Programa
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Mestrado em Migrações Internacionais
Mestrado em Estudos Urbanos
Mestrado em Estudos Sociais da Ciência
Programa
1.A pesquisa como produtora de conhecimento: condições, procedimentos. a.A pesquisa empírica teoricamente orientada. b.A pesquisa social como "problem solving": diagnósticos, avaliações. c.Problemas da construção do objecto. Pedidos, encomendas e retraduções. d.A ética da investigação nos diferentes tipos de pesquisa. 2.Estratégias de investigação a.Estratégias de investigação e objectivos da pesquisa. b.Pesquisa extensiva: grandes inquéritos e bases de dados estatísticos. Exemplos . c.Pesquisa intensiva: estudos de caso, pesquisa de terreno, observação participante, abordagem etnográfica. Exemplos. d.A investigação acção e a intervenção social. Exemplos . e.Pesquisa comparativa: objectivos e problemas da comparação. Exemplos. f.Os "métodos combinados". Exemplos. 3.Como desenhar um projecto de pesquisa. a.Definição do tema, questões de partida. b.Conceptualização. c.Operacionalização e Observação d.Análise de dados e resultados.