

17 Novembro 2022, 18:00 Rita Sousa


- A autonomia das escolas e a descentralização da decisão e gestão dos recursos (cont.)

- Introdução aos conceitos de descentralização e territorialização das políticas educativas

2 grupos apresentaram dois textos sobre políticas relacionadas com os temas e conceitos analisados na aula.

Autonomia, Gestão e Administração das Escolas: um balanço em perspectiva

10 Novembro 2022, 18:00 Rita Sousa


Introdução à abordagem sociológica das organizações educativas.

Serão discutidos vários modelos de autonomia, gestão e administração das escolas, tendo em conta processos de transição e os seus protagonistas. Para tal os seguintes tópicos de política de educação serão discutidos a propósito desses modelos, designadamente:

- A autonomia das escolas e a descentralização da decisão e gestão dos recursos;

- As novas concepções sobre liderança, processos de decisão e gestão escolar;

- A regulação e avaliação das escolas;

- Os projectos e os planos educativos na escola.

Apresentação em grupo de um texto sobre a política de autonomia escolar como política de administração escolar.

A escola e as políticas educativas no presente e num passado recente: a ênfase na qualidade e modernização das estruturas educativas

3 Novembro 2022, 18:00 Rita Sousa


A escola e as políticas educativas no presente e num passado recente: a ênfase na qualidade e modernização das estruturas educativas

-A ideia de qualidade e sucesso educativo (resultados);

-A captação dos públicos tradicionalmente excluídos e da diversificação das ofertas educativas;

-A avaliação como instrumento de regulação do sistema e atores;

-A escola pública e a modernização do Sistema Educativo

Dimensões de implementação da política educativa contemporânea, na prática e na pesquisa

-Atores; políticas; e contextos (locais).