Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00526
Acrónimo :
00526
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
---

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Facultar aos estudantes um conhecimento aprofundado das principais tradições analíticas, temas em discussão e mais recentes inovações conceptuais e metodológicas no campo de estudos sobre as democracias contemporâneas. Esta cadeira procura que o ensino sobre a democracia tenha em consideração a sua extrema diversidade institucional assim como dos que enfrentam.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


esta cadeira tem como primeiro objectivo leccionar e debater a literatura sobre as democracias contemporâneas, destacando a sua especificidade conceptual e interrogações primordiais face a outras épocas históricas. O segundo objectivo da cadeira é confrontar as abordagens existentes neste campo disciplinar com desenvolvimentos do mundo real. Terceiro, procurar-se-á distinguir e explicar os principais argumentos das diversas teorias, comparando-as entre si. Uma ideia geral subjacente a esta cadeira é providenciar aos alunos bases sólidas da literatura contemporânea, assim como uma compreensão da natureza variável da democracia contemporânea.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1-O que é a democracia? 2-Processos e vagas de democratização 3-Retrocesso democrático 4-Desigualdade e legados do autoritarismo 5-Autoritarismo subnacional 6-Sociedade civil e populismo 7-Democracia militante 8-Religião, nacionalismo e democracia

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Tendo por objetivo a aquisição de conhecimentos das características, da génese e das dinâmicas das democracias contemporâneas, o programa desta disciplina está dividido em 8 partes . A definição conceptual de democracia e a análise dos processos de democratização e seus retrocessos permite um conhecimento sobre a origem da disciplina (pontos 1-3). O programa permite ainda cumprir os restantes objetivos: o conhecimento sobre factores de crise nas democracias (desigualdade, autoritarismos subnacionais, populismo) (pontos 4-6) e desenvolver o conhecimento aprofundado sobre as os problemas mais recentes das democracias, como o ressurgimento dos nacionalismos e da religião, e a reflexão sobre as formas de defesa institucionais e legais da própria democracia (pontos 7-8). Comum a todos os pontos é também uma abordagem histórica, que situa contextualmente a comparação entre regimes democráticos, fundamental também para desenvolvimento das capacidades analíticas e críticas dos alunos.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: ensaio final (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas de índole teórica, de exposição pelo professor dos temas fundamentais do programa, sendo a segunda parte de cada aula reservada para um debate critico sobre os temas e bibliografia do dia entre alunos e professor.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino escolhida permite atingir os objetivos delineados para a UC ao providenciar uma exposição neutra e analítica pelo professor dos principais temas do dia, ao mesmo tempo que na segunda parte da aula se procura estimular e desenvolver a capacidade de análise, exposição oral e espírito crítico do aluno. A unidade curricular combina assim metodologias distintas, mas complementares: (1º) transmissão e aquisição de conhecimentos conceptuais; (2ª) exposição de temáticas em que se desdobra o tema central da unidade curricular seguida de debate entre professor e alunos; (3) ?aprender debatendo? através do debate geral entre alunos e olhar a evolução futura do tema através de estudos de caso

Observações / Observations


Nenhuma

Bibliografia Principal / Main Bibliography


A. Stepan, C. Taylor, ?Introduction? e ?Muslims and Toleration?, em Boundaries of Toleration, 2014. A. Stepan, J. Linz, Y. Yadav, Crafting State-Nations India and Other Multinational Democracies, 2011 A. Kirshener, A Theory of Militant Democracy. 2014 T. Skocpol, ?Making Sense of Citizen Mobilizations against the Trump Presidency?, Perspectives on Politics, 17/ 2, 2019. L. Gose,T. Skocpol, ?Resist, Persist, and Transform?, Mobilization, 24, 3, 2019. K. Weyland, "Populism?s Threat to Democracy?, Perspectives on Politics, 17, 2, 2020. R. Mickey, Paths Out of Dixie, 2015 M. Bernhard, T. Fernandes, R. Branco, ?Civil Society, Inequality and Democracy?, Comparative Politics, 49, 3, 2017. M. Albertus, V. Menaldo, Authoritarianism and the Elite Origins of Democracy, 2018 A. Lührmann, et al. V-Dem Democracy Report 2020. S. Levitsky e Daniel Ziblatt, How Democracies Die S. Gunitsky, Aftershocks, 2017 C. Tilly, Democracy, 2017

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Fishman, Robert M., Democracy?s Voices. Social Ties and the Quality of Public Life in Spain, Ithaca and London, Cornell University Press, 2004. Linz, Juan, The Breakdown of Democratic Regimes, Baltimore, Johns Hopkins University Press, 1978 Bermeo, Nancy, Ordinary People in Extraordinary Times: The Citizenry and the Collapse of Democracy, Princeton University Press, 2003. O?Donnell, G., Schmitter, P. C., Transitions from Authoritarian Rule, Baltimore and London, The Johns Hopkins University Press, 1986. Fernandes, Tiago, «Authoritarian Regimes and Pro-Democracy Semi-oppositions. The end of the Portuguese dictatorship (1968-1974) in comparative perspective», Democratization, Vol. 14, No. 4, 2007. Ansell, Ben and David Samuels, «Inequality and Democratization: A Contractarian Approach», Comparative Political Studies, July 2010. Robinson, James A, Daron Acemoglu, Economic Origins of Dictatorship and Democ-racy. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2006 Boix, Carles, Democracy and Redistribution, New York: Cambridge University Press, 2003 Stepan, Alfred, «The World?s Religious Systems and Democracy: Crafting the ?Twin Tolerations? », in Alfred Stepan, Arguing Comparative Politics, 2001. Schmitter, Philippe C., Karl, Terry Lynn, ?What Democracy is ... and is not?, in Larry Diamond, Marc F. Plattner, ed., The Global Resurgence of Democracy, Baltimore and London, The Johns Hopkins University Press Dahl, Robert, Democracy and its Critics, New Haven/London, Yale University Press, 1989

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16