Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00529
Acrónimo :
00529
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC pretende dar uma perspectiva avançada sobre as eleições, os sistemas eleitorais e os partidos políticos enquanto elementos centrais dos sistemas políticos democráticos e elementos de primordial importância na estruturação e corporização das ligações entre eleitores e representantes no processo de representação política.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Dotar os estudantes de capacidade para dominar a literatura teórica teórico-empírica básica sobre as eleições, os sistemas eleitorais e os partidos, bem como para estruturar um projecto de investigação em torno destes tópicos. Pretende-se ainda incentivar a sua capacidade de comunicar oralmente os resultados das pesquisas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I- Representação política. 1.1 Tipos de representação. 1.2 Como medir a representação política? II- Sistemas eleitorais, ideologias e representação política 2.1 As grandes famílias de sistemas eleitorais. 2.2 Sistemas eleitorais, modelos de democracia e influência dos eleitores sobre o processo político. 2.3 Os sistemas eleitorais e a qualidade da representação política. III- Partidos políticos e representação política 3.1 Tipos de partidos desde a II Guerra mundial na perspectiva da representação política. 3.2 Crise dos partidos: indicadores; causas internas e externas da crise dos partidos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O programa subdivide-se em três partes, duas das quais proporcionam uma visão aprofundada dos dois elementos institucionais fulcrais do processo de representação política entre eleitores e representantes (Parte II e III), cabendo à restante elucidar o tema da representação política nas vertentes teórica e metodológica (Parte I). O programa também contempla a análise comparada, a qual proporciona uma visão mais abrangente da unidade de estudo, incluindo os problemas e dificuldades dos processos e instituições de representação política no mundo contemporâneo.

Avaliação / Assessment


a) Assiduidade e participação nas aulas (assiduidade mínima exigida: 70% das aulas) - ponderação de 15% para a média final; b) Assiduidade e participação nas conferências do Doutoramento em Ciência Política - 10%; b) Apresentação oral de um texto na aula - 25%; c) Elaboração de um ensaio escrito onde os estudantes deverão procurar estruturar um projeto de investigação, com especial ênfase para a revisão da literatura - 50%. OU Exame

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas desdobram-se em aulas de exposição da matéria pelo docente (aulas teóricas e teórico-práticas) e aulas de apresentação de trabalhos e de discussão pelos alunos (seminários): para cada bloco de aulas, ou seja, em cada uma das Partes (I, II e III, há sempre duas aulas de exposição do docente e uma de apresentações orais; acresce a primeira aula de apresentação e planeamento pedagógico das aulas. Durante as aulas e na fase de preparação dos ensaios escritos os alunos serão orientados pelos docentes com vista ao modo de estruturação dos projectos de investigação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino são coerentes com os objectivos de aprendizagem na medida em que colocam à disposição dos alunos uma literatura qualificada e actual, que estes podem assimilar mediante aulas professorais e quando da preparação de provas orais e escritas. A capacidade de estruturar um projecto de investigação deve revelar-se na prova escrita, seguindo a orientação dos docentes, ao passo que a capacidade de comunicação oral é praticada via as exposições orais.

Observações / Observations


Os computadores portáteis são os ÚNICOS instrumentos eletrónicos aprovados para uso nas aulas (e mesmo assim só mesmo para tirar notas, não para surfar na internet durante as aulas). Os telefones celulares e outros instrumentos desse tipo (como por exemplo para se ouvir música) devem estar sempre desligados durante as aulas (e as mensagens de texto também estão proibidas durante as aulas). Professores: André Freire, Professor Catedrático & Coordenador da UC. Mensagem COVID19: «Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário».

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Faria, Alessandra Maia Terra de (2010), On the Social and the Political: Theories of Political Representation Beyond the universal suffrage, Londres, LAP Lambert Academic Publishing. (há edição em Português, no Brasil: Faria, Alessandra Maia Terra de (2020), Teorias da representação política, ed. ? Curitiba: Appris, 2020. 167 pp.) Fernandes, Jorge M. & Cristina Leston-Bandeira (eds.), Iberian Legislatures in Comparative Perspective, Oxon, Routledge Freire, A., & Viegas, J. M. L. (ed.) (2009), Representação Política: O Caso Português em Perspetiva Comparada, Lisboa: Sextante. Freire, André, Marco Lisi & José Manuel Leite Viegas (organizadores) (2015a), Crise Económica, Políticas de Austeridade e Representação Política, Lisboa, Assembleia da República, Coleção Parlamento. Freire, André, Marco Lisi & José Manuel Leite Viegas (organizadores) (2015b), Representação e Participação Política na Europa em Crise, Lisboa, Assembleia da República, Coleção Parlamento. 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Costa, Olivier, André Freire & Jean-Benoit Pilet (2012), Symposium ?Political representation in Belgium, France, and Portugal: MPs and their constituents in very different political systems?, organizado para a Revista Representation ? Journal of Representative Democracy, Volume 48 (4), pp. 351-418. (4 artigos mais introdução dos organizadores) http://www.tandfonline.com/toc/rrep20/48/4#.UeKDII1JPpU Downs, Anthony (1957), An economic theory of democracy, New York, Harper & Row. Freire, André (editor) (2011), Eleições e Sistemas Eleitorais no século XX Português: Um Balanço Histórico e Comparativo, Lisboa, Colibri. Freire, André & Ana Belchior (2013), ??Ideological Representation in Portugal: MPs-Electors Linkages in Terms of Left-Right Placement and Substantive Meaning?, Journal of Legislative Studies, 19, No.1 (March 2013). 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Pereira, Paulo Trigo, & Silva, João Andrade (2009), ?Citizens? freedom to choose representatives: ballot structure, proportionality and fragmented parliaments?, Electoral Studies, 28, pp. 101-110. Powell, G. Bingham Jr. (2000), Elections as Instruments of Democracy, New Haven e Londres: Yale University Press Wessels, Bernhard (2007), ?Political representation and democracy? in Dalton, Russell J., and Klingemann, Hans-Dieter (eds.), The Oxford Handbook of Political Behavior, Oxford, Oxford University Press, pp. 833-850. III ? Partidos políticos e representação política (21 títulos) Alonso, Sonia, Keane, John, & Merkel, Wolfgang (organizadores) (2011), The Future of Representative Democracy, Cambridge, Cambridge University Press. Avritzer, Leonardo (2016), Impasses da Democracia no Brasil, Rio de Janeiro, Civilização Brasileiras. Bermeo, Nancy, & Bartels, Larry M. 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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16