Sumários
Descentralização e territorialização das políticas educativas. um balanço em perspectiva
27 Novembro 2025, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Descentralização: conceito e sistematização de algumas perspectivas.
Autonomia, Gestão e Administração das Escolas
20 Novembro 2025, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Introdução à abordagem sociológica das organizações educativas. Serão discutidos vários modelos de autonomia, gestão e administração das escolas, tendo em conta processos de transição e os seus protagonistas.
A escola e as políticas educativas no presente e num passado recente: a ênfase na qualidade e modernização das estruturas educativas
13 Novembro 2025, 18:00 • Susana da Cruz Martins
A escola e as políticas educativas no presente e num passado recente: a ênfase na qualidade e modernização das estruturas educativas -A ideia de qualidade e sucesso educativo (resultados); -A captação dos públicos tradicionalmente excluídos e da diversificação das ofertas educativas; -A avaliação como instrumento de regulação do sistema e atores; -A escola pública e a modernização do Sistema Educativo Dimensões de implementação da política educativa contemporânea, na prática e na pesquisa -Atores; políticas; e contextos (locais).
A consolidação do estado e o alargamento do mandato das políticas educativas em tempos de normalização da democrática
6 Novembro 2025, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Discussão e reflexão a relação entre educação e democracia em tempos de transição democrática. Momentos chave para a ilustração desses conceitos: - A chegada da democracia às políticas da educação; - A Lei de Bases do Sistema Educativo (1986): o antes e o depois Apresentação de um texto em grupo
Do Estado Novo ao 25 de Abril: ciclos políticos e reformas educativas
30 Outubro 2025, 18:00 • Susana da Cruz Martins
A análise socio-histórica remete para os seguintes pontos:
- O lugar da educação pública no Estado Novo: conceções e propostas nos principais ciclos políticos;
- A reforma de Veiga Simão: a via para a democratização do ensino;
- A viragem para a democracia: novas orientações e ambições para a escola e o seu papel