Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00533
Acrónimo :
00533
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


- Problematizar e analisar a presença transversal e multifacetada das dimensões educativas, em sentido amplo, na constituição e nas dinâmicas das sociedades atuais. - Debater os processos de transformação das sociedades contemporâneas e a crescente centralidade dos processos educativos. - Aprofundar o conhecimento sobre as sociedades do conhecimento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Proporcionar aos estudantes a aprendizagem de: a) Conhecimentos sobre a presença transversal e multifacetada das dimensões educativas, em sentido amplo, na constituição e nas dinâmicas das sociedades actuais; b) Conhecimentos sobre as vertentes em que a dimensão educativa se desdobra na sociedade actual, e dos modos como ela se interliga com diversos domínios institucionais e interacionais; c) Competências de análise das componentes educativas das sociedades contemporâneas e dos actuais processos de modernização e desenvolvimento, em contexto de globalização; d) Competências de colocação de questões relevantes de índole metodológica, cívica e ética, relativas à articulação entre reflexão teórica, investigação empírica e acção prática neste domínio.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


As sessões serão organizadas segundo os seguintes temas: 1. Apresentação. Planeamento de actividades. Sociedade educativa: problematização inicial 2. Sociedades contemporâneas, mudança social e educação 3. Competências em contexto de globalização e inovação 4. Sociedade em rede, mundo digital e media 5. Cultura científica nas sociedades do conhecimento 6. Arte, cultura e formação de públicos 7. Globalização, migrações e diversidade cultural 8. Ambiente, risco e reflexividade 9.Género, cidadania e poder 10.Orientação dos trabalhos finais, balanço e avaliação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A unidade curricular centra-se na análise da importância da diversificação dos processos educativos nas sociedades e economias baseadas no conhecimento e da crescente centralidade dos sistemas educativos. Os conteúdos expressam o percurso que os formandos deverão percorrer para adquirirem os conhecimentos e competências necessárias para reconhecerem a importância da interação entre a transformação dos processos de aquisição do conhecimento e competências nas sociedades contemporâneas e a suas implicações nas diversas esferas sociais, assim como o seu impacto sobre o quotidiano de sociedades e indivíduos.

Avaliação / Assessment


A concretização dos objectivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teórico-práticas, orientação tutorial e trabalho pessoal dos alunos, individual e de grupo. O trabalho pessoal dos alunos consiste num conjunto de actividades que incluem: a participação nas aulas; o estudo da bibliografia; a pesquisa de informação complementar pertinente (teórica e empírica); a realização de um trabalho escrito final. | A avaliação na unidade curricular contempla duas modalidades: avaliação periódica ou avaliação por exame final. Avaliação periódica A avaliação periódica terá como base: A. Exercício inicial de síntese de uma página de um texto científico (individual) (5% - 1 valor) B. Apresentação em grupo (30% - até 6 valores) C. Comentário crítico sobre uma apresentação realizada pelos colegas (15% - até 3 valores) D. Trabalho escrito individual (50% - até 10 valores) Ficam aprovados em avaliação periódica os/as estudantes que tenham uma nota igual ou superior a 10 valores no somatório dos elementos de avaliação. Avaliação por exame Em caso de opção, ou não cumprimento dos requisitos da avaliação periódica, os/as estudantes podem recorrer a exame final (1ª época e 2ª época), a que corresponderá a 100% da nota final. Os/as estudantes que a tal tenham direito legal podem ainda recorrer à época especial de avaliação. Dado o modo como a UC está organizada, os alunos são encorajados a frequentá-la em regime de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objectivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teórico-práticas, orientação tutorial e trabalho pessoal dos alunos, individual e de grupo. O trabalho pessoal dos alunos consiste num conjunto de actividades que incluem: a participação nas aulas; o estudo da bibliografia; a pesquisa de informação complementar pertinente (teórica e empírica); a realização de um trabalho escrito final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino têm como objetivo operacionalizar os objetivos de ensino-aprendizagem da unidade curricular devendo para isso integrar os instrumentos apropriados. Tendo esta unidade curricular como objetivo o contacto mais alargado como o debate alargado produzido nas últimas décadas sobre o papel dos sistemas educativos na sociedade do conhecimento é essencial que os alunos sejam capazes de dominar os seus conceitos básicos, desenvolvendo capacidades analíticas que lhes permitam questionar modelos e práticas nesta área. Para isso deverão empenhar-se num processo de formação que implica uma forte autonomia de pesquisa individual e participação nos processos coletivos de aprendizagem, nomeadamente através de um posicionamento crítico informado.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16