Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00533
Acrónimo :
00533
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês, Português, Italiano

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular promove conhecimento sobre a presença transversal e multifacetada das dimensões educativas, em sentido amplo, na constituição e nas dinâmicas das sociedades atuais, através da aplicação de teorias, conceitos e resultados de pesquisa nas áreas da educação não formal e informal, sociedade do conhecimento, em rede e da informação. Tem um foco na análise dos processos de transformação das sociedades contemporâneas e na crescente centralidade dos processos educativos nesta transformação, sobretudo os promovidos fora da educação formal e ao longo da vida.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, espera-se que os/as estudantes revelem ser capazes de: 1. Identificar a presença transversal e multifacetada das dimensões educativas, em sentido amplo, na constituição e nas dinâmicas das sociedades atuais. 2. Demonstrar as vertentes em que a dimensão educativa se desdobra na sociedade atual, e dos modos como ela se interliga com diversos domínios institucionais e de interação. 3. Analisar as componentes educativas das sociedades contemporâneas e dos atuais processos de modernização e desenvolvimento, em contexto de globalização. 4. Identificar e analisar criticamente iniciativas e projetos específicos de promoção de competências em contextos não formais e informais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


As aulas serão organizadas segundo os seguintes conteúdos programáticos: 1. Apresentação, planeamento de atividades e problematização inicial. 2. Sociedades contemporâneas e mudança social 3. Globalização, conhecimento e decolonialidade 4. Sociedade em rede, mundo digital e media. 5. Cultura científica nas sociedades do conhecimento. 6. Arte, cultura e formação de públicos. 7. Migrações e diversidade cultural. 8. Ambiente, risco e reflexividade. 9. Género, diversidades e mudança social. 10.Orientação dos trabalhos finais, balanço e avaliação da unidade curricular.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A unidade curricular centra-se na análise da diversificação dos processos educativos nas sociedades baseadas no conhecimento. Todos os seus conteúdos programáticos (CP) contribuem para identificar e analisar criticamente iniciativas e projetos específicos de promoção de competências em contextos não formais e informais (OA 4). Os CP 1, 2 e 3 permitem a compreensão da presença transversal e multifacetada das dimensões educativas, em sentido amplo, na constituição e nas dinâmicas das sociedades atuais (OA 1). Os CP 4, 5, 6, 7, 8 e 9 demonstram as várias vertentes em que a dimensão educativa se desdobra na sociedade atual, e dos modos como se interliga com diversos domínios institucionais e de interação (OA 2), bem como analisam as componentes educativas das sociedades contemporâneas e dos seus atuais processos de modernização e desenvolvimento (OA 3).

Avaliação / Assessment


A avaliação na unidade curricular contempla duas modalidades: avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre Foi concebida para medir a progressão dos/as estudantes através de um conjunto de atividades que incluem: a participação nas aulas; o estudo da bibliografia; a pesquisa de informação (teórica e empírica); apresentação de um trabalho de grupo, realização de um comentário crítico individual e de um ensaio individual final. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: A. Apresentação de grupo (30% - até 6 valores). Esta apresentação tem por base a análise de uma iniciativa ou projeto específico de promoção de competências em contexto não formal ou informal, escolhido pelos membros do grupo. A análise deverá ser sustentada pela bibliografia de base. Pretende promover competências de análise de processos de educação não formal e informal. B. Comentário crítico sobre uma apresentação realizada pelos colegas (20% - até 4 valores). Os/as estudantes são incentivados/as a analisar uma apresentação dos colegas, de maneira detalhada e a avaliar os pontos fortes e fracos, desenvolvendo competências de avaliação crítica, refletindo sobre o conteúdo apresentado, comparando-o com o conhecimento prévio e outras fontes, e fornecendo feedback de forma construtiva. C. Ensaio individual (50% - até 10 valores). Os/as estudantes deverão aplicar o conhecimento adquirido na análise de um projeto de educação não formal e informal. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar, sempre que se justifique a confirmação de uma classificação. Ficam aprovados os/as estudantes que tenham uma nota igual ou superior a 10 valores no somatório dos elementos de avaliação. Todos os elementos de avaliação devem ser apresentados: a não entrega de um elemento significa a exclusão do regime de avaliação ao longo do semestre. Os mecanismos de feedback são formativos, no caso dos trabalhos de grupo, e sumativos no caso do comentário crítico e do ensaio final. Avaliação por exame Em caso de opção, ou não cumprimento da avaliação ao longo do semestre, os/as estudantes podem recorrer a exame (1ª época e 2ª época), a que corresponderá a 100% da nota final, e que compreende todos os conteúdos programáticos trabalhados ao longo do semestre. O exame consiste num teste escrito com a duração de 2 horas. Os/as estudantes que a tal tenham direito legal podem ainda recorrer à época especial de avaliação. Dado o teor e metodologia da UC, os/as estudantes são encorajados a frequentá-la em regime de avaliação ao longo do semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias e práticas pedagógicas estão articuladas com o Modelo Pedagógico do Iscte, colocando o/a estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem, e considerando-o/a um/a agente ativo/a no seu processo de aprendizagem. Incentiva o desenvolvimento de competências transversais e específicas através de estratégias de aprendizagem ativas e participativas, focadas na colaboração e na integração entre conhecimento teórico e prático. As metodologias incluem aulas teórico-práticas que conciliam estratégias expositivas, demonstrativas, participativas e sobretudo ativas, que associam a exposição de teorias e conceitos fundamentais e a demonstração de processos a: • Visualização e análise de materiais audiovisuais, incluindo vídeos, documentários, gráficos e outros materiais, ilustrando conceitos teóricos com exemplos visuais, aumentando o envolvimento e a motivação. • Utilização das tecnologias disponibilizadas pelo Iscte, para a promoção de interações e partilha de conteúdos e conhecimento entre estudantes. • Análise de projetos específicos, e a identificação de condições, processos e problemas, fomentando a aplicação de teorias a contextos reais, e desenvolvendo o pensamento crítico e analítico. • Reflexão prática a partir de experiências subjetivas em processos de desenvolvimento de competências. • Realização de exercícios individuais e em grupo, focados no desenvolvimento da autonomia e incentivando a colaboração. • Discussões guiadas e brainstormings, promovendo a livre expressão de ideias, o pensamento crítico e a capacidade de argumentação, bem como um ambiente de aprendizagem colaborativo e inclusivo. • Análise e apresentação, em grupo, de um projeto de promoção de competências em contexto não formal e informal, escolhido pelos membros do grupo, prática focada na análise e transmissão colaborativa de conteúdos, desenvolvendo a aprendizagem relacional e o pensamento crítico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tendo esta unidade curricular o objetivo de compreensão do papel das dinâmicas educativas nas sociedades do conhecimento, é essencial que os/as estudantes sejam capazes de dominar os seus conceitos básicos, desenvolvendo capacidades analíticas que lhes permitam questionar modelos e práticas nesta área. As metodologias expositivas e demonstrativas ligam-se à promoção do entendimento de conceitos e teorias neste domínio. As metodologias ativas e participativas promovem o desenvolvimento de competências transversais e específicas, colocando os alunos no centro do processo de aprendizagem e incentivando uma abordagem crítica, colaborativa e prática dos conteúdos. As diversas estratégias pedagógicas abordam diretamente cada um dos objetivos propostos: • A visualização e análise de materiais audiovisuais - liga-se com o objetivo 1, facilitando a identificação e demonstração das dimensões educativas nas sociedades contemporâneas de forma visual e prática, e com o objetivo 3, contextualizando os materiais nos processos de modernização e globalização atuais. • A análise de projetos específicos, nomeadamente em grupo - contribui para o objetivo 1, de identificação e demonstração das dimensões educativas nas sociedades contemporâneas; o objetivo 4, analisando criticamente iniciativas de promoção de competências, e o modo como se inserem em contextos não formais e informais; e o objetivo 2 e 3, estudando projetos reais, entendendo como as dimensões educativas se desdobram na prática e se interligam com diversos domínios institucionais. • A reflexão prática a partir de experiências subjetivas no domínio da educação não formal e informal - facilita a concretização do objetivo 1 e 4, quer a identificação das dimensões educativas e iniciativas específicas, quer a sua análise crítica. • O desenvolvimento de exercícios individuais e em grupo - incentivam a aplicação de teorias a contextos reais, a capacidade de análise crítica e pensamento sistémico sobre as dimensões educativas (objetivos 1, 2 e 3), bem como a análise colaborativa, promovendo a troca de conhecimentos e experiências (objetivo 4). • A realização de discussões guiadas e brainstormings - promovem a livre expressão de ideias e o pensamento crítico (objetivos 1, 2 e 3), bem como a análise crítica de iniciativas neste domínio (objetivo 4).

Observações / Observations


Sugere-se a consulta do Código de Conduta Académica, conjunto de princípios gerais orientadores da ação e da conduta na comunidade Iscte, bem como o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), que define as regras gerais de avaliação. Os/as estudantes com estatuto especial devem consultar o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial disponível na página do Iscte, e contactar a docente no início do semestre. Todos os documentos estão disponíveis na página do Iscte. O uso de ferramentas de inteligência artificial, como o CHATGPT, deve ser devidamente assinalado nos trabalhos realizados, incluindo a prompt utilizada para gerar conteúdos. Esta unidade curricular contribui para os seguintes ODS: • ODS 4: “Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, ao promover a compreensão das condições e contextos de acesso ao conhecimento, nomeadamente informais, ao longo da vida. • ODS 10: “Reduzir as desigualdades no interior de países e entre países”, ao fomentar o conhecimento sobre as desigualdades de acesso ao conhecimento.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23