Programa

Mestrado em Arquitetura e Cultura Visual em Lisboa

Mestrado em Estudos Internacionais

Mestrado em Políticas Públicas

Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação

Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura

Mestrado em Ação Humanitária

Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais

Mestrado em Serviço Social

Mestrado em Ciência Política

Mestrado em Sociologia

Mestrado em Educação e Sociedade

Mestrado em Estudos Africanos

Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura

Mestrado em Gestão de Novos Media

Mestrado em Administração Escolar

Programa

1. A pesquisa como produtora de conhecimento para conhecer e/ou para intervir. 1.1. A pesquisa empírica como sendo teoricamente orientada. 1.2. A pesquisa como 'problem solving': diagnósticos, avaliações, intervenções. 1.3. A ética nos diferentes tipos de pesquisa. 2. Como desenhar um projeto de pesquisa e/ou intervenção. 2.1. Formulação do problema e definição de objetivos. 2.2. Conceptualização. 2.3. Operacionalização e observação. 2.4. Redação do projeto. 3. Estratégias metodológicas. 3.1. Adequação das estratégias metodológicas aos objetivos da pesquisa. 3.2. Pesquisa extensiva: grandes inquéritos, bases de dados estatísticos, etc. 3.3. Pesquisa intensiva: estudos de caso, pesquisa de terreno, observação participante, abordagem etnográfica, etc. 3.4. A investigação ação e a intervenção social. 3.5. Pesquisa comparativa: objetivos e problemas da comparação. 3.6. Os 'métodos combinados'.