Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00528
Acrónimo :
00528
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


As atitudes e os comportamentos políticos dos/as cidadãos/ãs são o motor de qualquer sistema político e são cruciais para o bom funcionamento dos regimes democráticos. Esta UC centra-se em algumas das principais atitudes e comportamentos políticos, nomeadamente a participação eleitoral vs abstenção ou a confiança e satisfação política. Procura-se fazer uma exploração teórico-conceptual de cada um destes temas, centrada não só nos modelos clássicos mas também no ponto de situação da investigação actual. Enfoque será igualmente dado aos factores que fazem variar as atitudes e os comportamentos políticos. Finalmente, para cada tema, será feita uma reflexão sobre alguns dos debates mais actuais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, os/as estudantes devem estar cientes dos fundamentos concernentes às atitudes e comportamentos políticos de uma forma abrangente, incluindo tanto os autores clássicos como os desenvolvimentos mais recentes da produção científica. Será desenvolvido o espírito crítico dos/as estudantes através da reflexão em torno de debates muito actuais. Serão ainda desenvolvidas competências de apresentação oral e de produção de texto científico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Parte 1: Comportamentos Políticos 1.1 Participação eleitoral vs abstenção 1.2 Comportamento eleitoral 1.3 Diferentes formas de participação política Parte 2: Atitudes Políticas 2.1 Preferências políticas 2.2 Sofisticação política e interesse 2.3 Confiança política e satisfação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A UC é estruturada em duas partes. A primeira parte centra-se no comportamento político dos/as cidadãos/ãs, entendido de forma abrangente, para além da participação eleitoral. A segunda parte foca-se nas atitudes dos/as cidadãos/ãs, o que incluí as suas preferências políticas mas também o seu interesse ou satisfação com a política. A relação estreita que existe entre as atitudes e os comportamentos será também objecto de reflexão nesta UC.

Avaliação / Assessment


Avaliação Contínua: a) Apresentação oral e discussão de um texto científico e participação nas aulas (vale 40% da nota final) b) Ensaio escrito individual, 8-10 páginas (tamanho de letra 12, espaço 1,5 entre linhas; em inglês ou em português) (vale 60% da nota final); Nota: A opção por esta modalidade de avaliação exige uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas. OU Exame

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na UC existem dois tipos de aulas: 1) Teórico-práticas: Apresentação dos conceitos, perspectivas teóricas e empíricas, alternada com breves exercícios e debates; 2) Práticas: centradas nos/as estudantes e na apresentação e discussão de artigos científicos em sala, sobre debates actuais. As aulas combinam uma componente teórica com uma componente prática e análise crítica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O conjunto de aulas teóricas (leccionadas pela docente mas com a participação activa dos/as estudantes), bem como as apresentações orais pelos/as estudantes permitirá aos estudantes apreender e problematizar as questões fundamentais e actuais sobre atitudes e comportamentos políticos, bem como praticar competências de compreensão, estruturação, apresentação, reflexão e redacção de um texto científico.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


van Deth, Jan, José Ramón Montero and Anders Westholm (eds, 2007), Citizenship and involvement in European democracies: a comparative analysis. London: Routledge. Torcal, Mariano and José Ramón Montero (eds, 2006), Political disaffection in contemporary democracies. Social capital, institutions, and politics. London: Routledge. Freire, André (2022), Left and Right: meaning and correlates in new and long consolidated democracies, Moldova, Eliva Press. Fisher, Justin, et al (eds, 2018), The Routledge Handbook of Elections, Voting Behavior and Public Opinion, London: Routledge. Dalton, Russell and Hans-Dieter Klingemann (eds, 2007), The Oxford Handbook of Political Behavior. Oxford: Oxford University Press. Dalton, Russell (2020), Citizen Politics: Public Opinion and Political Parties in Advanced Industrial Democracies. London: Sage. Berinsky, Adam (ed, 2020), New Directions in Public Opinion. London: Routledge.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


William L. Miller and Richard G. Niemi (2002), "Voting: choice, conditioning, and constraint", in Lawrence LeDuc, R. G. Niemi and Pippa Norris (eds), Comparing democracies 2. New challenges in the study of elections and voting. London: Sage, pp. 169-188. Smets, Kaat & Carolien van Ham (2013), ?The embarrassment of riches? A meta-analysis of individual-level research on voter turnout?, Electoral Studies 32: 344?359. Samuel L. Popkin (1991), The reasoning voter. Communication and persuasion in presidential campaigns. Chicago: University of Chicago Press, chapter 1, pp. 7-21. Montero, José Ramón, Richard Gunther and Mariano Torcal (1998), "Attitudes toward democracy in Spain: legitimacy, discontent, and disaffection", Madrid: Centro de Estudios Avanzados en Ciencias Sociales, Estudio/Working Paper 100; (In Spanish, "Actitudes hacia la democracia en España: legitimidad, descontento y desafección", Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 83, 1998, pp. 9-49.) Magalhães, Pedro, Paolo Segatti and Tianjian Shi (2015), "Mobilization, informal networks, and the social contexts of turnout", in Richard Gunther, Paul A. Beck, P. Magalhães and Alejandro Moreno (eds), Voting in Old and New Democracies. London: Routledge, pp 64-98. Magalhães, Pedro (2005), "Disaffected democrats: political attitudes and political action in Portugal", West European Politics, 28 (5), pp. 973-991 (In Portuguese, "Democratas, desafectos e descontentes: as atitudes dos portugueses in relação ao sistema politico", in André Freire, Marina Costa Lobo e P. Magalhães, eds., Portugal a votos. As eleições legislativas de 2002. Lisbon: Imprensa de Ciências Sociais, pp. 333-361.) Lipset, S. M. and Rokkan, S. (1967), "Cleavage structures, party systems, and voter alignments: an introduction", in Lipset, S. M., and Rokkan, S. (eds), Party systems and voter alignments: Cross-national perspectives. New York, NY: Free Press, pp. 1-64; (A Portuguese version exist un: Lipset, S. M., 1987, Consenso e Conflito, Lisboa, Gradiva) Knutsen, Oddbjørn (1997), "The partisan and the value-based components of left-right self-placement: a comparative study", International Political Science Review, 18, pp. 191-225. Knutsen, O. and Kumlin, S. (2005), "Value orientations and party choice", in Thomassen, J. (ed.), The European voter: A comparative study of modern democracies. Oxford: Oxford University Press, pp. 125-66. Inglehart, Ronald (1987), "Value change in industrial societies", American Political Science Review, 81(4), pp. 1289-1303 e 1318-1319. Gunther, Richard, José Ramón Montero and Hans-Jürgen Puhle (eds, 2007), Democracy, Intermediation, and Voting on Four Continents. Oxford: Oxford University Press. Freire, André, and Kats Kivistik (2013), "Western and Non-Western Meaning of the left-right divide across four continents", Journal of Political Ideologies, 18 (2), pp. 171-199. Freire, André (2006), Esquerda e Direita na Política Europeia. Portugal, Espanha e Grécia em Perspectiva Comparada. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. Freire, André (2006), "Left-Right Ideological Identities in New Democracies: Greece, Portugal and Spain in the Western European Context", Pôle Sud - Revue de Science Politique de l'Europe Méridionale, 25 (II), pp. 153-173. Fraile, Marta (2007), "Political knowledge and the logic of voting. A comparative study", in José María Maravall and Ignacio Sánchez-Cuenca (eds), Controlling governments: voters, institutions and accountability. Cambridge: Cambridge University Press, pp. 131-156. (In Spanish, "La influencia del conocimiento político en las decisiones de voto", Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 2007, pp. 41-74.) Flanagan, S. C. and Lee, A.-R. (2003), "The new politics, culture wars, and the authoritan-libertarian value change in advanced industrial democracies", Comparative Political Studies 36 (3), pp. 235-71. Dalton, Russell (2002), "Political cleavages, issues, and electoral change", in Lawrence LeDuc, R. G. Niemi and Pippa Norris (eds), Comparing democracies 2. New challenges in the study of elections and voting. London: Sage, pp. 189-209. Cancela, João & Benny Geys (2016), ?Explaining voter turnout: A meta-analysis of national and subnational elections?, Electoral Studies 42: 264-275. Blais, André (2006), "What affects voter turnout?", Annual Review of Political Science 9, pp. 111-125. Benoit, K. and Laver, M. (2006), Party policy in modern democracies. London: Routledge.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16