Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência Política
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
As atitudes e os comportamentos políticos dos/as cidadãos/ãs são o motor de qualquer sistema político e são cruciais para o bom funcionamento dos regimes democráticos. Esta UC centra-se em algumas das principais atitudes e comportamentos políticos, nomeadamente a participação eleitoral vs abstenção ou a confiança e satisfação política. Procura-se fazer uma exploração teórico-conceptual de cada um destes temas, centrada não só nos modelos clássicos mas também no ponto de situação da investigação actual. Enfoque será igualmente dado aos factores que fazem variar as atitudes e os comportamentos políticos. Finalmente, para cada tema, será feita uma reflexão sobre alguns dos debates mais actuais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1. Definir e analisar criticamente os principais conceitos relacionados com atitudes e comportamentos políticos; OA2. Identificar e analisar criticamente os factores explicativos mais relevantes das atitudes e comportamentos políticos; OA3. Conhecer os desenvolvimentos clássicos e mais recentes na produção científica relativa às atitudes e comportamentos políticos; OA4. Compreender e analisar criticamente investigações empíricas muito actuais relacionadas com atitudes e comportamentos políticos; OA5. Apresentar oralmente de forma clara e apelativa artigos científicos complexos e analisá-los criticamente, também em formato escrito.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Parte 1: Comportamentos Políticos CP1. Participação eleitoral vs abstenção CP2. Comportamento eleitoral CP3. Diferentes formas de participação política Parte 2: Atitudes Políticas CP4. Preferências políticas CP5. Sofisticação política e interesse CP6. Confiança política e satisfação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A UC é estruturada em duas partes. A primeira parte centra-se no comportamento político dos/as cidadãos/ãs, entendido de forma abrangente, para além da participação eleitoral (CP1, CP2, CP3). A segunda parte foca-se nas atitudes dos/as cidadãos/ãs, o que incluí as suas preferências políticas mas também o seu interesse ou satisfação com a política (CP4, CP5, CP6). A relação estreita que existe entre as atitudes e os comportamentos será também objecto de reflexão nesta UC. Pela forma como a UC está organizada, cada CP visa atingir todos os OA relativamente ao tema em questão. Por exemplo, relativamente ao CP1 “Participação eleitoral vs abstenção” pretende-se que os/as estudantes: definam e analisem criticamente o conceito de participação eleitoral e de abstenção (OA1), identifiquem e analisem criticamente os factores explicativos da participação eleitoral e da abstenção (OA2), etc.
Avaliação / Assessment
Os/as estudantes podem optar por realizar a UC por avaliação ao longo do semestre ou por exame. A avaliação ao longo do semestre tem as seguintes componentes: a) Apresentação oral e discussão de um texto científico em grupo e participação nas aulas (vale 40% da nota final) b) Ensaio escrito individual (vale 60% da nota final); Todos os momentos de avaliação são obrigatórios. Mais detalhes sobre as componentes da avaliação ao longo do semestre: a) A exposição oral de texto em grupo consiste na apresentação oral e discussão de um artigo científico muito actual por parte dos/as estudantes, seguida de um debate com a turma. Esta componente é avaliada individualmente. A avaliação da “participação nas aulas” é feita da seguinte forma: adiciona-se à nota da apresentação oral de texto 0,5; 1 ou 1,5 valores aos/às estudantes mais participativos. Ser participativo significa: fazer intervenções interessantes nas aulas, fazer perguntas que revelam que se está a seguir a matéria, participar nos debates e exercícios, ter uma postura que demonstra estar a seguir as aulas com atenção. b) O ensaio escrito é feito individualmente sobre um tema à escolha dos/as estudantes, desde que relacionado com os conteúdos programáticos da UC. O objectivo é fazer uma revisão da literatura sobre o tema escolhido (de forma articulada e crítica). O ideal é que o ensaio seja orientado por uma pergunta de partida. 8-10 páginas (tamanho de letra 12, espaço 1,5 entre linhas; em inglês ou em português)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC segue um método de ensino essencialmente interactivo, pelo que os/as estudantes são incentivados a participarem nas aulas através de questões ou comentários, mesmo durante as aulas expositivas. Os períodos de exposição são frequentemente intercalados por exercícios ou debates, que cumprem dois objectivos essenciais: solidificar conhecimentos e descansar da exposição e, consequentemente, melhorar a aprendizagem. As aulas práticas consistem em exposições orais pelos estudantes, com natural envolvimento da docente e dos demais estudantes. É pedido aos/às estudantes que leiam pelo menos um dos textos indicados para cada aula, incentivando o trabalho autónomo. Os vários métodos de ensino descritos (exposição com contributos dos/as estudantes, exercícios de aplicação da matéria, debates, apresentação orais pelos/as estudantes, etc) são uma parte essencial da estratégia educativa da UC. A este nível, a diversidade de métodos utilizados contribui para que os/as estudantes adquiram competências cognitivas mais complexas, como a capacidade de analisar ou de avaliar cada um dos conteúdos programáticos leccionados, permitindo assim o cumprimento dos objectivos de aprendizagem previamente delineados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O conjunto de aulas teóricas (leccionadas pela docente mas com a participação activa dos/as estudantes), as apresentações orais pelos/as estudantes, os exercícios e debates realizados em sala de aula, bem como o ensaio escrito, permitem aos estudantes apreender e problematizar os conceitos fundamentais e actuais sobre atitudes e comportamentos políticos, bem como praticar competências de compreensão, estruturação, apresentação, reflexão e redacção de um texto científico.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Berinsky, Adam (ed, 2020), New Directions in Public Opinion. Londres: Routledge. Dalton, Russell (2020), Citizen Politics: Public Opinion and Political Parties in Advanced Industrial Democracies. Londres: Sage. Dalton, Russell e Hans-Dieter Klingemann (eds, 2007), The Oxford Handbook of Political Behavior. Oxford: Oxford University Press. Freire, André (2022), Left and Right: meaning and correlates in new and long consolidated democracies, Moldova: Eliva Press. Fisher, Justin, et al (eds, 2018), The Routledge Handbook of Elections, Voting Behavior and Public Opinion, Londres: Routledge. Lobo, Marina Costa e Ana Espírito-Santo (2023), O Eleitorado Português no Século XXI. Lisboa: Tinta da china. van Deth, Jan, José Ramón Montero e Anders Westholm (eds, 2007), Citizenship and involvement in European democracies: a comparative analysis. Londres: Routledge.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Dalton R. (2021), ‘The Representation Gap and Political Sophistication: A Contrarian Perspective’, Comparative Political Studies 54 (5): 889-917. Dassonneville, R. & F. Kostelka (2021), ‘The Cultural Sources of the Gender Gap in Voter Turnout’, British Journal of Political Science 51 (3): 1040-1061. Geurkink B et al (2020), ‘Populist Attitudes, Political Trust, and External Political Efficacy: Old Wine in New Bottles?’, Political Studies 68 (1): 247-267. Grasso, M. T. et al (2019), ‘Socialization and generational political trajectories: an age, period and cohort analysis of political participation in Britain’, Journal of Elections, Public Opinion and Parties 29 (2): 199-221. Hoogh, M. & A. Kerna (2017), ‘The tipping point between stability and decline: trends in voter turnout, 1950–1980–2012’, European Political Science 16: 535–552. Smets, Kaat & Carolien van Ham (2013), “The embarrassment of riches? A meta-analysis of individual-level research on voter turnout”, Electoral Studies 32: 344–359. Stockemer, Daniel (2017), “What Affects Voter Turnout? A Review Article/Meta-Analysis of Aggregate Research”, Government and Opposition 52(4): 698–722. Theocharis, Yannis, & Jan Van Deth (2018). The continuous expansion of citizen participation: A new taxonomy. European Political Science Review 10(1): 139-163. Thorson, Kjerstin, Yu Xu & Stephanie Edgerly (2018). “Political Inequalities Start at Home: Parents, Children, and the Socialization of Civic Infrastructure Online”. Political Communication 35(2): 178-195. van Deth, J. (2014), ‘A conceptual map of political participation’, Acta Politica 49: 349–367.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-29