Métodos de Ensino e Avaliações
No final da UC, deverá ser capaz de: (i) Sintetizar a gestão colaborativa com a sua base para a gestão estratégica e objetivos das políticas; (ii) Apreciar a gestão integrada em termos da sua capacidade de cumprir os objetivos; (iii) Avaliar criticamente o desempenho tanto nas consequências negativas como positivas para a gestão estratégica e o impacto organizacional; (iv) Abordar criticamente as perspetivas teóricas que sustentam a gestão pública e os objetivos estratégicos; (v) Permitir aos estudantes aplicar quadros utilizados no âmbito da gestão estratégica e de desempenho; (vi) Reconhecer e resolver os desafios enfrentados pelas organizações que desenvolvem quadros de gestão colaborativa dentro de ambientes complexos de serviço público. | O processo de avaliação de conhecimentos contempla a avaliação contínua. A avaliação dos alunos será feita através da apresentação de um dos temas da UC que constam no programa e de um trabalho escrito final, que será apresentado em sala de aula. O aluno deverá desenvolver um trabalho crítico sobre um dos artigos científicos, distribuídos pelo professor, para testar as habilidades de compreensão e pensamento crítico em relação ao tema. As aulas serão introduzidas pelo professor e, de seguida, um ou vários estudantes realizam a apresentação do tema. Os alunos podem trabalhar juntos em pequenos grupos sobre esses temas e são auxiliados pelo professor em um ambiente de trabalho colaborativo e não-competitivo. A avaliação será individual e consistirá: na apresentação de um tema nas aulas (40%), na participação do aluno (10%) e na revisão crítica de um artigo com apresentação e discussão oral (50%).