Bibliografia

Principal

  • Sebastião, João (2009), Democratização do Ensino, Desigualdades Sociais e Trajectórias Escolares, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia. Giddens, Anthony (2000), Consequências da Modernidade, Oeiras, Celta Editora (ed. orig. 1990). Costa, A. F. (2003), "Competências para a sociedade educativa: questões teóricas e resultados de investigação", em AAVV, Cruzamento de Saberes, Aprendizagens Sustentáveis, Lisboa, FCG.Costa, A. F e outros(orgs.)2007), Sociedade e Conhecimento, Lisboa, CIES-ISCTE e Celta Ed. Enguita, Mariano F.(2007), Educação e Transformação Social, Mangualde, Ed.Pedago. Almeida, A.N.e M.M.Vieira(2006),A Escola em Portugal, Ávila,P.2008), A Literacia dos Adultos, Lisboa, Celta ed.Baudelot, Ch,e R.Establet (2009),L'Élitisme Républicain.Paris. Beck, Ulrich (1999), World Risk Society, Cambridge, PP.Bourdieu, P.(1997), Razões Práticas.Oeiras, Celta Ed. Castells, Manuel (2002, 2003), A era da informação,vol.1 e 2 e 3 Lisboa, FCG. :

Secundária

  • Young, Michael (2010), "Alternative Educational Futures for a Knowledge Society", European Educational Research Journal, 9(1), pp. 1-12. Visser, John (2006) "Keeping Violence in Perspective", International Journal on Violence and School, n°1. Viegas, José Manuel Leite e António Firmino da Costa (orgs.) (1998), Portugal, que Modernidade?, Oeiras, Celta Editora. UNESCO (2005), Towards Knowledge Societies, em Touraine, Alain (1998), Iguais e Diferentes: Poderemos Viver Juntos?, Lisboa, Instituto Piaget (ed. orig. 1997). Silva, Augusto Santos (2000), Cultura e Desenvolvimento, Oeiras, Celta Editora. Sebastião, João, Mariana Gaio Alves e Joana Campos (2003) "Violência na escola: das políticas aos quotidianos" Sociologia, Problemas e Práticas, 41. Sebastião, João (1998), "Os dilemas da escolaridade", em José Manuel Leite Viegas e António Firmino da Costa (orgs), Portugal, que Modernidade?, Oeiras, Celta Editora, pp. 311-327. Ritzer, George (2000), The McDonaldization of Society, Thousand Oaks (Cal.), Pine Forge Press (ed. orig. 1993). Reich, Robert (1993), O Trabalho das Nações, Lisboa, Quetzal (ed. orig. 1991). Pinto, Manuel (2000), A Televisão no Quotidiano das Crianças, Porto, Edições Afrontamento. Pinto, José Madureira (1996), "Tópicos para uma análise da produção de saberes sobre o social", em AAVV, Dinâmicas Multiculturais, Novas Faces, Novos Olhares, vol. I, Lisboa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Perrenoud, Philippe (2001), Porquê Construir Competências a Partir da Escola?, Porto, Asa Editores. Pedroso, Paulo (1998), Formação e Desenvolvimento Rural, Oeiras, Celta Editora. OECD (2014), Education at a Glance 2014, Paris, OECD. Mythen, Gabe (2005), "Employment, individualization and insecurity: rethinking the risk society perspective", Sociological Review, 53 (1), pp.129-149. Mateus, Sandra (2013), "'As classificações classificam os classificadores?' Notas sobre os processos de categorização na construção de conhecimento sobre os descendentes de imigrantes", CIES e-Working Paper, Nº 144/2013, Lisboa, CIES-IUL, 19 p. Martins, Susana da Cruz (2012), Escola e Estudantes da Europa: Estruturas, Recursos e Políticas de Educação, Lisboa, Editora Mundos Sociais/CIES-IUL. Lahire, Bernard (2008), La Raison Scolaire. École et Pratiques d'Écriture, entre Savoir et Pouvoir, Rennes, Presses Universitaires de Rennes. Lahire, Bernard (2003), O Homem Plural. As Molas da Acção, Lisboa, Instituto Piaget. Korbin, Jill E. (2003) "Children, childhoods, and violence", Annual Review of Anthropology, 32: 431-46. (B-ON) Hoggart, Richard (1981), The Uses of Literacy, Harmondsworth, Penguin Books (ed. orig. 1957). Habermas, Jurgen (1978), L'Espace Public. Archéologie de la Publicité Comme Dimension Constitutive de la Société Bourgeoise, Paris, Payot (ed. orig. 1962). Grácio, Sérgio (1997), Dinâmicas da Escolarização e das Oportunidades Individuais, Lisboa, Educa. Gill, Tim (2007) No Fear. Growing up in a risk averse society, London, Calouste Gulbenkian Foundation http://www.gulbenkian.org.uk/media/item/1266/223/No-fear-19.12.07.pdf Gibbons, Michael e outros (1994), The New Production of Knowledge, London, Sage Publications. Frank, D., & Meyer, J. (2007), "University expansion and the knowledge society", Theory and Society, 36, pp. 287-311. Florida, Richard (2002), The Rise of the Creative Class, New York, Basic Books. Featherstone, Mike (1995), Undoing Culture: Globalization, Postmodernism and Identity, London, Sage. Elias, Norbert (2006), O Processo Civilizacional, Lisboa, Publicações Dom Quixote (ed. orig. 1939). Ekberg, Merryn (2007) "The Parameters of the Risk Society: A Review and Exploration", Current Sociology; 55; 343-366. (B-ON) Dubar, Claude (2000), La Crise des Identités. L'Interprétation d'une Mutation, Paris, Presses Universitaires de France. Costa, António Firmino da, Patrícia Ávila e Sandra Mateus (2002), Públicos da Ciência em Portugal, Lisboa, Gradiva. Costa, António Firmino da (2004), "Dos públicos da cultura aos modos de relação com a cultura: algumas questões teóricas e metodológicas para uma agenda de investigação", em AAVV, Públicos da Cultura, Lisboa, Observatório das Actividades Culturais, pp. 121-140. Costa, António Firmino da (1998), "Classificações sociais", Leituras, Revista da Biblioteca Nacional, n.º 2. Castells, Manuel (2004), A Galáxia Internet, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian Carneiro, Roberto, João Caraça e Maria Emília São Pedro (coords.) (2001), O Futuro da Educação em Portugal: Tendências e Oportunidades, Lisboa, Ministério da Educação. Cardoso, Gustavo, António Firmino da Costa, Cristina Palma Conceição, Maria do Carmo Gomes (orgs.), (2005), A sociedade em Rede em Portugal, Porto, Campo das Letras. Cardoso, Gustavo (2006), Os Media na Sociedade em Rede, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Boyer, Robert, Manuel Castells, Gosta Esping-Anderson, Robert Lindley, Luc Soete e Maria João Rodrigues (2000), Para uma Europa da Inovação e do Conhecimento. Emprego, Reformas Económicas e Coesão Social, Oeiras, Celta Editora. Bourdieu, Pierre (1979), La Distinction. Critique Sociale du Jugement, Paris, Les Éditions de Minuit. Boltanski, Luc e Ève Chiapello (1999), Le Nouvel Esprit du Capitalisme, Paris, Éditions Gallimard. Benavente, Ana, Alexandre Rosa, António Firmino da Costa e Patrícia Ávila (1996), A Literacia em Portugal. Resultados de uma Pesquisa Extensiva e Monográfica, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Beck, Ulrich, Anthony Giddens e Scott Lash (2000), Modernização Reflexiva. Política, Tradição e Estética no Mundo Moderno, Oeiras, Celta Editora (ed. orig. 1994). Baudelot, Christian, Marie Cartier e Christine Detrez (1999), Et Pourtant ils Lisent..., Paris, Éditions du Seuil. Anthias, Floya (2001), "New hybridities, old concepts: the limits of 'culture'", Ethnic and Racial Studies, 24 (4), pp. 619-641. Almeida, João Ferreira de (org.) (2004), Os Portugueses e o Ambiente. II Inquérito Nacional às Representações e Práticas dos Portugueses sobre o Ambiente, Oeiras, Celta Editora. Ahuvia, Aaron C. e Elif Izberk-Bilgin (2011) "Limits of the McDonaldization thesis: eBayization and ascendant trends in post-industrial consumer culture", Consumption Markets & Culture, 14 (4), pp. 361-384. Abrantes, Pedro (2003), Os Sentidos da Escola. Identidades Juvenis e Dinâmicas de Escolaridade, Oeiras, Celta. :