Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00527
Acrónimo :
00527
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC visa debater o conceito e os processos de globalização numa perspetiva histórica, considerando o crescimento do comércio internacional, os avanços na tecnologia de comunicação e de transporte e as relações entre atores internacionais de diferentes tipologias. Neste quadro, aprofundar-se-ão questões relevantes de governação global, considerando o papel de instituições internacionais, desafios colocados a nível global em diversas áreas e temas selecionados da governação global.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC visa dotar os estudantes de uma visão crítica sobre os processos de globalização. O objetivo é proporcionar uma compreensão abrangente das crescentes interconexões globais, através de exemplos concretos, para familiarizar os/as estudantes com as teorias relacionadas com os debates sobre a globalização, no sentido de fornecer um conhecimento da história e do papel das instituições relevantes na política internacional contemporânea. A UC pretende ainda analisar temas diversos da governação global, de modo a que os estudantes adquiram uma visão compreensiva sobre este campo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Módulo 1 - Introdução 1.1. Globalização e suas principais dimensões 1.2. Globalização, pós-globalização e política nacional 1.3. Governação e governação global Módulo 2 - Globalização e governação 2.1. Desigualdades económicas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2.2. Clima e proteção do ambiente 2.3. Conflitos e sua prevenção Módulo 3 - Questões de governação global 3.1. Grandes poderes e poderes emergentes 3.2. Instituições regionais 3.3. Saúde global 3.4. Direitos humanos e justiça global

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


A organização do curso foi concebida com o objetivo de explorar as várias facetas da globalização e os grandes debates em torno do conceito, bem como analisar temas relevantes da governação global. O primeiro módulo é mais expositivo, de forma a apresentar perspetivas diversas sobre a globalização e a governação. O segundo módulo analisa de forma aplicada desafios prementes da globalização atual e da governação global, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ou medidas concertadas para mitigar conflitos e impactos de alterações climáticas. O último módulo corresponde à análise mais detalhada de questões selecionadas no âmbito da governação global, de forma a que se aprofunde o conhecimento e leitura da realidade internacional.

Avaliação / Assessment


1. Avaliação ao longo do semestre a) Presença e participação ativa nas aulas, e apresentação oral de um trabalho em grupo sobre um dos temas do programa (mínimo de presença em 70% das aulas) - 30%. b) Ensaio de revisão (3000 a 3500 palavras) de 4 textos indicados na bibliografia complementar da UC - 70%. O ensaio deverá ser enviado para o correio electrónico vasco.martins@iscte-iul.pt até à data acordada na reunião do Conselho de Ano do 1º semestre (1ª época). 2. Exame final A deteção de plágio e de outras formas de fraude académica nos trabalhos escritos implicam a anulação da prova de avaliação. Poderá ser realizada uma prova oral complementar ao ensaio individual a pedido do docente. Sobre plágio, consultar https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte/organizacao/rgaos-de-coordenacao/conselho-pedagogico/1041/codigo-de-conduta-academica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas, tendo por base a transmissão de conceitos e o desenvolvimento de ferramentas analíticas que estimulem a compreensão dos conteúdos lecionados. Privilegia-se a participação dos/as estudantes e a interacção activa com o docente através de debates organizados em torno de temáticas específicas (recorrendo a excertos de textos, discursos políticos ou análise de imagens), em grupo ou individualmente. Os conteúdos programáticos são acompanhados de livros, capítulos de livros, artigos científicos e vários outros materiais de apoio para fundamentar a aprendizagem e estimular o debate em sala de aula. Além da participação em aula, os/as estudantes serão avaliados através da apresentação oral em sala de aula e pela revisão crítica de textos chave balizados na bibliografia da UC. Prevê-se a possibilidade de organização de seminários ou participação em conferências.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teóricas, em conjugação com os requisitos de leituras, as apresentações por parte dos alunos e a preparação de um ensaio de revisão, vão permitir que os/as estudantes se familiarizarem (e sejam capazes de avaliar criticamente) os debates mais importantes relacionados com o fenómeno da globalização. Desta forma, os/as estudantes serão capazes de analisar de forma crítica o material e não serem meros receptores passivos do conhecimento académico.

Observações / Observations


Observações sobre a avaliação: a) Detecção de plágio implica a anulação da prova de avaliação. Sobre plágio, consultar https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte/organizacao/rgaos-de-coordenacao/conselho-pedagogico/1041/codigo-de-conduta-academica b) Por cada dia de atraso na entrega do ensaio será descontado 0,5. c) Em caso de deteção de uso de ferramentas de Inteligência Artificial para elaboração do ensaio prevê-se a realização de uma prova oral complementar.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Scholte, Jan Aart (2005), Globalization, A Critical Introduction, Basingstoke: Palgrave Macmillan. Larres, Klaus and Ruth Wittlinger. 2020. Understanding Global Politics: Actors and Themes in International Relations. London: Routledge. Martell, Luke (2010), The Sociology of Globalization, Cambridge: Polity Press. David, Held and Charles Roger (eds.) (2013), Global governance in crisis, Cambridge: Polity Press Held, David and Anthony McGrew (eds.) (2003), The Global Transformations Reader, Cambridge: Polity Press. Beck, Ulrich (2000), What is Globalization?, Cambridge: Polity Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Mignolo, Walter D. (2021), "Coloniality and globalization: a decolonial take", Globalizations, 18(5): 720-737 Walter, Stefanie. (2021), “The Backlash Against Globalization”, Annu. Rev. Political Sci., 24: 421-42. Flew, Terry (2020), "Globalization, neo-globalization and post-globalization: The challenge of populism and the return of the national", Global Media and Communication, 16(1):19-39 Hung, Ho Fung. 2021. "Recent trends in global economic inequality", Annual Review of Sociology 47: 349-67. Biermanna, Frank, Norichika Kanieb and Rakhyun E Kim (2017), "Global governance by goal-setting: the novel approach of the UN Sustainable Development Goals", Current Opinion in Environmental Sustainability 26:26-31 Falkner, Robert (2016), "The Paris Agreement and the new logic of international climate politics", International Affairs 92 (5): 1107-1125 Menocal, Alina Rocha. 2011. “State building for peace: a new paradigma for international engagement in post-conflict fragile states?”, Third World Quarterly 32(10): 1715-1736. Heilmann, Sebastian. 2016. China’s Political System. London: Bloomsbury Publishing PLC. Panke, Diana (2020), "Regional cooperation through the lenses of states: Why do states nurture regional integration?", The Review of International Organizations, 15: 475?504 Ekström, A.M., Berggren, C., Tomson, G. et al. (2021), "The battle for COVID-19 vaccines highlights the need for a new global governance mechanism", Nature Medicine, 27: 739?740 Ainley, Kirsten (2015), "The Responsibility to Protect and the International Criminal Court: counteracting the crisis", International Affairs 91(1): 37-54

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-16