Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00527
Acrónimo :
00527
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC visa debater o conceito e os processos de globalização numa perspetiva histórica, considerando o crescimento do comércio internacional, os avanços na tecnologia de comunicação e de transporte e as relações entre atores internacionais de diferentes tipologias. Neste quadro, aprofundar-se-ão questões relevantes de governação global, considerando o papel de instituições internacionais, desafios colocados a nível global em diversas áreas e temas selecionados da governação global.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC visa dotar os estudantes de uma visão crítica sobre os processos de globalização. O objetivo é proporcionar uma melhor compreensão das crescentes interconexões globais, através de exemplos concretos, para familiarizar os alunos com as teorias básicas relacionadas com o debate sobre a globalização, e para fornecer um conhecimento da história e do papel das instituições relevantes na política internacional contemporânea. A UC pretende também analisar temas diversos da governação global, de modo a que os estudantes adquiram uma visão compreensiva sobre este campo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Módulo 1 - Introdução 1.1. Globalização e suas principais dimensões 1.2. Globalização, pós-globalização e política nacional 1.3. Governação e governação global Módulo 2 - Globalização e governação 2.1. Desigualdades económicas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2.2. Clima e proteção do ambiente 2.3. Conflitos e sua prevenção Módulo 3 - Questões de governação global 3.1. Grandes poderes e poderes emergentes 3.2. Instituições regionais 3.3. Saúde global 3.4. Direitos humanos e justiça global

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A organização do curso foi concebida com o objetivo claro de explorar as várias facetas da globalização e os grandes debates em torno do conceito, bem como analisar temas relevantes da governação global. O primeiro módulo é mais expositivo, de forma a apresentar perspetivas diversas sobre a globalização e a governação. O segundo módulo analisa de forma aplicada desafios prementes da globalização atual e da governação global, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ou medidas concertadas para mitigar conflitos e impactos de alterações climáticas. O último módulo corresponde à análise mais detalhada de questões selecionadas no âmbito da governação global, de forma a que se aprofunde o conhecimento e leitura da realidade internacional.

Avaliação / Assessment


1. Avaliação contínua a) Presença e participação ativa nas aulas, através de breve exposição calendarizada de um tema (mínimo de presença em 70% das aulas) - 30% na nota final b) Ensaio de revisão (3000 a 3500 palavras) de 4 textos indicados na bibliografia complementar da UC - 70% na nota final O ensaio deverá ser enviado para o correio electrónico ana.lucia.sa@iscte-iul.pt até à data acordada na reunião do Conselho de Ano do 1º semestre (1ª época). 2. Exame final

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As duas primeiras aulas são mais expositivas por parte da docente, sendo as restantes oito mais participadas pelos alunos. Estas combinam apresentações e esclarecimento de dúvidas da docente com a participação dos alunos na discussão de textos e outros materiais considerados relevantes (notícias,...). Prevê-se também assistência tutorial dada pela docente aos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teóricas, em conjugação com os requisitos de leituras e apresentações semanais por parte dos alunos e da preparação de um ensaio de revisão, vão permitir que os estudantes se familiarizarem (e sejam capazes de avaliar criticamente) com os debates mais importantes relacionados com o fenómeno da globalização. Desta forma, os alunos serão capazes de analisar de forma crítica o material e não serem meros receptores passivos do conhecimento académico.

Observações / Observations


Observações sobre a avaliação: a) Detecção de plágio implica a anulação da prova de avaliação. Sobre plágio, consultar https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte/organizacao/rgaos-de-coordenacao/conselho-pedagogico/1041/codigo-de-conduta-academica b) Por cada dia de atraso na entrega do ensaio será descontado 0,5. c) Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer adaptações pontuais que serão comunicadas oportunamente.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Scholte, Jan Aart (2005), Globalization, A Critical Introduction, Basingstoke: Palgrave Macmillan O'Brien, Robert et al. (2000), Contesting global governance: multilateral economic institutions and global social movements, Cambridge: Cambridge University Press Mazower, Mark (2013), Governing the World: The History of an Idea, 1815 to the Present, New York: Penguin Martell, Luke (2010), The Sociology of Globalization, Cambridge: Polity Press David, Held and Charles Roger (eds.) (2013), Global governance in crisis, Cambridge: Polity Press Held, David and Anthony McGrew (eds.) (2003), The Global Transformations Reader, Cambridge: Polity Press Beck, Ulrich (2000), What is Globalization?, Cambridge: Polity Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Chapman, Terrence L. and Chaudoin, Stephen (2013), "Ratification Patterns and the International Criminal Court", International Studies Quarterly, 57: 400-409 Ainley, Kirsten (2015), "The Responsibility to Protect and the International Criminal Court: counteracting the crisis", International Affairs 91(1): 37-54 3.4. The Lancet (2020), "Global governance for COVID-19 vaccines", Lancet, 395(10241): 1883. Gopinathan, Unni, Nick Watts, Alexandre Lefebvre, Arthur Cheung, Steven J.Hoffman and John-Arne Røttingen (2019), "Global governance and the broader determinants of health: A comparative case study of UNDP's and WTO's engagement with global health", Global Public Health, 14(2): 175-189 Ekström, A.M., Berggren, C., Tomson, G. et al. (2021), "The battle for COVID-19 vaccines highlights the need for a new global governance mechanism", Nature Medicine, 27: 739?740 3.3. Saúde global 3.3. Panke, Diana (2020), "Regional cooperation through the lenses of states: Why do states nurture regional integration?", The Review of International Organizations, 15: 475?504 Malamud, Andrés (2018), "Overlapping Regionalism, No Integration: Conceptual Issues and the Latin American Experiences", Política Internacional, 6: 46-59 3.2. Stephen, Matthew D. (2014), "Rising powers, global capitalism and liberal global governance: A historical materialist account of the BRICs challenge", European Journal of International Relations, 20: 912-938 Dal, Emel Parlar (2019), "Status competition and rising powers in global governance: an introduction", Contemporary Politics, 25(5): 499-511 3.1. 3 - Questões de governação global / Subjects on global governance Keenan, Jeremy (2015), "Postcolonial Imperialism in Africa's Maghreb and Sahel", in Omeje, Kenneth (ed.), The Crises of Postcoloniality in Africa, Dakar: CODESRIA: 143-160 Coning, Cedric de (2017), "Peace enforcement in Africa: Doctrinal distinctions between the African Union and United Nations", Contemporary Security Policy, 38(1): 145-160 2.3. Michaelowa, Katharina and Axel Michaelowa (2017), "Transnational Climate Governance Initiatives: Designed for Effective Climate Change Mitigation?", International Interactions, 43(1): 129-155 Falkner, Robert (2016), "The Paris Agreement and the new logic of international climate politics", International Affairs 92 (5): 1107-1125 2.2. Biermanna, Frank, Norichika Kanieb and Rakhyun E Kim (2017), "Global governance by goal-setting: the novel approach of the UN Sustainable Development Goals", Current Opinion in Environmental Sustainability 26:26-31 Antoniades, Andreas (2013), "Recasting the Power Politics of Debt: structural power, hegemonic stabilisers and change", Third World Quarterly, 34 (2): 214-232 2.1. 2. Globalização e governação / Globalization and governance Weiss, Thomas G. (2014), "Rethinking Global Governance? Complexity, Authority, Power, Change", International Studies Quarterly, 58: 207-215 Pouliot, Vincent and Jean-Philippe Thérien (2018), "Global Governance: A Struggle over Universal Values", International Studies Review, 20 (1): 55-73 1.3. Flew, Terry (2020), "Globalization, neo-globalization and post-globalization: The challenge of populism and the return of the national", Global Media and Communication, 16(1):19-39 Benhabib, Seyla (2014), "Defending a cosmopolitanism without illusions. Reply to my critics", Critical Review of International Social and Political Philosophy, 17(6): 697-715 1.2. Mignolo, Walter D. (2021), "Coloniality and globalization: a decolonial take", Globalizations, 18(5): 720-737 Appadurai, Arjun (2000), "Grassroots Globalization and the Research Imagination", Public Culture, 12(1): 1-19 1.1. 1. Introdução / Introduction

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16