Sumários
Aula 6 - Sistemas eleitorais e rep. pol. II
9 Dezembro 2021, 20:30 • Rita Sousa
Sistemas eleitorais, modelos de democracia e influência dos eleitores; sistemas eleitorais e qualidade da RP.
Aula 5 - Sistemas eleitorais e representação política I
9 Dezembro 2021, 18:00 • Rita Sousa
Famílias de sistemas eleitorais e representação política.
Aula 9 - "Crise" dos Partidos Políticos I
6 Dezembro 2021, 20:30 • Rita Sousa
Crise dos partidos I: indicadores e causas da crise dos partidos
N = 13 alunos em sala; 4 alunos em zoom.
Aula 4 - Apresentações Orais Rep. Política
2 Dezembro 2021, 20:30 • Rita Sousa
Apresentação de 4 textos sobre representação política por parte de estudantes seguida de debate:
(N = 22 alunos, 21 na sala, 1 por zoom)
Texto 1:
Eulau, Heinz, & Karps, Paul D. (1977), «The Puzzle of Representation: Specifying components of Responsiveness»., Legislative Studies Quarterly, II, nº 3, pp. 233-254.
Texto 2:
Andweg, Rudy B., & Thomassen, Jacques J. A. (2005), «Modes of Political Representation: Towards a New Typology», Legislative Studies Quarterly, XXX, nº 4, pp. 507-.
(Ou, apenas para o caso de existirem alunos com dificuldades sérias em Português: Freire, André (2015), «O Futuro da democracia representativa», in Freire, André (organizador), O Futuro da Representação Política Democrática, Lisboa, Nova Vega, pp. 15-52 ( até cenários para o futuro, exclusive).
Texto 3:
Mansbridge, Jane. (1999). Should Blacks Represent Blacks and Women Represent Women? A Contingent "Yes". The
Journal of Politics, 61 (3), 628-657. DOI: 10.2307/2647821.
Texto 4:
Espírito-Santo, Ana, Freire, André, & Serra-Silva, Sofia (2018), «Does women's descriptive representation matter for policy preferences? The role of political parties», Party Politics, 1st online, DOI: 10.1177/1354068818764011
Aula 3 - Dimensão substantiva da representação política
2 Dezembro 2021, 18:00 • Rita Sousa
Desenvolvimento da dimensão substantiva da representação política. Modelo independente, mandatário e do partido responsável. Apresentação de diversas formas de medir congruência.
N= 21 + 1 aluno por zoom.