Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00534
Acrónimo :
00534
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Francês,Inglês,Espanhol

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


- Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular Desenho da Pesquisa tem como objetivo principal fornecer aos estudantes de nível de mestrado os instrumentos conceptuais e operativos fundamentais para o desenho de um projeto de pesquisa e/ou intervenção em ciências sociais. Tratando-se de uma unidade curricular comum a vários mestrados, está desenhada para o cumprimento de um objetivo final: apetrechar os estudantes para a elaboração de um projeto próprio.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC os estudantes deverão estar aptos a: 1) reconhecer e utilizar diferentes tipos e estratégias metodológicas, dominando os seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos, para que possam vir a fazer escolhas adequadas; 2) identificar os principais problemas do desenho da pesquisa e/ou intervenção, desde a definição do problema, à conceptualização, operacionalização, observação e redacção do projeto; 3) elaborar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A pesquisa como produtora de conhecimento para conhecer e/ou para intervir. 1.1. A pesquisa empírica como sendo teoricamente orientada. 1.2. A pesquisa como 'problem solving': diagnósticos, avaliações, intervenções. 1.3. A ética nos diferentes tipos de pesquisa. 2. Como desenhar um projeto de pesquisa e/ou intervenção. 2.1. Formulação do problema e definição de objetivos. 2.2. Conceptualização. 2.3. Operacionalização e observação. 2.4. Redação do projeto. 3. Estratégias metodológicas. 3.1. Adequação das estratégias metodológicas aos objetivos da pesquisa. 3.2. Pesquisa extensiva: grandes inquéritos, bases de dados estatísticos, etc. 3.3. Pesquisa intensiva: estudos de caso, pesquisa de terreno, observação participante, abordagem etnográfica, etc. 3.4. A investigação ação e a intervenção social. 3.5. Pesquisa comparativa: objetivos e problemas da comparação. 3.6. Os 'métodos combinados'.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os pontos 1 e 2 do programa correspondem ao objetivo de fornecer aos estudantes os instrumentos conceptuais e operativos fundamentais para o desenho de um projeto de pesquisa e/ou intervenção em ciências sociais; O ponto 3 do programa tem como objetivo abordar as principais estratégias metodológicas que podem ser mobilizadas num projeto de pesquisa e/ou intervenção.

Avaliação / Assessment


O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos, sessões seminariais de apresentação e discussão de projetos (às quais é dada prevalência), sessões tutoriais e trabalho autónomo dos estudantes. | Avaliação periódica, contemplando as seguintes componentes: a) Participação nas aulas e apresentação do projeto de pesquisa e/ou de intervenção (35%) b) Trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção (65%). Avaliação final, constituída por um trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção, complementado com uma discussão oral, caso o/a docente considere necessário (100%). A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos, sessões seminariais de apresentação e discussão de projetos (às quais é dada prevalência), sessões tutoriais e trabalho autónomo dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O reconhecimento e capacidade de utilização de diferentes tipos de estratégias metodológicas é fundamentalmente promovido por sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos e debate, sempre com recurso à ilustração empírica. A identificação concreta de problemas num ciclo de pesquisa e/ou intervenção, bem como a elaboração de uma proposta de projeto são objetivos a concretizar através de sessões práticas de apresentação dos projetos dos estudantes e de orientação tutorial.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16