Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo primordial desta unidade curricular é discutir os principais modelos de análise da transformação das políticas públicas. Procura-se, assim, proporcionar aos alunos: (i) aquisição de conhecimentos sobre as principais teorias de análise das políticas públicas; (ii) desenvolvimento de competências que permitam analisar cientificamente a mudança das políticas públicas, designadamente identificando as variáveis que explicam quer as reformas, quer a inércia; (iii) identificar as variáveis institucionais e os actores sociais mais relevantes para compreender a mudança nas políticas;
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso a unidade curricular será capaz de: a) mobilizar para a explicação e análise das políticas públicas diferentes modelos analíticos; b) explicar padrões de mudança e configurações singulares das políticas públicas; c) articular criticamente os debates teóricos em torno da análise das políticas públicas
Conteúdos Programáticos / Syllabus
- Ciência Política e Políticas Públicas (campos e abordagens) - Estado, Governo e Administração Pública: desenvolvimento histórico - Teorias do Estado: elitismo, pluralismo e marxismo - Controvérsias ideológicas acerca do papel do Estado - Dos velhos aos novos institucionalismos (sociológico, da escolha racional e histórico) - Análise de políticas públicas: modelos e casos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A metodologia adoptada ajudará os alunos a tomar contacto com as discussões quer teóricas, quer empíricas em torno da análise das políticas públicas.
Avaliação / Assessment
A avaliação final da disciplina terá por base a realização de trabalho escrito individual sobre um tema do programa, em forma de paper (num máximo de 20 páginas). O trabalho deverá basear-se na análise de uma política especifíca (que pode ser sugerida pelos alunos), através da mobilização de diversos modelos de análise, identificando algumas hipóteses e as principais variáveis analíticas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A disciplina terá 10 semanas de aulas teórico-práticas, sendo que estas assentarão na discussão de cada um dos pontos do programa. O desenvolvimento das competências de operacionalização analítica passarão pela realização de um trabalho escrito sobre temas da unidade curricular. O trabalho escrito de avaliação deve ser entregue, no máximo, 30 dias após a finalização da unidade curricular correspondente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Nesta unidade curricular a concretização dos conteúdos programáticos ocorre ao longo de todo o programa, através da discussão do modo como diferentes modelos analíticos explicam padrões especifícos de políticas públicas.
Observações / Observations
Office-hours are on Tuesdays from 3 p.m. to 6 p.m. (AA314)
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Moran, Michael, Martin Rein e Robert E. Goodin (2008) (ed), The Oxford Handbook of Public Policy. Oxford: OUP. Hill, Michael (2009), The Public Policy Process. London: Peason Longman (5th edition) Araújo, Luísa e Maria de Lurdes Rodrigues (2017), Modelos de análise de políticas públicas, in SPP 83 Paul Carney (2020), Understanding Public Policy: theories and issues, Red Globe Press Lowndes, Vivian, David Marsh e Gerry Stocker (2017), Theory and Methods in Political Science State, Red Globe Press
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Sabatier, Paul A. (2007) (ed.), Theories of the Policy Process. Colorado: Westview. Pierson, Paul (2004), Politics in Time: history, institutions, and social analysis. Princeton: Princeton University Press. Kingdon, John W. (1995), Agendas, Alternatives, and Public Policies. New York: Longman. Howlett, Michael, M. Ramesh e Anthony Perl (2009), Studying Public Policy: Policy Cycles and Policy Subsystems. Oxford: OUP (3rd edition) Peter Hall (1996), Political Science and the Three Institutionalisms (1996), in Political Studies
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-10