Sumários

Balanço final da UC

2 Dezembro 2021, 18:00 Rita Sousa


Análise de políticas educacionais:

  • Fundamentos e debates teórico-metodológicos;
  • Ilustração de modelos de análise de (macro e micro) políticas.

Planeamento dos trabalhos finais:

  • Definição final do formato e tipo de conteúdos dos exercícios individuais de avaliação.
  • Discussão sobre potenciais temas de desenvolvimento nesses trabalhos.

__

Apresentação de um texto por parte de um grupo de alunos.

Descentralização e territorialização das políticas educativas. um balanço em perspectiva

25 Novembro 2021, 18:00 Rita Sousa


•Descentralização: conceito e sistematização de algumas perspetivas.
•Descentralização e o território: o papel das autarquias.
•Políticas educativas territorializadas: exemplos nacionais e europeus.
•O TEIP como emblema de uma política territorializada
-Visionamento de um documentário sobre uma experiência TEIP concreta: planeamento, organização e gestão do projeto e resultados.
2 grupos apresentaram dois textos sobre políticas relacionadas com os temas e conceitos analisados na aula.

Autonomia, Gestão e Administração das Escolas: um balanço em perspectiva

18 Novembro 2021, 18:00 Rita Sousa


Introdução à abordagem sociológica das organizações educativas.

Serão discutidos vários modelos de autonomia, gestão e administração das escolas, tendo em conta processos de transição e os seus protagonistas. Para tal os seguintes tópicos de política de educação serão discutidos a propósito desses modelos, designadamente:

- A autonomia das escolas e a descentralização da decisão e gestão dos recursos;

- As novas concepções sobre liderança, processos de decisão e gestão escolar;

- A regulação e avaliação das escolas;

- Os projectos e os planos educativos na escola.

Apresentação em grupo de um texto sobre a política de autonomia escolar como política de administração escolar.

A escola e as políticas educativas no presente e num passado recente: a ênfase na qualidade e modernização das estruturas educativas

11 Novembro 2021, 18:00 Rita Sousa


A escola e as políticas educativas no presente e num passado recente: a ênfase na qualidade e modernização das estruturas educativas

-A ideia de qualidade e sucesso educativo (resultados);

-A captação dos públicos tradicionalmente excluídos e da diversificação das ofertas educativas;

-A avaliação como instrumento de regulação do sistema e atores;

-A escola pública e a modernização do Sistema Educativo

Dimensões de implementação da política educativa contemporânea, na prática e na pesquisa

-Atores; políticas; e contextos (locais).

A consolidação do estado e o alargamento do mandato das políticas educativas em tempos de normalização da democrática

4 Novembro 2021, 18:00 Rita Sousa


Discussão e reflexão a relação entre educação e democracia em tempos de transição democrática.

Debate e ilustração de conceitos como os de "ciclo de mudança" de políticas e de reformas.

Momentos chave para a ilustração desses conceitos:

- A chegada da democracia às políticas da educação;
- A Lei de Bases do Sistema Educativo (1986): o antes e o depois