Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00533
Acrónimo :
00533
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês, Português, Italiano

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular promove conhecimento sobre a presença transversal e multifacetada das dimensões educativas, em sentido amplo, na constituição e nas dinâmicas das sociedades atuais, através da aplicação de teorias, conceitos e resultados de pesquisa nas áreas da educação não formal e informal, sociedade do conhecimento, em rede e da informação. Tem um foco na análise dos processos de transformação das sociedades contemporâneas e na crescente centralidade dos processos educativos nesta transformação, sobretudo os promovidos fora da educação formal e ao longo da vida.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, espera-se que os/as estudantes revelem ser capazes de: 1. Identificar a presença transversal e multifacetada das dimensões educativas, em sentido amplo, na constituição e nas dinâmicas das sociedades atuais. 2. Demonstrar as vertentes em que a dimensão educativa se desdobra na sociedade atual, e dos modos como ela se interliga com diversos domínios institucionais e de interação. 3. Analisar as componentes educativas das sociedades contemporâneas e dos atuais processos de modernização e desenvolvimento, em contexto de globalização. 4. Identificar e analisar criticamente iniciativas e projetos específicos de promoção de competências em contextos não formais e informais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


As aulas serão organizadas segundo os seguintes conteúdos programáticos: 1. Apresentação, planeamento de atividades e problematização inicial. 2. Sociedades contemporâneas e mudança social 3. Globalização, conhecimento e decolonialidade 4. Sociedade em rede, mundo digital e media. 5. Cultura científica nas sociedades do conhecimento. 6. Arte, cultura e formação de públicos. 7. Migrações e diversidade cultural. 8. Ambiente, risco e reflexividade. 9. Género, diversidades e mudança social. 10.Orientação dos trabalhos finais, balanço e avaliação da unidade curricular.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


A unidade curricular centra-se na análise da diversificação dos processos educativos nas sociedades baseadas no conhecimento. Todos os seus conteúdos programáticos (CP) contribuem para identificar e analisar criticamente iniciativas e projetos específicos de promoção de competências em contextos não formais e informais (OA 4). Os CP 1, 2 e 3 permitem a compreensão da presença transversal e multifacetada das dimensões educativas, em sentido amplo, na constituição e nas dinâmicas das sociedades atuais (OA 1). Os CP 4, 5, 6, 7, 8 e 9 demonstram as várias vertentes em que a dimensão educativa se desdobra na sociedade atual, e dos modos como se interliga com diversos domínios institucionais e de interação (OA 2), bem como analisam as componentes educativas das sociedades contemporâneas e dos seus atuais processos de modernização e desenvolvimento (OA 3).

Avaliação / Assessment


A avaliação na unidade curricular contempla duas modalidades: avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre Foi concebida para medir a progressão dos/as estudantes através de um conjunto de atividades que incluem: a participação nas aulas; o estudo da bibliografia; a pesquisa de informação (teórica e empírica); apresentação de um trabalho de grupo, e um ensaio individual final. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: A. Apresentação de grupo (35% - até 7 valores). Esta apresentação tem por base a análise de uma iniciativa ou projeto específico de promoção de competências em contexto não formal ou informal, escolhido pelos membros do grupo. A análise deverá ser sustentada pela bibliografia de base. Pretende promover competências de análise de processos de educação não formal e informal. B. Ensaio individual (65% - até 13 valores). Os/as estudantes deverão aplicar o conhecimento adquirido na análise de um projeto de educação não formal ou informal. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar, sempre que se justifique a confirmação de uma classificação. Ficam aprovados os/as estudantes que tenham uma nota igual ou superior a 10 valores no somatório dos elementos de avaliação. Todos os elementos de avaliação devem ser apresentados: a não entrega de um elemento significa a exclusão do regime de avaliação ao longo do semestre. Utilização de IA (Inteligência Artificial) Caso opte por utilizar ferramentas de IA, deve seguir princípios de uso ético, seguindo as políticas de integridade académica do Iscte e princípios como a transparência (divulgue sempre quando e como usa ferramentas de IA nas suas tarefas e trabalhos) e originalidade (as ferramentas de IA podem ser úteis para brainstorming, organização de ideias e refinamento de rascunhos, mas assegure-se de que o produto final reflete o seu pensamento e compreensão originais). Uma má utilização de IA pode levar à anulação do trabalho realizado. Avaliação por exame Em caso de opção, ou não cumprimento da avaliação ao longo do semestre, os/as estudantes podem recorrer a exame (1ª época e 2ª época), a que corresponderá a 100% da nota final, e que compreende todos os conteúdos programáticos trabalhados ao longo do semestre. O exame consiste num teste escrito com a duração de 2 horas. Os/as estudantes que a tal tenham direito legal podem ainda recorrer à época especial de avaliação. Dado o teor e metodologia da UC, os/as estudantes são encorajados a frequentá-la em regime de avaliação ao longo do semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias e práticas pedagógicas estão articuladas com o Modelo Pedagógico do Iscte, colocando o/a estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem, e considerando-o/a um/a agente ativo/a no seu processo de aprendizagem. Incentiva o desenvolvimento de competências transversais e específicas através de estratégias de aprendizagem ativas e participativas, focadas na colaboração e na integração entre conhecimento teórico e prático. As metodologias incluem aulas teórico-práticas que conciliam estratégias expositivas, demonstrativas, participativas e sobretudo ativas, que associam a exposição de teorias e conceitos fundamentais e a demonstração de processos a: • Visualização e análise de materiais audiovisuais, incluindo vídeos, documentários, gráficos e outros materiais, ilustrando conceitos teóricos com exemplos visuais, aumentando o envolvimento e a motivação. • Utilização das tecnologias disponibilizadas pelo Iscte, para a promoção de interações e partilha de conteúdos e conhecimento entre estudantes. • Análise de projetos específicos, e a identificação de condições, processos e problemas, fomentando a aplicação de teorias a contextos reais, e desenvolvendo o pensamento crítico e analítico. • Reflexão prática a partir de experiências subjetivas em processos de desenvolvimento de competências. • Realização de exercícios individuais e em grupo, focados no desenvolvimento da autonomia e incentivando a colaboração. • Discussões guiadas e brainstormings, promovendo a livre expressão de ideias, o pensamento crítico e a capacidade de argumentação, bem como um ambiente de aprendizagem colaborativo e inclusivo. • Análise e apresentação, em grupo, de um projeto de promoção de competências em contexto não formal ou informal, escolhido pelos membros do grupo, prática focada na análise e transmissão colaborativa de conteúdos, desenvolvendo a aprendizagem relacional e o pensamento crítico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tendo esta unidade curricular o objetivo de compreensão do papel das dinâmicas educativas nas sociedades do conhecimento, é essencial que os/as estudantes sejam capazes de dominar os seus conceitos básicos, desenvolvendo capacidades analíticas que lhes permitam questionar modelos e práticas nesta área. As metodologias expositivas e demonstrativas ligam-se à promoção do entendimento de conceitos e teorias neste domínio. As metodologias ativas e participativas promovem o desenvolvimento de competências transversais e específicas, colocando os alunos no centro do processo de aprendizagem e incentivando uma abordagem crítica, colaborativa e prática dos conteúdos. As diversas estratégias pedagógicas abordam diretamente cada um dos objetivos propostos: • A visualização e análise de materiais audiovisuais - liga-se com o objetivo 1, facilitando a identificação e demonstração das dimensões educativas nas sociedades contemporâneas de forma visual e prática, e com o objetivo 3, contextualizando os materiais nos processos de modernização e globalização atuais. • A análise de projetos específicos, nomeadamente em grupo - contribui para o objetivo 1, de identificação e demonstração das dimensões educativas nas sociedades contemporâneas; o objetivo 4, analisando criticamente iniciativas de promoção de competências, e o modo como se inserem em contextos não formais e informais; e o objetivo 2 e 3, estudando projetos reais, entendendo como as dimensões educativas se desdobram na prática e se interligam com diversos domínios institucionais. • A reflexão prática a partir de experiências subjetivas no domínio da educação não formal e informal - facilita a concretização do objetivo 1 e 4, quer a identificação das dimensões educativas e iniciativas específicas, quer a sua análise crítica. • O desenvolvimento de exercícios individuais e em grupo - incentivam a aplicação de teorias a contextos reais, a capacidade de análise crítica e pensamento sistémico sobre as dimensões educativas (objetivos 1, 2 e 3), bem como a análise colaborativa, promovendo a troca de conhecimentos e experiências (objetivo 4). • A realização de discussões guiadas e brainstormings - promovem a livre expressão de ideias e o pensamento crítico (objetivos 1, 2 e 3), bem como a análise crítica de iniciativas neste domínio (objetivo 4).

Observações / Observations


Sugere-se a consulta do Código de Conduta Académica, conjunto de princípios gerais orientadores da ação e da conduta na comunidade Iscte, bem como o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), que define as regras gerais de avaliação. Os/as estudantes com estatuto especial devem consultar o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial disponível na página do Iscte, e contactar a docente no início do semestre. Todos os documentos estão disponíveis na página do Iscte. Esta unidade curricular contribui para os seguintes ODS: • ODS 4: “Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, ao promover a compreensão das condições e contextos de acesso ao conhecimento, nomeadamente informais, ao longo da vida. • ODS 10: “Reduzir as desigualdades no interior de países e entre países”, ao fomentar o conhecimento sobre as desigualdades de acesso ao conhecimento.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-24