Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00549
Acrónimo :
00549
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual compreender os conceitos relacionados com a teoria da organização e liderança e que no plano das práticas, sejam capazes de utilizar esses conceitos de forma adequada em contextos de administração pública e das instituições em geral.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá em contexto de administração pública: OA1. - Compreender a transformação dos domínios de atuação da liderança e da organização em rede ditados pelo novo paradigma; OA2. - Distinguir e integrar os papéis de liderança e de gestão numa organização; OA3. - Avaliar o papel da cultura e da liderança na aplicabilidade da gestão de redes em Portugal; OA4. - Assimilar a evolução das teorias da liderança.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I - Novo Paradigma: Emergência da Liderança e da Organização em Rede II - Liderança e Gestão: diferenças e complementaridades III - Liderança, Cultura e Organização em Rede em Portugal IV - Evolução da Teoria da Liderança V - Novas Abordagens da Liderança

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto I do programa OA2 - Ponto II do programa OA3 - Ponto III do programa OA4 - Ponto IV e V do programa

Avaliação / Assessment


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME) para o quatro objectivos de aprendizagem definidos: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio e leitura 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo | A avaliação periódica implica: um trabalho de grupo (40%); um teste individual (60%) Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 7,5 na componente individual ou que tenham uma taxa de presença nas aulas inferior a 80% deverão submeter-se a avaliação final (trabalho individual que conta 100% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME) para o quatro objectivos de aprendizagem definidos: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio e leitura 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem para todos os objetivos de aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio e leitura 4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Observações / Observations


Tendo em conta o Despacho 31/2020 foram feitas as seguintes alterações ao processo de avaliação, que foram comunicadas ao coordenador de ano/curso e aos estudantes: ?Avaliação periódica: Teste não presencial com consulta e nota mínima >=8 (80%) + Artigo realizado em grupo (20%) (não presencial). ?Avaliação de 1ª época e de 2ª época: Artigo individual (100%) (não presencial).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Northouse, P. G. (2019). Leadership: Theory and practice (8th ed.). Thousand Oaks: SAGE Publications. Edmondson, A. (2018). The Fearless Organization: Creating Psychological Safety in the Workplace for Learning, Innovation, and Growth. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Rodrigues, C. (2011). Governação de organizações públicas em Portugal: a emergência de modelos diferenciados. Mangualde: Edições Pedagogo. Northouse, P. G. (2013). Leadership: Theory and Practice. Thousand Oaks: Sage. Robbins, S., & Judge, T. (2013). Organizational Behavior (15th ed.). Boston: Pearson

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16