Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00517
Acrónimo :
00517
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Analisam-se as principais abordagens teóricas às políticas europeias dos media, incidindo sobre os diversos meios de comunicação e estabelecendo uma ligação a conjunturas específicas de desenvolvimento histórico e social. Em particular, pretende-se focar as mudanças profundas acarretadas pela digitalização, convergência e mercantilização do sector dos media como conducentes a uma sociedade crescentemente mediatizada. Os processos mais alargados de integração europeia serão examinados à luz das políticas culturais e dos media, abarcando questões relacionadas com a definição da esfera pública europeia como espaço de comunicação e cidadania. Deste modo, procura-se assegurar a contextualização histórica e social das principais políticas para os media da União Europeia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Sensibilizar os mestrandos para as políticas da União Europeia relativamente aos media, procedendo-se à sua contextualização histórica, social e política por forma a melhor compreender desenvolvimentos recentes no sector da Comunicação como parte integrante da construção europeia, com ênfase no pluralismo e preservação da diversidade cultural.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Questões Críticas para os Media e Comunicação na Europa 2. Os Media e a Esfera Pública Europeia 3. Media e Opinião Pública Europeia 4. O Serviço Público Televisivo Europeu como Modelo Dominante 5. Digitalização e Impacto no Serviço Público 6. Políticas dos Media e Regulação 7. Medidas de Prevenção do Discurso de Ódio Online 8. Privacidade e Proteção de Dados Online

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos desta unidade curricular têm como objectivo contextualizar os alunos, seguindo uma abordagem genealógica, relativamente às questões críticas prementes da área dos media e comunicação que serviram de base, em anos recentes, para se formular estratégias de regulação para os media num âmbito europeu, as quais inspiraram o surgimento de determinadas políticas dos media destinadas a evitar a concentração e a promover o pluralismo.

Avaliação / Assessment


A avaliação será contínua ou por exame. A avaliação contínua contempla os seguintes elementos: 1 - Assiduidade do aluno, com presença obrigatória em pelo menos 2/3 das aulas: 10% 2 - Apresentação oral de grupo baseada num texto recomendado: 40 % 3 - Trabalho individual, a ser entregue no final do semestre: 50% Em alternativa à avaliação contínua, os alunos poderão ser avaliados por exame no final do semestre: 100% As avaliações contínua e por exame podem realizar-se nas línguas propostas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os alunos deverão conseguir aplicar, nas avaliações a realizar, conceitos relacionados com digitalização, convergência, mercantilização e mediatização, em debates sobre a regulação, tanto ao nível da estrutura dos media (ex. concentração) como da intervenção nos conteúdos. Na modalidade de avaliação contínua, estes conceitos devem ser explorados nas apresentações orais de grupo, baseadas em artigos ou capítulos recomendados na bibliografia.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Dado o componente teórico dos conteúdos programáticos da cadeira, as aulas expositivas são a metodologia de ensino mais adequada para os alunos se familiarizarem com a matéria lecionada. O powerpoint torna-se uma ferramenta complementar útil para se explicitar os pontos principais da matéria lecionada de modo claro e acessível. De particular importância serão as discussões de grupo a realizarem-se no final de cada aula, tendo como objectivo facilitar a compreensão dos módulos programáticos com base nas leituras recomendadas.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sarikakis, K. (org.) (2007) Media and Cultural Policy in the European Union. Amsterdam: Editions Rodopi. Sousa, H. et.al (2012) A Regulação dos Media na Europa dos 27. Braga: Universidade do Minho, CECS. Prado, E. & Moragas, M. (2001) 'Repensar la televisión pública en el contexto digital.' Portal de la Comunicación, http://www.portalcomunicacion.com/both/opc/tvp.pdf Marzal Felici, J. et al. (2017) Los medios de comunicación públicos de proximidad en Europa. Valencia: Editorial Tirant Humanidades. Cardoso, G. et al. (2016) Políticas Públicas para Sociedade de Informação e Media. Lisboa: Obercom. Cádima, F. R. et al. (2018) MPM Portugal 2017: Monitorização do Pluralismo nos Média', in F. R. Cádima (org.) Diversidade e Pluralismo nos Media. Lisboa: Livros ICNova, pp. 239-256. Álvares, C. et al. (2014) ESF Forward Look - Media in Europe: New Questions for Research and Policy.Strasbourg: European Science Foundation, pp. 48.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


van Cuilenburg, J. & McQuail, D. (2003) 'Media Policy Paradigm Shifts: Towards a New Communications Policy Paradigm.' European Journal of Communication 18(2): 181-207. Stasi, M. L. (2019) 'Social media platforms and content exposure: How to restore users' control.' Competition and Regulation in Network Industries 20(1): 86?110. Schlesinger, P. (1997) From cultural defence to political culture: media, politics and collective identity in the European Union. Media, Culture & Society 19(3): 369?391. Scannell, P. (1989) 'Public service broadcasting and modern public life.' Media, Culture & Society 11(2): 135?166. Raboy, M. (2006) 'Créer les conditions favorables à la communication pour le bien collectif: Conférence Graham Spry.' Communication 25(1): 137-158. Mody, Bella, Treving, H. M. & Stein, L. (2007) 'The Governance of Media Markets,' in Leah A. Lievrouw & Sonia Livingstone (eds.) The Handbook of New Media. Londres: Sage, pp.405-414. Lange, André (2014) 'Convergence and the Diversity of European Television Systems,' in K. Donders, C. Pauwels & J. Loisen (org.) The Palgrave Handbook of European Media Policy. Basingstoke: Palgrave MacMillan, pp.257-296. Kaitatzi-Whitlock, S. (1996) 'Pluralism and Media Concentration in Europe: Media Policy as Industrial Policy.' European Journal of Communication 11(4): 453?483 McDermott, Y. (2017) 'Conceptualising the right to data protection in an era of Big Data.' Big Data & Society: 1-7. Mansell, R. (2014) 'Here Comes the Revolution - the European Digital Agenda,' in K. Donders, C. Pauwels & J. Loisen (eds.) The Palgrave Handbook of European Media Policy. Basingstoke: Palgrave MacMillan, pp. 202-217. Polonska-Kimunguyi, E. & Kimunguyi, P. (2011) 'The making of the Europeans: Media in the construction of pan-national identity.' International Communication Gazette, 73(6), 507?523. Grundmann, R. (2000) ?The European Public Sphere and the Deficit of Democracy.' The Sociological Review 48(1_suppl), 125?146. Gripsrud, J. (2007) 'Television and the European Public Sphere.' European Journal of Communication 22(4): 479?492. Fernback, J. & Papacharissi, Z. (2007) 'Online privacy as legal safeguard: the relationship among consumer, online portal, and privacy policies.? New Media & Society 9(5): 715-734. Donders, K. (2019) Public service media beyond the digital hype: distribution strategies in a platform era. Media, Culture & Society, 016344371985761. Cádima, F. R. (org.) Diversidade e Pluralismo nos Media. Lisboa: Livros ICNova. Brown, Alexander (2018) 'What is so special about online (as compared to offline) hate speech?', Ethnicities 18(3): 297-326.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16