Programa
Mestrado em Estudos Internacionais
Mestrado em Políticas Públicas
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais
Mestrado em Serviço Social
Mestrado em Ciência Política
Mestrado em Sociologia
Mestrado em Educação e Sociedade
Mestrado em Estudos Africanos
Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Mestrado em Gestão de Novos Media
Mestrado em Administração Escolar
Programa
1.A pesquisa como produtora de conhecimento: condições, procedimentos. a.A pesquisa empírica teoricamente orientada. b.A pesquisa social como 'problem solving': diagnósticos, avaliações. c.A ética da investigação nos diferentes tipos de pesquisa. 2.Estratégias metodológicas. a.Estratégias metodológicas e objectivos da pesquisa. b.Pesquisa extensiva: grandes inquéritos e bases de dados estatísticos. Exemplos. c.Pesquisa intensiva: estudos de caso, pesquisa de terreno, observação participante, abordagem etnográfica. Exemplos. d.A investigação acção e a intervenção social. Exemplos. e.Pesquisa comparativa: objectivos e problemas da comparação. Exemplos. f.Os 'métodos combinados'. Exemplos. 3.Como desenhar um projecto de pesquisa e/ou intervenção. a.Formulação do problema e definição de objetivos. b.Conceptualização. c.Operacionalização e observação. d.Redação do projeto.