Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00542
Acrónimo :
00542
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo primordial desta unidade curricular é discutir os principais modelos de análise da transformação das políticas públicas. Procura-se, assim, proporcionar aos alunos: (i) aquisição de conhecimentos sobre as principais teorias de análise das políticas públicas; (ii) desenvolvimento de competências que permitam analisar cientificamente a mudança das políticas públicas, designadamente identificando as variáveis que explicam quer as reformas, quer a inércia; (iii) identificar as variáveis institucionais e os actores sociais mais relevantes para compreender a mudança nas políticas;

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso a unidade curricular será capaz de: a) mobilizar para a explicação e análise das políticas públicas diferentes modelos analíticos; b) explicar padrões de mudança e configurações singulares das políticas públicas; c) articular criticamente os debates teóricos em torno da análise das políticas públicas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


- Ciência Política e Políticas Públicas (campos e abordagens) - Estado, Governo e Administração Pública: desenvolvimento histórico - Teorias do Estado: elitismo, pluralismo e marxismo - Controvérsias ideológicas acerca do papel do Estado - Dos velhos aos novos institucionalismos (sociológico, da escolha racional e histórico) - Análise de políticas públicas: modelos e casos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A metodologia adoptada ajudará os alunos a tomar contacto com as discussões quer teóricas, quer empíricas em torno da análise das políticas públicas.

Avaliação / Assessment


A avaliação final da disciplina terá por base a realização de trabalho escrito individual sobre um tema do programa, em forma de paper (num máximo de 20 páginas). O trabalho deverá basear-se na análise de uma política especifíca (que pode ser sugerida pelos alunos), através da mobilização de diversos modelos de análise, identificando algumas hipóteses e as principais variáveis analíticas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A disciplina terá 10 semanas de aulas teórico-práticas, sendo que estas assentarão na discussão de cada um dos pontos do programa. O desenvolvimento das competências de operacionalização analítica passarão pela realização de um trabalho escrito sobre temas da unidade curricular. O trabalho escrito de avaliação deve ser entregue, no máximo, 30 dias após a finalização da unidade curricular correspondente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta unidade curricular a concretização dos conteúdos programáticos ocorre ao longo de todo o programa, através da discussão do modo como diferentes modelos analíticos explicam padrões especifícos de políticas públicas.

Observações / Observations


Office-hours are on Tuesdays from 3 p.m. to 6 p.m. (AA314)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Moran, Michael, Martin Rein e Robert E. Goodin (2008) (ed), The Oxford Handbook of Public Policy. Oxford: OUP. Hill, Michael (2009), The Public Policy Process. London: Peason Longman (5th edition) Araújo, Luísa e Maria de Lurdes Rodrigues (2017), Modelos de análise de políticas públicas, in SPP 83 Paul Carney (2020), Understanding Public Policy: theories and issues, Red Globe Press Lowndes, Vivian, David Marsh e Gerry Stocker (2017), Theory and Methods in Political Science State, Red Globe Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Sabatier, Paul A. (2007) (ed.), Theories of the Policy Process. Colorado: Westview. Pierson, Paul (2004), Politics in Time: history, institutions, and social analysis. Princeton: Princeton University Press. Kingdon, John W. (1995), Agendas, Alternatives, and Public Policies. New York: Longman. Howlett, Michael, M. Ramesh e Anthony Perl (2009), Studying Public Policy: Policy Cycles and Policy Subsystems. Oxford: OUP (3rd edition) Peter Hall (1996), Political Science and the Three Institutionalisms (1996), in Political Studies

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-10