Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00547
Acrónimo :
00547
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1025.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2011/2012

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo principal desta UC é preparar os alunos para o desenvolvimento de um projecto aplicado. Os alunos deverão traduzir na prática os conhecimentos teóricos e metodológicos que adquiriram durante o mestrado. A preparação, condução e escrita de um projecto permitirá aos alunos avaliarem criticamente um contexto real e concreto do universo das políticas públicas, identificando temáticas ou problemas relevantes. O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: - Traduzir um problema no universo das políticas públicas num problema de investigação; - Elaborar uma revisão de literatura, e utilizar teorias e evidência empírica para formular hipóteses; - Escolher as metodologias de análise apropriados ao problema; - Analisar resultados da intervenção; - Redigir um relatório que sistematize os resultados e que seja facilmente interpretado e utilizado pelos agentes associados às políticas públicas em questão.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Conteúdos Programáticos / Syllabus


No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e passível de ser alvo de uma intervenção, bem como um orientador. Com o orientador, os alunos deverão: - Identificar/escolher um problema do universo das políticas públicas a ser intervencionado - Formular o problema de investigação com base no problema escolhido - Identificar literatura relevante e elaborar uma revisão teórica/empírica - Formular hipóteses - Desenhar uma intervenção - Preparar materiais - Conduzir o programa - Analisar e interpretar resultados - Avaliar a eficácia do programa - Escrever um relatório Durante este processo os alunos receberão orientações relevantes para o conteúdo do projecto, como por exemplo literatura relevante para o tópico, indicações acerca do design a utilizar e apresentação do relatório final.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


-

Avaliação / Assessment


O relatório do projecto será avaliado por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que este está concluído e se encontra em condições de ser apresentado em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica. A avaliação será baseada na tradução eficaz/ineficaz de conceitos teóricos e na adequação teórica/metodológica do projecto à intervenção em políticas públicas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação do projecto feita em contacto directo com o orientador em sessões individuais ou excepcionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico do projecto seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado do seu projecto, actividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no projecto em si mesmo, em investigação aplicada relevante para os tópicos em análise e na escrita do relatório.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


-

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Smith, Catherine (2010), Writing Public Policy, New York, Oxford University Press. Moran, M, Martin Rein, e Robert Goodin (2008), The Oxford Handbook of Public Policy, Oxford, Oxford University Press. Kraft, Michael E., e Scott R. Furlong (2010), Public Policy. Politics, Analysis, and Alternatives, Washington DC, CQPress, Kingdon, John W. (2003), Agendas, Alternatives, and Public Policies, New York, Longman. ISCTE (2008), Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de Projecto de Mestrado. Dye, Thomas R. (2010), Understanding Public Policy, Boston, Longman. Dror, Yehezkel (2006), ?Training for Policy Makers? in The Oxford Handbook of Public Policy. Ed by Michael Moran, Martin Rein, Robert Goodin, Oxford University Press. Bransford, John (2010), How People Learn. Washington DC: National Academy Press. Bardach, Eugene (2009), A Practical Guide for Policy Analysis, Washington DC, CQPress.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16