Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00550
Acrónimo :
00550
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC proporcionar-lhe-á uma compreensão avançada dos princípios fundamentais que sustentam as diferentes abordagens à governação colaborativa, fornecendo conhecimentos que podem ser aplicados no local de trabalho. Também lhe proporcionará uma compreensão abrangente de como estes princípios se relacionam com a dinâmica da prestação de serviços públicos em diferentes contextos e como podem ser aplicados eficazmente em acordos de serviços complexos e colaborativos. Através de exemplos de estudo de casos, e da interrogação de evidências, esta UC identificará também os riscos envolvidos na implementação de abordagens estratégicas e de gestão do desempenho.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A Unidade Curricular de Modernização Administrativa e Modelos de Gestão Pública pretende dotar os alunos de capacidade de apreciação crítica no que concerne às questões que hoje existem acerca das linhas de reforma em curso na Administração Pública. Desta forma, torna-se objetivo fundamental da Unidade Curricular fazer com que os estudantes aprendam a desenvolver uma reflexão e ter uma argumentação teoricamente fundamentada sobre a governação colaborativa da Administração Pública.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


T.1. A Governação Colaborativa na Administração Pública: Principais Paradigmas nos Serviços Públicos T.2. Gestão Integrada das Pessoas: Natureza, Identidade e Comportamento T.3. O Papel da liderança e da inovação através da expansão de formas de governação colaborativas: Liderança Pública Integrada T.4. A Gestão das Cidades Inteligentes: Elementos facilitadores e inibidores do sucesso dos ecossistemas em diferentes fases de evolução. T.5. Integração da Informação e Tomada de Decisão T.6. Gestão da Inovação: Digitalização, Mercado e Transformação Organizacional T.7. Formas Locais de Governança Integrada. T.8. Inteligência Artificial integrada para a Gestão Pública. T.9. Gestão do Desempenho Integrado T.10. Gestão Integrada do Controlo Interno

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos acima descritos visam dotar os alunos de conhecimentos teóricos essenciais à consecução dos objetivos da UC. Desta forma, antes mesmo de se abordarem os principais paradigmas de gestão pública, relembramos as principais teorias da administração, fundamentais para a compreensão das organizações (públicas ou privadas). Só depois entramos nas questões da gestão pública e da sua modernização dentro e fora do nosso país. Desta forma, através de uma tentativa de entrosamento entre objetivos e programa tentamos fazer com que a aprendizagem possa ser sustentada.

Avaliação / Assessment


No final da UC, deverá ser capaz de: (i) Sintetizar a gestão colaborativa com a sua base para a gestão estratégica e objetivos das políticas; (ii) Apreciar a gestão integrada em termos da sua capacidade de cumprir os objetivos; (iii) Avaliar criticamente o desempenho tanto nas consequências negativas como positivas para a gestão estratégica e o impacto organizacional; (iv) Abordar criticamente as perspetivas teóricas que sustentam a gestão pública e os objetivos estratégicos; (v) Permitir aos estudantes aplicar quadros utilizados no âmbito da gestão estratégica e de desempenho; (vi) Reconhecer e resolver os desafios enfrentados pelas organizações que desenvolvem quadros de gestão colaborativa dentro de ambientes complexos de serviço público. | O processo de avaliação de conhecimentos contempla a avaliação contínua. A avaliação dos alunos será feita através da apresentação de um dos temas da UC que constam no programa e de um trabalho escrito final, que será apresentado em sala de aula. O aluno deverá desenvolver um trabalho crítico sobre um dos artigos científicos, distribuídos pelo professor, para testar as habilidades de compreensão e pensamento crítico em relação ao tema. As aulas serão introduzidas pelo professor e, de seguida, um ou vários estudantes realizam a apresentação do tema. Os alunos podem trabalhar juntos em pequenos grupos sobre esses temas e são auxiliados pelo professor em um ambiente de trabalho colaborativo e não-competitivo. A avaliação será individual e consistirá: na apresentação de um tema nas aulas (40%), na participação do aluno (10%) e na revisão crítica de um artigo com apresentação e discussão oral (50%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No final da UC, deverá ser capaz de: (i) Sintetizar a gestão colaborativa com a sua base para a gestão estratégica e objetivos das políticas; (ii) Apreciar a gestão integrada em termos da sua capacidade de cumprir os objetivos; (iii) Avaliar criticamente o desempenho tanto nas consequências negativas como positivas para a gestão estratégica e o impacto organizacional; (iv) Abordar criticamente as perspetivas teóricas que sustentam a gestão pública e os objetivos estratégicos; (v) Permitir aos estudantes aplicar quadros utilizados no âmbito da gestão estratégica e de desempenho; (vi) Reconhecer e resolver os desafios enfrentados pelas organizações que desenvolvem quadros de gestão colaborativa dentro de ambientes complexos de serviço público.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os principais objetivos da aprendizagem são a criação nos alunos de capacidades de apreciação crítica, de argumentação, de reflexão e de pensamento divergente a partir dos modelos teóricos apresentados. Para tal, a metodologia de ensino que será posta em prática valorizará, o debate, a apresentação de dúvidas e a interação continuada com os alunos. Só assim poderemos criar espíritos informados e capazes de avaliar criticamente os modelos de gestão públicos mais recentes.

Observações / Observations


Entre as actividades desta UC, os estudantes apresentarão uma comunicação num workshop organizado por um organismo da AP e vão seguir todos os procedimentos para publicar os resultados do trabalho realizado numa revista ou livro editado por um organismo de AP.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Knies, E., P. Leisink, and R. Van de Schoot. (2020). ?People Management: Developing and Testing a Measurement Scale.? The International Journal of Human Resource Management 31 (6): pp. 705?37. Buengeler, C., H. Leroy, and K. De Stobbeleir. (2018). ?How Leaders Shape the Impact of HR?s Diversity Practices on Employee Inclusion.? Human Resource Management Review 28 (3): pp. 289?303. Ashikali, T., S. Groeneveld, and B. Kuipers. (2020). ?The Role of Inclusive Leadership in Supporting an Inclusive Climate in Diverse Public Sector Teams.? Ansell, Chris, and Jacob Torfing. (2015). ?How Does Collaborative Governance Scale?? Policy & Politics 43 (3). Andersen, L. B., B. Bjørnholt, L. L. Bro, and C. Holm-Petersen. (2018). ?Achieving High Quality through Transformational Leadership: A Qualitative Multilevel Analysis of Transformational Leadership and Perceived Professional Quality.? Public Personnel Management 47 (1).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Osborne, Stephen P. (ed.) (2010). The New Public Governance? Emerging Perspectives on the Theory and Practice of Public Governance, London: Routledge. Osborne, S. (2006). ?The new public governance?, Public Management Review, 8 (3), 377?387. Op de Beeck, S. (2017). Successful HRM Implementation in a Public Sector Setting: Why Line Managers Are the Vital Link. Leuven: KU Leuven Public Governance Institute. OECD (2019). Public Value in Public Service Transformation: Working with Change, OECD Publishing, Paris. Lucas, K. and Renn, O. (2020). ?Systemic risks: Intersections between science and society with policy implications for sustainability?, International Journal of Environmental Sciences and Natural Resources, 23 (2). Longstaff, P. H. (2005). Security, Resilience, and Communication in Unpredictable Environments Such as Terrorism, Natural Disasters, and Complex Technology. Cambridge: Program on Information Resources Policy, Center for Information Policy Research, Harvard University. Koppenjan, J. & Christopher Koliba (2013). Transformations Towards New Public Governance: Can the New Paradigm Handle Complexity?, International Review of Public Administration, 18:2, 1-8. Iborra, S. S., A. Saz-Carranza, X. Fernández-i-Marín, and A. Albareda. (2018). ?The Governance of Goal-Directed Networks and Network Tasks: An Empirical Analysis of European Regulatory Networks.? Journal of Public Administration Research and Theory 28 (2): 270?292. Hofstade, H., and J. Torfing. (2016). ?Collaborative Innovation as a Tool for Environmental, Economic and Social Sustainability in Regional Governance.? Scandinavian Journal of Public Administration, 19 (4): 49?70. Head, B.W. and Alford, J. (2015). Wicked Problems: Implications for Public Policy and Management. Administration and Society, Vol 47(6) 711-739. Falk, S., Römmele, A., Silverman, M. (eds) (2017). Digital Government. Springer: Cham. Dunleavy, P., H. Margetts, S. Bastow and J. Tinkler (2006). ?New public management is dead ? long live digital-era governance?, Journal of Public Administration Research and Theory, 16 (3), 467?494. Collins, A., M.-F. Florin and O. Renn (2020). ?COVID-19 risk governance: Drivers, responses and lessons to be learned?, Journal of Risk Research, 2.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16