Programa
Mestrado em Estudos Internacionais
Mestrado em Políticas Públicas
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais
Mestrado em Serviço Social
Mestrado em Ciência Política
Mestrado em Sociologia
Mestrado em Educação e Sociedade
Mestrado em Estudos Africanos
Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Mestrado em Gestão de Novos Media
Mestrado em Administração Escolar
Programa
1. A pesquisa como produtora de conhecimento: condições, procedimentos. 1.1. A pesquisa empírica teoricamente orientada. 1.2. A pesquisa social como 'problem solving': diagnósticos, avaliações, intervenções. 1.3. A ética da investigação nos diferentes tipos de pesquisa. 2. Estratégias metodológicas. 2.1. Estratégias metodológicas e objectivos da pesquisa. 2.2. Pesquisa extensiva: grandes inquéritos, bases de dados estatísticos, etc. 2.3. Pesquisa intensiva: estudos de caso, pesquisa de terreno, observação participante, abordagem etnográfica, etc. 2.4. A investigação acção e a intervenção social. 2.5. Pesquisa comparativa: objectivos e problemas da comparação. 2.6. Os 'métodos combinados'. 3. Como desenhar um projecto de pesquisa e/ou intervenção. 3.1. Formulação do problema e definição de objetivos. 3.2. Conceptualização. 3.3. Operacionalização e observação. 3.4. Redação do projeto.